Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Vale a pena apostar em azulejos coloridos? - Mulher Virtuosa By Vany
lar category image
Vale a pena apostar em azulejos coloridos?
Postado dia 31 de agosto de 2020 nas tags: , , , - 162 Visualizações do post!

Os azulejos coloridos tornaram-se uma tendência de decoração nos últimos anos. Divertidos e atraentes, esses revestimentos são uma ótima alternativa para quem busca um design mais ousado.

No entanto, apesar da beleza, é preciso ter cuidado na hora da aplicação, já que o exagero pode comprometer toda a decoração do cômodo. Afinal de contas, estamos lidando com azulejos nada convencionais e, por esse motivo, saber como escolher e combinar as cores é primordial.

Além do mais, a instalação de azulejos é algo que demanda tempo, dinheiro e paciência, pois eles exigem reformas nos cômodos. E, se você não gostar do resultado, pode acabar convivendo com aquela decoração por muito tempo.

Então, vale a pena apostar em azulejos coloridos?

Para responder esta pergunta, o artigo de hoje vai mostrar algumas vantagens e desvantagens dos azulejos coloridos, além de dar algumas dicas para aplicar esses itens na sua decoração.

Ficou interessado(a)? Então, acompanhe a leitura!

Quais as vantagens dos azulejos coloridos?

Os azulejos coloridos são muito estilosos e, por esse motivo, são capazes de transformar qualquer ambiente. 

Diferentemente de uma pintura epóxi parede, os azulejos podem ser aplicados em diferentes combinações e são uma opção muito atraente para os cômodos úmidos, como cozinhas e banheiros.

No entanto, há projetos arquitetônicos e de design que empregam esses pisos, até mesmo, em paredes de quartos e salas, em uma combinação ousada e moderna.

Ou seja, dependendo da escolha do azulejo, ele pode ser usado em diferentes cômodos, indo além das paredes do banheiro, da cozinha ou para aplicação em superfícies para o fechamento de sacadas.

Abaixo, confira algumas vantagens desses pisos, que podem ser uma opção viável para todos os locais da sua casa.

Ecologicamente corretos

O azulejo é feito com material ecologicamente correto, pois sua fabricação utiliza materiais que foram descartados das construções. Além disso, ele pode ser reaproveitado posteriormente para a confecção de outros revestimentos e materiais.

Durabilidade e resistência

A durabilidade e a resistência dos azulejos são características inegáveis. Não é à toa que várias empresas de engenharia em SP usam esses revestimentos na entrega dos imóveis, principalmente na cozinha e nos banheiros.

Os azulejos são extremamente resistentes à umidade, não descolam com facilidade e ainda podem aguentar variações de temperatura.

Na cozinha, esses revestimentos são muito indicados, porque não desbotam com as gotículas de gordura e são fáceis de limpar.

Ademais, devido à sua resistência e durabilidade, os azulejos coloridos podem ser usados como pisos. Tanto que é possível encontrar empresa de piso laminado que vende o artigo.

Versatilidade

Os azulejos coloridos combinam com grande parte da decoração das casas, já que a maioria dos projetos de arquitetura usa somente uma tonalidade, combinando com paredes com uma pintura mais sóbria, como branco ou areia.

Além disso, os azulejos servem tanto para as decorações mais modernas quanto para estilos mais tradicionais. Ou seja, mesmo para imóveis mais antigos, é possível ter um design de interiores reformado e sofisticado com esses pisos.

Em alguns móveis planejados para banheiro, como banheiras, por exemplo, os azulejos coloridos já fazem parte da estrutura. Dessa forma, fica mais fácil pensar em alternativas para a decoração do cômodo.

E as desvantagens?

Mas, como dissemos anteriormente, nem tudo são flores no uso de azulejos coloridos. Há algumas desvantagens que devem ser pontuadas, para que você não faça a escolha errada na hora de decorar a sua casa.

Mistura de cores

Versáteis para qualquer tipo de estilo, os azulejos coloridos engessam um pouco a criatividade na hora de decorar o ambiente. Por exemplo, ao usar uma pastilha para banheiro de várias cores, o restante dos pisos precisa, necessariamente, ter uma tonalidade mais sóbria.

A mistura desregrada de tons irá pesar visualmente o local e prejudicar o contexto do espaço. Inclusive, dependendo das cores, o seu cômodo pode parecer menor e sufocante.

Manutenção

O azulejo é um material fácil de limpar e extremamente durável, mas o uso inadequado de produtos de limpeza pode prejudicar a vivacidade das cores e deixá-lo encardido.

Assim, a dica para a higienização correta dos azulejos é o uso de água e sabão neutro, uma vez por semana. Alguns produtos ácidos são proibidos, como:

  • Água sanitária;
  • Alvejante com cloro;
  • Desinfetantes;
  • Ácidos para pedra.

Para melhor durabilidade e brilho, recomenda-se o uso de cera nos azulejos a cada 15 dias.

Além disso, caso o azulejo quebre ou trinque, a única alternativa para o morador é realizar a troca do piso. Essa é outra dificuldade, já que pode ser difícil encontrar o mesmo material, ainda mais quando é estampado e muito antigo.

Instalação

A instalação dos azulejos coloridos é bastante complexa, pois ela demanda a retirada dos pisos, para uma nova aplicação, com uso de concreto, massa corrida, rejunte, entre outros materiais de construção.

Inclusive, é preciso fazer limpeza pós obra SP, já que a instalação do azulejo vai expelir muito pó de construção, sujando todo o local.

Por conta da reforma, muitas pessoas desistem de usar os azulejos como parte da decoração, partindo para materiais de fácil instalação, como papéis de parede ou até mesmo a pintura das superfícies.

E como usar os azulejos coloridos na decoração?

Embora a instalação dos azulejos seja bem demorada e difícil, as vantagens do material acabam compensando para muitas pessoas, ainda mais para quem procura um item de alta resistência e durabilidade.

Mas, como combinar os azulejos coloridos na decoração? Conheça algumas dicas!

Tom sobre tom

O uso de azulejos da mesma cor, mas em tonalidades diferentes, tornou-se uma tendência para quem busca sofisticação e requinte. O chamado tom sobre tom é capaz de ampliar a noção espacial dos cômodos, além de ser uma decoração moderna e criativa.

Além disso, a opção do tom sobre tom é muito válida para quem deseja trocar os azulejos de uma parte do ambiente, mas não encontrou a mesma cor do piso. Dessa forma, é possível reformar apenas uma parte do local, sem a necessidade de uma grande obra.

Formas geométricas

O uso de formas geométricas nos azulejos é uma tendência de decoração retrô, mas que ganhou novos contornos para o design moderno. Esse tipo de padrão dá um ar mais livre e divertido ao ambiente, ao mesmo tempo em que pode ser usado para ampliar a noção de espaço dos cômodos.

Uma dica é usar esses azulejos com uma mobília mais clássica. Por exemplo, para quem tem móveis planejados para cozinha em madeira, o desenho pode seguir um padrão de triângulos, pintados em verde musgo.

Rejunte colorido

Para quem gosta de inovar e ousar na decoração, mas não possui investimento suficiente para a troca de todos os azulejos, uma alternativa é apostar em tonalidades coloridas nos rejuntes. Além disso, é uma forma mais simples de decorar, sem a necessidade de grandes reformas estruturais.

Um rejunte mais escuro pode ajudar a imprimir uma sensação de sofisticação ao local. No entanto, é importante que ele combine com cores neutras do azulejo, para que o excesso de tonalidades não prejudique a decoração.

Diversidade de tamanhos e formatos

Os mais descolados podem apostar em azulejos de diferentes tamanhos e formas, além de diversificar as cores em um mesmo ambiente. A ideia é ousada e, por conta disso, demanda planejamento para melhor harmonização dos pisos.

No caso das cores, o contraste entre tonalidades neutras e vivas pode ser uma boa alternativa, enquanto no caso dos tamanhos, é possível optar por pequenas pastilhas quadradas em uma parede e outra com azulejos maiores.

Texturas

Hoje em dia, além dos azulejos coloridos também é possível encontrar revestimentos com texturas. Isso ajuda a criar um ambiente mais aconchegante e confortável, sendo uma opção para quem tem medo de ousar muito nas cores fortes.

É interessante usar os azulejos com textura em apenas uma parede, criando um ponto focal no ambiente e contribuindo para uma decoração mais sofisticada.

Conclusão

Não é de hoje que os azulejos coloridos são conhecidos no mundo da decoração. De fato, em imóveis mais antigos, eles eram a tendência nos banheiros, cozinhas, jardins e áreas externas, devido à sua extrema durabilidade e resistência.

Até hoje, muitos imóveis são entregues já com os azulejos instalados, principalmente em paredes onde passam as tubulações hidráulicas, visto que os pisos são capazes de suportar a umidade e evitar infiltrações.

Devido aos seus pontos positivos, os azulejos coloridos voltaram com tudo na decoração das casas. No entanto, é preciso levar em conta a complexidade de instalação, pois não é tão simples quanto uma pintura na parede.

Por isso, quem deseja apostar nos azulejos coloridos deve investir em um bom planejamento, para que a escolha das tonalidades, formas e tamanhos sejam assertivas e, com isso, os moradores possam ter um cômodo personalizado e harmonioso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


7


7 Respostas para "Vale a pena apostar em azulejos coloridos?"

  1. Daiane disse:

    Pra mim já não iria funcionar, eu amo mudanças de tempos em tempos, mais é uma arte esses azulejos

  2. Tahis disse:

    Olá!
    São bem diferentes e me lembra a casa de avós rsrs.. Mas, é muito bonito e da um toque especial no ambiente.

    Bj

  3. eu amo cor, mas sempre prefiro um decor mais clean, colocaria ajulejos colors só em uma parte do ambiente pra não pesar, mas amei!!

  4. Oii,
    obrigada pelas dicas!, eu não costumo gostar de azulejo colorio mas realmente dependendo da cor e intensidade pode combinar muito! igual nas fotos

  5. Azulejo é uma coisa linda né? Faz toda a diferença na decoração 🙂

  6. Quando usados com cautela, ficam super elegantes na decoração dos ambientes. Gostei do super texto explicativo.

  7. Minda disse:

    Artigo muito bem elaborado, eu acho lindo azulejos coloridos, mas não usaria em minha casa, um dos motivos é que enjoo fácil e também não teria tempo ($) para trocar toda vez que enjoasse deles … Mas num contexto geral, numa decoração bem feita eles se destacam e ficam perfeitos!



%d blogueiros gostam disto: