Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Saiba utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar - Mulher Virtuosa By Vany
lar category image
Saiba utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar
Postado dia 26 de agosto de 2020 nas tags: , , - 198 Visualizações do post!

Não é de hoje que o mix de estampas é uma solução criativa para a decoração das casas. Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para a aplicação de revestimentos nas paredes e nos móveis, essa tendência está em alta nos últimos anos e, com um pouco de planejamento, é possível ter um cômodo sofisticado e moderno.

Claro que é preciso ter alguns critérios na hora de escolher a estampa adequada. Afinal de contas, o excesso pode realmente prejudicar a decoração, tornando tudo muito exagerado e até brega. Mas, sem desespero.

O artigo de hoje traz algumas dicas de como você pode utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar e conquistar o resultado dos sonhos!

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Onde posso aplicar as estampas?

O primeiro passo é definir o local em que as estampas serão aplicadas. Dessa maneira, já é possível idealizar como ficará a decoração e evitar os exageros.

Por exemplo, se a intenção é colocar uma estampa alegre e colorida como revestimento para sofá, as paredes e outros móveis precisam de uma decoração mais sóbria, para não sobrecarregar o ambiente.

As estampas podem ser aplicadas em qualquer lugar, como em móveis, paredes, estofados, cortinas, entre outros.

Uma das tendências no design de interiores é o uso de almofadas estampadas com diversas padronagens, em estilo patchwork. Mas também é possível usar papéis de parede com diferentes ilustrações em cada cômodo da casa.

Um papel de parede tijolinho é uma ótima escolha para a sala ou para os quartos, já que ele traz um toque de simplicidade e rusticidade ao local, ao mesmo tempo em que é fácil de harmonizar com diferentes estampas.

Uma dica para equilibrar a decoração é optar por uma estampa mais chamativa em um ponto único do cômodo, enquanto o restante do local utiliza revestimentos com menos informações. Vale a pena investir em cores correspondentes e alinhadas, em um tom comum entre as padronagens.

5 combinações harmoniosas de estampas para decoração

Depois de escolher onde colocar as estampas, é o momento de decidir quais revestimentos são mais adequados para a sua decoração.

Lembre-se de imprimir personalidade, escolhendo padrões que transmitam boas sensações, mas sem perder o toque pessoal de cada morador.

Abaixo, separamos algumas dicas de combinações de estampas para decoração. Confira!

1 – Listras e floral

Essa combinação já é muito comum no mundo da moda, ainda mais porque as listras verticais são capazes de alongar a silhueta, enquanto o floral dá um charme para a composição do visual.

Na decoração, também é possível misturar essa padronagem, desde que elas sejam usadas com parcimônia e de modo equilibrado.

Uma alternativa é usar a pintura epóxi parede para criar listras em decoração de parede única, combinando alguns móveis com revestimento floral, como estofados de cadeiras, poltronas e toalhas de mesa.

As listras são capazes de oferecer maior amplitude para o ambiente, por esse motivo, elas são ótimas estampas para a sala e para os quartos, principalmente em casas menores e apartamentos.

2 – Animal print

Quem tem um espírito mais selvagem e ousado pode criar uma decoração com estampas animal print, com mistura de padrões.

Uma opção é usar almofadas de várias estampas, como oncinha, zebra, tigre em um sofá sob medida SP de tonalidade mais sóbria. Isso cria um contraste interessante, além de despertar a sensação de conforto.

A mesma ideia pode ser aplicada nos quartos, com um jogo de cama com mix de estampas animal print, enquanto as paredes possuem uma pintura neutra, em cores de tonalidade areia, por exemplo.

3 – Poá e listras

A estampa poá foi um ícone nos anos de 1950 e a padronagem ganhou notoriedade com a tendência retrô dos últimos anos. Normalmente, o revestimento em poá é associado à ideia de feminilidade e, por esse motivo, é muito usual nos quartos com decorações românticas, vintage e cottage.

Entre as opções para aplicar o poá, destacam-se:

  • Almofadas e jogos de cama;
  • Toalhas de mesa e utensílios domésticos;
  • Papel de parede nos quartos;
  • Cortinas e lustres.

A combinação de poá com listras também ganhou destaque. Inclusive, é muito usada em estratégias de cenografia para eventos, como uma maneira de deixar o ambiente com uma sensação de maior amplitude, sem perder o toque de “fofura”.

4 – Arabesco e carpete

Por si só, o arabesco já é uma estampa bastante atraente. A padronagem é bastante antiga e carrega diversos significados históricos, culturais e até mesmo religiosos, que saíram do mundo islâmico para adentrar na decoração das casas.

Por ter uma aura de sofisticação e elegância, o arabesco combina com revestimentos mais clássicos, como a madeira e o carpete em placas, imprimindo um ar de sofisticação e requinte para o cômodo.

A estampa arabesco também é muito usada por pessoas que desejam trazer uma atmosfera mais romântica, retrô ou barroca, dependendo da personalidade e estilo do morador. 

Para cômodos menores, recomenda-se o uso do arabesco rosa, amarelo, azul bebê e outros tons mais claros, que dão a ideia de amplitude e melhor iluminação. Já as casas grandes, podem criar ambientes com estampas escuras, para aumentar o requinte.

5 – Paisley e tecido rústico

O paisley é uma padronagem típica dos anos 1970, com desenhos psicodélicos inspirados nas palmeiras indianas. Normalmente, essa estampa é usada em uma combinação com tecidos finos, como a seda, aparecendo em cortinas, roupas de cama e almofadas.

Entretanto, o paisley também pode ser aplicado em uma combinação mais rústica, para remeter à ideia de natureza. Um exemplo é a aplicação da padronagem em uma parede, em conjunto com um tecido rústico para cortina.

O paisley também combina muito bem com revestimentos coloridos, como almofadas em verde esmeralda, com a padronagem impressa, ou um laranja brilhante nas colchas.

Como aplicar o mix de estampas nos cômodos?

O mix de estampas é uma boa pedida de decoração para quem deseja dar um toque especial ao ambiente e, de modo criativo, imprimir um pouco de personalidade em cada canto da casa.

Mas, como aplicar o mix de estampas de forma harmoniosa nos cômodos? A seguir, confira algumas opções.

Quarto

O papel de parede é uma das alternativas mais queridinhas do momento para decoração dos quartos. Isso porque a aplicação do revestimento dispensa grandes reformas estruturais e ele pode ser colocado diretamente na superfície, de modo simples e rápido.

Além do papel de parede, o quarto também pode receber um mix de estampas em seus acessórios, como um arranjo de cama que combine com a parede do local, almofadas e até revestimentos para os armários.

No entanto, é preciso ter atenção aos contrastes: por exemplo, caso o papel de parede tenha uma tonalidade mais escura, é interessante usar uma colcha com cores claras.

Sala

Um dos artigos que merece atenção na sala é o sofá. Aliás, na decoração com mix de estampas, normalmente é por ele que começamos a combinação, seja com o uso de almofadas, ou com colchas personalizadas.

Mas, para quem quer inovar ainda mais, uma alternativa é optar pela aplicação de revestimentos em uma parede única, para criar um design simples, porém sofisticado. Isso também ajuda a evitar os excessos.

Cozinha

A cozinha é um dos ambientes que mais permite a combinação de diferentes estampas. Não é à toa que há vários modelos de azulejos decorados e é possível fazer uma mescla de revestimentos, principalmente com os utensílios domésticos.

Para melhorar ainda mais a decoração, uma ideia é investir em toalhas estampadas com flores ou poá, que deixa o ambiente mais delicado e harmonioso.

Além disso, outra estampa que cai muito bem para a cozinha é a padronagem com desenhos de animais, como galinhas da angola, porquinhos e vaquinhas, que já são tradicionais na cultura brasileira.

Banheiro

Embora o banheiro seja, muitas vezes, negligenciado na hora da decoração, ele também pode receber um mix de estampas criativo, para deixar o ambiente mais sofisticado, modernos e harmonioso.

Um exemplo é usar estampas nas toalhas e nos tapetes. Além disso, alguns papéis de parede também podem ser aplicados no banheiro e, assim, como a sala, a decoração de uma parede única é uma maneira de evitar exageros.

Conclusão

Na decoração, tudo é planejamento. Seja em um projeto de paisagismo residencial ou na aplicação de um mix de estampas no quarto, é preciso levar em consideração a personalidade dos moradores, as características do ambiente e, é claro, ter um leque de referências para melhor combinação de revestimentos.

O mix de estampas não é só uma forma divertida de decorar a sua casa. A decoração também ajuda na valorização do imóvel e transmite sensações únicas ao local, tornando o seu lar muito mais aconchegante e sofisticado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8


8 Respostas para "Saiba utilizar mix de estampas de forma harmoniosa no seu lar"

  1. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Eu adoro um bom mix de estampas, pois quando bem aplicado, ele consegue fazer a diferença e dar um toque todo especial para o ambiente. Estou querendo usar papel de parede no meu escritório para criar um mix e gosto muito da opção de tijolinho, além de poás com listras, que também acho perfeito. Arrasou demais no post e nas dicas!

    Beijos!

  2. Renata Mendes disse:

    Adorei as dicas, eu adoro uma estampa, mas temos sempre que ter cuidado para não ficar um ambiente muito poluído e cansativo visualmente né? Amo poás, animal print e florais haha

  3. Oiii,
    Obrigada pela dica! amo estampas, embora sempre me atrapalho, não importa qual seja eu sempre me enrolo toda pra entender deixar bnt, e sim, deixa o ambiente bem mais harmonioso

  4. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa 🙂 fica uma gracinha

  5. Deisy Rodrigues disse:

    Eu adoro estampas, elas sempre traz vida aos ambientes, suas dicas pra harmonizar ajudam muito.

  6. Márcia schorn disse:

    As estampas inobrece a decoração , mais como você diz é preciso harmonizar . Adorei as dicas.

  7. Minda Silva disse:

    Realmente quando chega na hora de harmonizar estampas eu sou uma negação, por isso vou te dizer que amei esse post, me ajudou muitoQ

  8. Acho lindo, mas fico um pouco insegura na hora de combinar!



%d blogueiros gostam disto: