Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Saiba como valorizar a iluminação natural dos ambientes - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

A iluminação natural é muito importante para a saúde, bem-estar e qualidade de vida do ser humano, e desde sempre faz parte do nosso dia a dia. Além disso, é por meio dela que estabelecemos nosso conceito de tempo.

Só que com a chegada da iluminação artificial, há cerca de dois séculos, grandes janelas e espaços abertos foram substituídos aos poucos.

As lâmpadas dão mais liberdade às pessoas, contudo, elas não substituem a luz do sol e nem trazem os mesmos benefícios. Além disso, elas aquecem mais os espaços e têm um valor, ou seja, quanto mais você usa, mais você paga.

A luz natural não tem preço, é para todos. Além disso, precisa estar presente na sua casa todos os dias. Não pense que investir no melhor projeto de iluminação vai superar a presença dos raios solares, pois isso é ilusão.

A luz do sol é benéfica para a saúde, melhora nossa disposição e torna nossos dias mais produtivos. Portanto, é preciso investir em maneiras de valorizá-la e deixá-la entrar na sua casa.

Neste artigo, vamos explicar a importância da luz natural e dar algumas dicas para você trazê-la para dentro do seu lar. Confira!

A importância da luz natural

Você sabia que a luz do sol emite partículas que fazem com que o cérebro humano perceba melhor o ambiente? Portanto, além de ser financeiramente viável, é uma forma de se sentir melhor no espaço.

É exatamente por isso que os arquitetos, ao criarem um projeto, levam em conta onde o morador vai instalar um lustre plafon, principalmente, considerando também a inserção de luz natural na obra.

Isso porque o sol ajuda a economizar energia, tanto por reduzir o uso de lâmpadas quanto de ar-condicionado, visto que a luz natural não gera calor, como no caso da artificial.

O uso da energia solar, tanto por meio de painéis coletores ou quando substituímos as lâmpadas, faz parte de um estilo de vida mais ecológico, o que garante um ambiente mais natural, saudável e confortável.

O Brasil é um país com alta incidência de luz solar, por isso, tanto arquitetos quanto designers têm como missão aproveitar essa vantagem, elaborando projetos que valorizem essa iluminação.

Prova disso é que as construções modernas são feitas de modo a manipular a entrada de luz, para que ela alcance mais profundidade, mantendo sua intensidade.

Para isso, as dimensões do espaço são analisadas e alguns materiais são priorizados, como cerca de vidro, refletores e absorventes de luz. Dessa forma, a luz solar pode ser difundida de maneira equilibrada.

O vidro permite que os raios solares alcancem todo o espaço, e se a incidência for muito intensa, é possível usar vidros difusos. Contudo, mesmo que seja usado o que há de mais moderno no mercado, os usuários também precisam ter consciência.

Isso diz respeito ao uso adequado de iluminação artificial, bem como ao investimento em automação por meio de sensores. É dessa forma que conseguimos aproveitar todas as vantagens da iluminação natural, como:

  • Conforto;
  • Economia;
  • Saúde;
  • Sustentabilidade.

A luz natural torna os espaços mais confortáveis e agradáveis, visto que os ambientes fechados usam mais iluminação artificial, que poderia ser substituída, por exemplo, por toldos de vidro temperado.

Por mais moderna e eficiente que seja o projeto de luz artificial, pode ser um pouco desgastante, pois cansa a vista, causa dor de cabeça e, até mesmo, confusão mental.

Por outro lado, a iluminação natural reduz esses problemas, uma vez que cria um ambiente mais natural, leve e agradável. Com isso, o usuário se sente muito melhor.

A economia é outra vantagem e as razões são óbvias, afinal, você vai usar menos eletricidade para iluminar os cômodos.

Sem falar que o Brasil é um país que possui uma matriz energética deficiente, o que explica, por exemplo, o aumento do preço na conta de luz em períodos de seca ou com baixo índice de chuvas.

Portanto, se você quer economizar, precisa investir em soluções para aproveitar a luz solar, como sacadas de vidro, janelas maiores, decoração que favoreça esse tipo de iluminação, dentre outras.

Sua saúde também será beneficiada, visto que os raios solares ajudam o organismo a produzir vitamina D. Portanto, quanto mais incidência de luz natural houver na sua casa, melhor para a sua saúde.

Dessa forma, o corpo consegue absorver mais cálcio, produzir melatonina, cortisol e fortificar os ossos.

Por fim, sua casa se torna mais sustentável, por utilizar menos energia elétrica e lâmpadas que poluem o meio ambiente.

Agora que você já conhece a importância da iluminação natural, deve estar curioso para saber como garantir a presença dela no seu lar. Acompanhe o próximo tópico.

Dicas para valorizar a iluminação natural

O sol é um agente poderoso em nosso dia a dia, e em vista de tantos benefícios trazidos por ele, é fundamental investir em práticas que o tragam para dentro da sua casa. 

Sendo que algumas delas são:

Portas e janelas de vidro

Se você consultar uma empresa especializada em construção civil, vai descobrir o quanto ela prioriza as portas e janelas de vidro. Este material em si faz toda a diferença na iluminação natural dos ambientes.

Se você vive em apartamento e não pode interferir na estrutura da construção, pode trabalhar em pequenas mudanças, substituindo portas e janelas tradicionais pelas de vidro.

As janelas podem ser usadas, inclusive, em ambientes como cozinha e banheiro. Para preservar a privacidade, você pode optar por vidros com películas, que permitem a entrada da iluminação, sem relevar o que acontece no ambiente.

Instalar cortinas translúcidas

As cortinas são uma ótima forma de controlar a claridade, e as cortinas translúcidas permitem esse controle, ao mesmo tempo em que permitem um espaço mais iluminado.

Você pode usá-las na sala e nos quartos, permitindo a passagem do sol, valorizando a luz natural e deixando a sua decoração ainda mais bonita.

Para controlar a luminosidade em períodos mais intensos, como na parte da tarde, uma boa opção é instalar, junto a essa cortina, uma peça blackout, o que garante um cômodo mais escuro, quando você preferir.

Usar elementos vazados

Se você não quer usar vidros, as empresas de serviços de engenharia civil recomendam outra solução, que são os elementos vazados nas paredes, mais conhecidos como cobogós.

Essas peças permitem a entrada de luz no cômodo, sem perder a privacidade. Outra vantagem é que elas são ótimas para destacar ainda mais a decoração e deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes.

Usar espelhos

Os espelhos ajudam a otimizar a iluminação interna e ainda causam sensação de amplitude do ambiente, o que é ótimo para imóveis menores.

Contudo, é preciso usá-los de maneira estratégica, para que a luz do sol seja refletida. Uma boa ideia é colocá-los em frente às janelas.

Optar por cores mais claras

Essa dica é clássica e ajuda a valorizar não só a iluminação do lar, como também portas e janelas feitas por uma boa empresa de esquadrias de alumínio SP.

Na hora de pintar os cômodos, prefira tons claros que refletem os raios solares, ao invés de cores mais escuras que os absorvem.

Isso é ainda mais importante quando se trata de cômodos com índices menores de claridade, como a cozinha, que geralmente, em apartamentos, tem janelas menores.

Paredes claras, além de valorizarem a luz solar também ajudam a causar sensação de amplitude. E o melhor é que o branco não é a única opção, uma vez que você também pode usar o bege, ou outros tons mais claros.

Móveis planejados

Por fim, prefira os móveis planejados, pois além de valorizarem melhor o espaço de cada cômodo, vão respeitar todas as entradas de iluminação natural da sua casa.

Às vezes, um móvel, como o guarda-roupa, pode ser um pouco maior do que o espaço disponível, e acabar pegando uma parte da janela, por exemplo.

Isso não é bom, tanto esteticamente quanto para a entrada de luz natural. É por isso, inclusive, que segundo os serviços de avaliação imobiliária, os imóveis com ambientes planejados são mais valorizados.

Conclusão

Pegar um sol todos os dias faz parte das recomendações médicas para cuidar da saúde. Passar muito tempo em um espaço fechado, sem iluminação natural, pode desencadear alguns problemas.

Sem falar no fato de que é muito desagradável ter de permanecer em um ambiente fechado por muito tempo, debaixo de uma lâmpada.

Os espaços de entrada de luz solar, geralmente, permitem a circulação de ar, como no caso das janelas. Por isso, quando você valoriza a iluminação natural, também permite que a sua casa renove os ares todos os dias.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância da luz do sol para sua casa e sua saúde, e já sabe como garantir a presença dela no seu imóvel.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


7


7 Respostas para "Saiba como valorizar a iluminação natural dos ambientes"

  1. Ingrid disse:

    Ambiente com vidro é ótimo demais!
    Se eu pudesse toda a minha casa seria em vidro

  2. Alice Martins disse:

    Olá Vany, tudo bem?

    Acho a iluminação do ambiente realmente muito importante e aqui em casa tento valorizar bastante a iluminação natural, principalmente no meu escritório, que é onde fico mais tempo e estava faltando investir em iluminação. Ano passado investi em algumas dessas dicas do post e fez a diferença para mim. Arrasou!

    Beijos!

  3. Olá, tudo bem? Adorei as dicas. Eu sempre gostei de coisas com iluminação natural, um ambiente com janelas enormes e com essa entrada grande luz, e aqui conheci várias coisas que não sabia. Eu como agora faço uso da fotografia e seu o benefício da luz natural fiquei mais antenada hahaha
    Beijos

  4. tania m disse:

    Adoro artigos sobre decoração porque sempre aprendo mais um pouco. De fato aproveitar a luz natural se tornou indispensável . Não só por ser saudável mas também é uma questão de economia.Mesmo em ambientes menores, no caso do meu ap, procuro criar situações que permitam mais circulação de ar e claridade, a saúde e o bolso, agradecem.Bjus

  5. Joana Darc disse:

    oi!
    Que legal 😀 eu adorei as suas dicas são maravilhosa, amo essa valorização da luz natural fica lindo

  6. Andrea disse:

    Ótimas dicas, aqui sempre priorizo a iluminação natural, além de economizar na conta de energia, realmente nos deixa com uma melhor sensação de bem-estar.

  7. A luz natural é essencial, faz bem a saúde, um espaço sem luz natural fica diferente, é muito bom chegar num espaço com a luz natural, você nota logo a diferença, gostei bastante do texto com informações valiosas, bjs.



%d blogueiros gostam disto: