Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Saiba como otimizar uma cozinha americana - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Organizar a casa e garantir que cada cantinho seja montado de acordo com o conforto desejado no dia a dia é fundamental. Nesse cenário, é indispensável que se consiga otimizar a cozinha americana do imóvel, para que ela dê todo o suporte necessário.

Atualmente, é muito comum encontrar casas e apartamentos com metragens reduzidas. Seja pela limitação do espaço, ou pela facilidade na rotina, adquirir uma residência menor traz uma série de vantagens para os moradores. 

Mas mesmo em imóveis maiores, uma das características mais importantes para que se possa ter um lar aconchegante é a organização geral da casa, e uma das possibilidades inclui a construção de uma cozinha americana no projeto de engenharia e arquitetura

O conceito principal desse tipo de cômodo é o aproveitamento do espaço, uma vez que a cozinha tem proporções menores e uma ligação direta com a sala de estar, por meio de uma meia parede ou de um balcão. 

Não à toa, esse estilo tem se tornado uma tendência no mercado da construção civil e do design, oferecendo o que há de melhor para quem está em busca de um imóvel e de uma decoração prática e eficiente. 

Além disso, a cozinha americana traz elegância e funcionalidade para dentro do lar, gerando uma aparência única dentro do imóvel. 

Para a elaboração de um projeto desse modelo de cozinha é preciso levar em conta alguns fatores, como a quantidade de moradores da casa, o tempo em que se permanece no local e alguns dos itens que se deseja utilizar ali. 

Sendo assim, uma cozinha americana não se faz apenas com a derrubada de uma parede, mas sim com o planejamento de um espaço da maneira mais aproveitável possível. 

Se você tem uma cozinha americana em casa e quer garantir a otimização do local para desfrutar de um ambiente aconchegante e atrativo, não deixe de conhecer algumas dicas que vão colaborar com esse trabalho. Para isso, siga na leitura deste artigo. 

As características de uma cozinha americana

Assim como um projeto de instalações elétricas possui uma série de especificações de segurança e de construção, uma cozinha americana apresenta características que fazem parte da sua estruturação e montagem. 

Em geral, esses elementos podem ser definidos como:

  • Uma apresentação moderna e refinada;
  • Sensação de amplitude no espaço;
  • Possibilidade de interação entre os moradores;
  • Reduz a sensação de isolamento dentro do imóvel;
  • Melhor circulação de ar;
  • Auxílio na organização do ambiente.

O primeiro ponto a se valorizar em uma cozinha americana é a sua aparência moderna e refinada, justamente porque foge dos padrões comuns de construção do cômodo.

Além disso, uma vez que a separação da sala de estar para a cozinha é feita por meia parede ou por um balcão, a sensação de amplitude dentro da casa é muito maior. 

Isso possibilita até mesmo um aumento da interação entre os moradores, uma vantagem importante no meio de rotinas muito corridas. 

Ao mesmo tempo, reduz a sensação de isolamento dentro de casa, dada a dinâmica da comunicação entre quem está na cozinha, responsável pelo preparo dos alimentos, e quem está na sala de estar, realizando outra atividade. 

A ausência de uma parede sólida entre esses cômodos também facilita a circulação do ar em toda a casa, gerando um clima muito mais agradável. 

Por fim, com uma maior exposição da cozinha, é comum que se invista mais na organização do ambiente, garantindo que ela esteja sempre bem decorada e livre da sujeira do dia a dia. 

Dicas de otimização para cozinhas americanas

Entender um pouco mais sobre as características de uma cozinha americana é fundamental para saber como começar a otimizá-la, tanto na escolha dos móveis planejados para cozinha, quanto dos acessórios que ficarão expostos no local. 

Dessa maneira, é possível criar um ambiente único e bastante agradável, pontos indispensáveis dentro de um lar aconchegante e bonito. 

1. Dê preferência para móveis planejados

Uma vez que uma cozinha americana pode ter limitação de espaço, é essencial que o aproveitamento do cômodo seja o melhor possível, garantindo que a circulação seja feita com tranquilidade e segurança. 

Nesse sentido, nada mais importante do que optar pela instalação de móveis planejados, que podem ser desenvolvidos de maneira personalizada para o imóvel. 

Isso inclui desde a presença de armário de inox até pequenas bancadas e outros compartimentos para guardar utensílios e eletrodomésticos. 

Assim, todo o espaço é bem aproveitado, gerando maior conforto na cozinha americana. 

2. Aposte no uso de suportes

Para deixar a cozinha mais organizada, é necessário encontrar meios de posicionar bem os equipamentos por todo o espaço, sem deixar que ele fique com a aparência bagunçada. 

Um elemento que pode ser fundamental para isso são os suportes, que devem ser instalados nas paredes da cozinha e podem acomodar com tranquilidade uma série de itens indispensáveis para o uso no dia a dia. 

Os utensílios como talheres, panelas, porta temperos e outras peças do mesmo gênero, podem ser acomodados facilmente em suportes, o que vai gerar uma beleza especial para a cozinha, e deixá-la com um aspecto de organização bastante interessante. 

Dentro dos armários, é possível colocar também ganchos e suportes, que vão potencializar o espaço dentro dos móveis e acomodar mais itens na parte interna. 

3. Escolha bancos adequados

Se a sua cozinha americana tem um balcão ou uma bancada de inox sob medida, a ideia é que os bancos utilizados para sentar durante as refeições não ocupem o espaço do deslocamento de pessoas, deixando tudo devidamente alinhado. 

Para isso, é fundamental escolher opções que tenham uma altura adequada para serem armazenadas na parte debaixo do balcão, de modo que seja possível deixar a cozinha sempre em ordem. 

4. Opte por móveis em aço inox

Os móveis em aço inox podem ser essenciais para manter a higienização e a limpeza da cozinha americana sempre em dia. 

Sendo assim, ao conciliar a instalação da bancada com a churrasqueira pré moldada com fogão na cozinha, o preparo de refeições pode ser feito com maior tranquilidade, pois a área permite uma limpeza mais profunda com facilidade. 

Nesse sentido, optar pela compra de móveis em aço inox pode diminuir o trabalho para manter o cômodo sempre bem cuidado, evitando o acúmulo de sujeira e a dificuldade na hora de higienizar todo o local. 

5. Prefira cores mais claras

Garantir que as cores da cozinha americana sejam mais claras é uma das maneiras de potencializar a sensação de amplitude no local. 

Em geral, os tons mais escuros podem deixar o espaço com um aspecto mais fechado, o que pode ser um incômodo para quem utiliza a cozinha com maior frequência. 

 

Dessa forma, selecionar móveis com cores mais neutras, como o branco, é uma opção interessante, sendo também indicado realizar um contraste em alguns detalhes na cozinha. 

Para isso, pode-se procurar uma loja de puxadores para moveis em SP e escolher modelos que vão dar um destaque especial para os armários, construindo uma decoração diferenciada e bonita para a cozinha americana. 

6. Unifique a decoração da cozinha americana com a da sala de estar

Por fim, levando em conta que a cozinha americana se unifica com a sala de estar, é importante seguir uma linha decorativa que valorize os dois ambientes em conjunto. 

Nesse caso, é preciso pensar nos detalhes que estarão presentes em ambos os cômodos, para que eles possam se complementar e garantir a beleza da casa como um todo. 

Assim, a cor de uma mesa saarinen jantar na cozinha pode ser harmonizada com os móveis da cozinha, de maneira que exista uma unidade dentro da decoração. 

Esse cuidado pode ser aplicado a vários outros elementos desses ambientes, o que vai produzir um cenário moderno e elegante dentro do imóvel. 

Considerações finais

Decorar uma casa envolve uma série de aspectos que devem ser considerados de acordo com as características do espaço. Nesse sentido, quando há uma cozinha americana no local, é importante saber como otimizar o cômodo de forma especial. 

Para tanto, é essencial considerar o uso de móveis planejados, que vão ser acomodados de maneira personalizada no cômodo. Além disso, apostar em suportes é um meio simples e descomplicado de dar um up na decoração. 

Tomar cuidado com as proporções é outra dica valiosa, de maneira que a escolha dos bancos utilizados no balcão da cozinha pode complementar com sucesso a organização da cozinha. 

Por fim, levar em conta a aplicação de cores mais claras e unificar os detalhes da sala de estar com a cozinha é bastante indicado para potencializar a beleza da casa. 

Sendo assim, se você tem uma cozinha americana na sua residência e tinha dúvidas sobre como otimizá-la, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a certeza de que ela será montada da melhor maneira possível. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


7


7 Respostas para "Saiba como otimizar uma cozinha americana"

  1. Jacqueline disse:

    Oi,tudo bem ?

    Amei a dica e esses adesivos são lindos, além de que para dar uma harmonia na casa a dica de ligar a decoração da sala a cozinha americana é ótima. Amei o post e já quero mais.

  2. Letícia hofmann disse:

    Eu acho lindos esses projetos, devem exigir muito dos arquitetos e engenheiros. Gostei das suas dicas, quando tiver minha casinha vou aplicar tudo!!

  3. Esse post veio em ótima hora! Eu tava precisando mesmo de umas dicas! Adorei saber um pouco mais das estruturacoes da cozinha americana! Beijos

  4. Minda disse:

    Meu sonho de consumo é ter uma cozinha dessas, mas devido a falta de espaço não consegui ainda realizar, mas o sonho não morre está ali esperando uma oportunidade de se realizar …

  5. tania m disse:

    Amo essas cozinhas,apesar de que devido ao espaço não tenho como fazer aqui em casa,mas sem dúvida é uma ambiente maravilhoso com essa mesa(ilha) no meio amei,bjus.

  6. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu amo e acho lindo 🙂 seria um sonho ter uma cozinha americana…

  7. Eu particularmente gosto muito de cozinha americana, acho lindo, deixa o espaço mais amplo e agradável, você trouxe ótimas informações de como otimizar a cozinha americana, bjs.