Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Saiba como escolher tecidos para revestimento de parede - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Saiba como escolher tecidos para revestimento de parede
Postado dia 14 de fevereiro de 2021 nas tags: , - 171 Visualizações do post!

Os tecidos são também uma opção de revestimento, assim como os azulejos e papéis de parede. Trata-se de uma excelente opção para quem deseja sair do padrão e investir em algo diferente e que mude a cara do imóvel.

Contudo, esse material possui suas próprias características e peculiaridades e, certamente, muitas vantagens. Apesar de ser o revestimento menos conhecido e menos utilizado pelas pessoas, ele traz muitos benefícios.

O imóvel fica com aspecto mais sofisticado, sem falar no conforto e aconchego que as paredes revestidas em tecido garantem. E apesar de não ser tão popular no Brasil, muitas pessoas estão começando a conhecê-lo por aqui.

O tecido pode ser usado em qualquer tipo de imóvel e combina com qualquer estilo de decoração, o que facilita e beneficia ainda mais o seu uso. Mas antes de escolhê-lo, é importante conhecer um pouco mais sobre ele e compará-lo às outras opções.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as vantagens do tecido para revestimento, como pode ser aplicado, quais são as possibilidades decorativas e quais são os tecidos mais indicados para ter uma casa sofisticada. Confira!  

Conheça as vantagens do tecido para parede

Para que você possa conhecer um pouco mais esse revestimento, vamos começar falando sobre algumas de suas vantagens. A primeira delas é que o tecido ajuda a renovar a decoração com mais facilidade.

Com o passar do tempo, é natural que as pessoas queiram mudar o visual de casa, mas muitas vezes acabam desistindo por conta da bagunça que uma pintura provoca.

Então, tendo esse ponto em vista, o tecido para decoração de eventos e de casas é muito bonito e traz uma aparência viva e moderna para o lar.

A variedade também é grande e você pode encontrar diferentes tipos, cores, texturas e desenhos, além de preços variados que se ajustam às suas necessidades. Dentre as estampas mais comuns, temos:

  • Infantis;
  • Geométricas;
  • Lisas;
  • Texturizadas;
  • Entre outras.

O tecido é de fácil aplicação, um aspecto que figura entre suas principais vantagens. Você mesmo pode instalá-lo com água, cola apropriada e pincel, sem bagunça e trabalho, como no caso dos azulejos e tinta.

Se você quiser trocar, ele pode ser retirado sem problemas e sem danificar a parede. E tudo isso sempre garantindo um ambiente aconchegante, principalmente no caso dos tecidos texturizados.

Você pode refletir toda a sua personalidade no modelo que escolher, assim como no resto da decoração. Por exemplo, se você gosta de decoração clássica, pode pesquisar tecido veludo preço e encontrar a cor que mais lhe agrada.

Quem gosta de decorações mais modernas também pode encontrar revestimentos de panos coloridos, com formatos geométricos, dentre outras opções.

Também é uma opção mais barata, principalmente em comparação aos papéis de parede. Você encontra tecidos em qualquer loja especializada e paga um preço mais acessível por eles.

São vendidos em tamanhos maiores, diferentemente dos papéis de parede, o que torna sua compra e aplicação muito mais vantajosas.

As paredes com esse tipo de revestimento exigem menos manutenção, inclusive, é possível encontrar versões impermeáveis e que não acumulam poeira ou fungos.

Também existem opções mais resistentes contra arranhões, ideais para quem tem animais em casa. Esse material combina com qualquer decoração, ou seja, independentemente do estilo da sua casa, sempre haverá um tecido que combine com ela.

Você pode usar o pano para revestimento de parede em qualquer cômodo, inclusive no banheiro e na cozinha. Portanto, se quiser colocar na casa toda, pode fazer uma combinação que vai deixar o seu lar ainda mais bonito.

Os cômodos que levam os tecidos se tornam muito mais agradáveis e têm uma estética diferente e mais elegante.

Entenda como fazer a aplicação

Para colar o tecido na parede de maneira rápida e prática, você pode contratar empresas de arquitetura SP ou fazer você mesmo. Mas precisa separar os seguintes materiais:

  • Cola branca;
  • Água;
  • Estilete;
  • Espátula;
  • Bandeja de pintura;
  • Rolo de pintura;
  • Tecido.

Misture duas partes de cola branca com uma de água na bandeja que você vai usar. Use o rolo de pintura para aplicar a mistura na parede e espere até que fique com uma consistência pegajosa.

Cole o tecido de cima para baixo, alisando com a espátula e garantindo que fique bem firme. Deixe alguns centímetros do pano sobrando em cima e nas laterais. Alise bem na parte de baixo da parede para garantir a fixação.

Passe mais um pouco de cola nas extremidades e emendas e, com a ajuda do estilete, retire os excessos e o espaço do interruptor.

Você pode usar esse revestimento para cobrir uma parede de container escritório, mas é importante se atentar quanto à cor original. Paredes brancas não interferem na cor do tecido, mesmo que ele seja transparente.

Compre panos com, pelo menos, 10 centímetros a mais do tamanho que você precisa, e fique atento quanto à composição, pois o ideal é que conte com 70% de algodão para aderir bem.

Atente-se à estampa na hora de colar, principalmente para não deformar o desenho. Não tenha medo de usar mais cola, caso seja necessário. Logo que aplicado, o pano pode ficar com aparência manchada, mas logo volta a ter aspecto uniforme.

Veja quais são as possibilidades decorativas

Antes de você criar seus projetos de decoração, é preciso se atentar a alguns fatos. Os tecidos são mais recomendáveis em ambientes secos, ou seja, quartos, salas, corredores e lavabos.

Caso queira aplicar na cozinha, precisa ter cuidado. O ideal é que seu uso seja moderado, pois o tecido pode se impregnar com o cheiro dos alimentos.

Contudo, nada te impede, por exemplo, de usar uma faixa de tecido no meio de uma parede oposta ao fogão, para incrementar a aparência de azulejos lisos.

No lavabo o uso é livre, mas no banheiro, recomenda-se cautela, afinal, a umidade do chuveiro pode impactar o tecido diariamente.

Quanto aos quatros, o uso é livre. Você pode usar o pano em todo o cômodo ou em apenas uma parede, uma opção mais comum entre os adeptos. Lembre-se apenas de combinar as cores, para não carregar sua casa de informações.

Na sala, você pode usar o tecido na parede onde fica o painel da TV, e no escritório a decoração pode ficar ainda mais interessante.

Por exemplo, nas paredes opostas à janela, coloque um tecido com estampa de estante de livros. Depois, vá até uma loja de persianas e escolha um modelo que combine com as cores do pano.

Se você realmente tiver uma estante de livros, utilize tons mais sóbrios, com estampas brancas ou beges, para não escurecer muito o cômodo.

No quarto das crianças pequenas, abuse das cores e deixe o ambiente bem descontraído. O tecido, por si só, tem um aspecto mais sóbrio, mas pode ser encontrado em diferentes cores e estampas para as crianças.

Quais são os tecidos mais sofisticados?

Quem gosta de uma decoração mais sofisticada encontra nesse material tudo o que precisa para garantir a beleza que procura para seu lar.

Uma das melhores opções é o jacquard, que combina com toldo cortina e é mais resistente e durável, ao mesmo tempo em que é mais sofisticado.

Possui um alto relevo suave que deixa alguns ambientes mais requintados, como a sala. Também é um tipo de tecido ideal para compor uma decoração que contrapõe o luxo com toques mais modernos dos móveis.

O tricoline é outro tecido resistente, porém mais leve do que o jacquard. Consegue dar um efeito bonito e delicado, contudo, é preciso ter cuidado com as versões estampadas, para que não manchem por conta da cola.

Se você vai aplicar sozinho e quer evitar esse problema, garantindo a sofisticação, pode usar o Piquet, pois é leve, macio e funciona muito bem para quem deseja uma parede texturizada, idêntica às feitas por uma empresa de construção civil SP.

Agora, se você quer ambientes mais descolados e descontraídos, fugindo da sofisticação, pode encontrar tecidos para parede em jeans.

Decorações rústicas podem contar com a chita, que combina muito bem com móveis feitos de madeira de demolição. Quem prefere espaços mais refinados e aconchegantes, pode optar pela camurça, suede ou couro.

Conclusão

Os tecidos para parede são uma opção diferente, mas muito vantajosa para quem quer decorar de um jeito mais bonito e prático. São fáceis de aplicar e você mesmo pode fazer isso.

Mesmo assim, caso você se sinta inseguro, pode contar com a ajuda de profissionais especializados, ou seja, não é necessário abrir mão de uma decoração tão bonita apenas por não saber aplicar o pano como revestimento.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você fará bom uso dos tecidos para paredes, conquistando um lar muito mais bonito, aconchegante e, claro, elegante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


11


11 Respostas para "Saiba como escolher tecidos para revestimento de parede"

  1. Paloma disse:

    Apesar dos tecidos não serem muito comuns aqui no Brasil, como disse, são realmente muito bonitos e passam um ar sofisticado ao ambiente quando como revestimento. Adorei a postagem.

    Beijos,
    Paloma Viricio

  2. Susan disse:

    Oii

    Muito informativo seu post, eu estava querendo colocar tecido aqui na parede de casa e seu post foi de grande utilidade.

  3. Jacqueline disse:

    Oi,tudo bem ?

    Nossa, confesso que acho tecido como revestimento de parede muito bonito então amei o post e saber mais sobre o assunto, porque ajuda a saber qual escolher, as vantagens e sobre a aplicação.

  4. Uau! Eu não sabia que poderíamos utilizar tecidos para o revestimento das paredes mas amei saber, sem dúvidas brincar com as cores e invesrir nos tecidos certos são uma super opção para dar um up no ambiente e na decoração! Amei

  5. Cidália disse:

    Confesso que é a primeira vez que leio sobre o assunto. Pra mim é novidade revestir a parede com tecido. Enfim, fiquei curiosa para ver o resultado.

    Bjs!

  6. Minda disse:

    Achei bem interessante, é uma proposta diferente usar tecido na parede, já fiquei imaginando vários cantinhos rsrs Adorei tudo que li, obrigada por compartilhar!

  7. Maria José disse:

    Olá!Esta opção de tecido para revestimento de parede,não conhecia até o momento.
    Achei incrível,lindíssimas opções para combinar com o ambiente e deixar nossa decoração bem mais sofisticada e principalmente de fácil aplicação.
    Praticidade e elegância,adorei conhecer.Bjs

  8. Desconhecia isso de tecido para parede, bem interessante e substitui a pintura.

  9. Patrícia disse:

    Que maraa, agora não erro nas escolhas 👏🏼

  10. Ana disse:

    Ainda não tinha pensado nessa opção de decoração, mas sem dúvida que dá menos trabalho do que a tinta ou o papel de parede, que eu também acho que faz muita bagunça 😅
    Um beijinho enorme **

  11. O tecido de revestimento é uma boa opção para dá um toque especial nas paredes, gostei muito do post bastante informação, bjs.



%d blogueiros gostam disto: