Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Saiba como aplicar o design ecológico em ambientes pequenos - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Saiba como aplicar o design ecológico em ambientes pequenos
Postado dia 17 de abril de 2020 nas tags: , , - 291 Visualizações do post!

Você está buscando maneiras de implementar um design ecológico para decorar a sua casa, principalmente para otimizar os ambientes pequenos?Há uma série de possibilidades de estilos, tais como o industrial, minimalista e vintage. 

Escolher a opção que mais atende às preferências do proprietário do imóvel é fundamental para garantir que os cômodos fiquem agradáveis para os moradores.Além de ser uma decisão bastante importante para o meio ambiente, essa alternativa é fundamental para quem quer contar com uma decoração elegante e especial. 

Levando em consideração que muitos dos apartamentos hoje possuem metragens reduzidas, é preciso encontrar soluções para deixar a residência confortável, ao mesmo tempo em que se pode utilizar elementos ecológicos para isso.

Sem dúvida, contar com moveis planejados sob medida para organizar seu lar é uma ótima estratégia para acomodar melhor todos os itens que são necessários para sua casa. 

Mas também é importante buscar alternativas do design ecológico para complementar a sua decoração. 

Por isso, antes de tomar a decisão sobre quais móveis ou objetos farão parte do seu imóvel, aproveite para conhecer mais sobre o assunto. 

Este artigo traz dicas importante sobre como aplicar o design ecológico em ambientes pequenos, auxiliando no processo decorativo da sua casa. Quer saber quais são eles? Então, acompanhe o conteúdo. 

O conceito do design ecológico

A preocupação com o meio ambiente deve ser sempre uma prioridade, tanto na decoração de uma casa, quanto na fabricação de móveis para dormitórios planejados sp.

 

O design ecológico, também chamado de ecodesign, é uma maneira eficiente de trazer para o setor decorativo alguns princípios sustentáveis.

Dessa forma, a produção de um móvel ou do mobiliário inteiro que será utilizado dentro de uma casa, pode ser elaborada priorizando medidas que combatam o desperdício de matérias-primas e de elementos naturais.  

Não é à toa que muitos projetos de interiores são voltados para este tipo de solução, justamente porque ele unifica a decisão de utilizar recursos de maneira consciente, oferecendo um resultado final agradável para o cliente.

Isso envolve uma série de princípios, tais como:

  • Escolher materiais de baixo impacto ambiental;
  • Utilizar métodos de produção com menos demanda energética;
  • Investir na qualidade para diminuir o descarte de itens;
  • Reutilizar materiais para construção de móveis;
  • Garantir que superfícies danificadas possam ser substituídas.

Se ao optar por um design ecológico você escolhe itens reciclados, tal como um tipo de madeira para telhado preço, essa já é uma atitude bastante consciente.

 

Além do estilo voltado para ambientes rústicos, ao deixar exposta algumas das estruturas utilizadas na construção da casa, é possível valorizar até mesmo os elementos naturais que você optou para decoração do local.

Também é importante consultar os processos de produção do material escolhido. Quanto menos demanda energética , mais ecologicamente correto será o resultado da decoração da sua casa.

Antes de comprar móveis apenas pelo preço baixo, leve em consideração a qualidade do produto. 

Os que custam menos tendem a ter uma durabilidade reduzida, fazendo com que você precise se desfazer rapidamente do objeto e adquirir outro, impactando no meio ambiente. 

Reutilizar também é um dos aspectos importantes do design ecológico. Assim como houve um enorme empenho das pessoas em recorrer ao sistema de captação de água da chuva residencial para reuso, você é capaz de fazer o mesmo com diversos elementos. 

Outro ponto importante é escolher móveis que possam ser facilmente recuperados. Em peças inteiriças, esse tipo de reparo não é possível. Mas, caso o tampo de uma mesa precise ser trocado, você pode encomendar uma peça nova sem se desfazer do móvel.

Se você terá que desmontar um armário que estava em condições ruins, mas parte da sua estrutura pode ser reaproveitada para outros consertos no lar, é um exemplo de reutilização muito positiva para o meio ambiente.

Com isso, a produção de lixo e de entulho é reduzida, trazendo ainda mais benefícios para o planeta. 

Sabendo desses princípios importantes do ecodesign, é possível fazer as melhores escolhas para a sua casa. 

Assim, a decoração da residência pode ser feita de modo funcional, mesmo em pequenos espaços, aproveitando cada canto do imóvel para garantir mais eficiência na organização.

Aplicando o design ecológico em ambientes pequenos

Se você possui pouco espaço em casa, certamente o primeiro passo para garantir uma decoração adequada é investir em planejamento. 

Conhecer a metragem do imóvel é fundamental para começar. 

Além disso, é preciso encontrar soluções interessantes para otimizar o espaço e garantir ambientes mais funcionais para o seu lar. 

1- Contrate os serviços de um profissional

Decorar a casa sem ter conhecimentos na área, pode ser um pouco complicado. Por isso, é possível encontrar no mercado diversos profissionais capacitados para desenvolver um projeto interessante para o seu imóvel.

Além disso, com um entendimento amplo na área do ecodesign, o designer de interiores pode fazer as sugestões mais adequadas para a sua casa, levando em consideração o tamanho dos cômodos, bem como as principais tendências do momento. 

Assim como os serviços de consultoria ambiental são essenciais para que uma indústria siga as normas estabelecidas para o seu funcionamento, a decoração da sua casa feita por um designer certamente oferecerá muito mais assertividade e organização no espaço.

2 – Escolher móveis sob medida

Os móveis sob medida ganharam o mercado de maneira impressionante nos últimos tempos.

Para quem tem pouco espaço em casa, não há outra forma de cogitar uma boa decoração sem contar com um projeto planejado. 

Além disso, é possível otimizar desde espaços escondidos embaixo de uma escada, até um dormitório inteiro.

Escolher madeiras recicladas, assim como aplicar revestimentos que conservem o material, são algumas das opções que ajudam a conquistar um ecodesign eficiente para a sua casa. 

Por isso, converse com o seu designer sobre as preferências de ornamentação para a sua residência, e esteja disposto a conhecer mais sobre dicas ecológicas para adaptá-las no seu projeto.

3 – Aposte em móveis funcionais

Em vez de escolher um projeto com muitos componentes, pode ser interessante apostar em móveis funcionais, que além de deixaram mais espaço livre, contribuem para a organização mais eficiente da casa. 

Sendo assim, se antes era necessário contar com um grande número de objetos no ambiente, de modo a comportar diversos artigos do lar, hoje um armário funcional pode organizar de maneira interessante todo o volume de itens. 

Isso otimiza pequenos espaços e traz uma sensação de amplitude para os ambientes em geral. 

4 – Opte por cores neutras e permita a entrada de luz natural

Para aproveitar de maneira ideal o espaço da sua casa, é fundamental escolher móveis e outros objetos com cores mais neutras. 

Isso porque os tons mais escuros, normalmente, transmitem uma sensação de menor espaço, enquanto as cores mais claras otimizam a incidência da luz e contribuem para a diminuição do consumo de energia no lar. 

As janelas também influenciam diretamente nesse ponto. 

Em vez de escolher cortinas escuras e com tecidos mais pesados, dê preferência para panos mais leves, deixando-os abertos durante o período diurno. 

Dessa maneira, a entrada de luz natural beneficia a casa e traz maior sensação de bem-estar. 

5 – Restaure móveis antigos

Se você possui alguns móveis mais antigos com boa estrutura, e que caibam adequadamente na sua casa, pode ser interessante investir na restauração deles, de modo a reutilizá-los. 

Assim como muitas empresas de filtragem de óleo conseguem remover as impurezas para que a substância seja reutilizada, a reforma de móveis pode ser uma maneira de recuperar a aparência de um item para utilizá-lo de modo prático. 

A tendência do ecodesign valoriza esse tipo de ação, justamente porque evita o descarte de materiais que possuem um ciclo de vida longo. 

Assim, sem precisar investir em outros móveis, você terá um artigo em bom estado e ecologicamente correto.

6 – Invista em nichos e prateleiras

Para os locais com menos espaço, uma alternativa interessante e produtiva é optar pela instalação de nichos e prateleiras. 

Além de serem estruturas mais compactas para acomodar uma série de objetos, como livros ou artigos decorativos, elas ainda podem servir de inspiração para montar uma parede com plantas, por exemplo, deixando o ambiente mais natural. 

Você pode adquirir o material para fazer jardim vertical na sua casa, seja na área da varanda ou em uma parede externa da sua casa. 

É importante escolher os tipos que serão plantados, para saber a melhor localização da estrutura em seu lar. 

Afinal, algumas plantas precisam de incidência solar constante, enquanto outras devem ser conservadas na sombra. 

Assim, você poderá escolher o espaço ideal para o seu jardim vertical, otimizando o espaço e contando com um design ecológico bastante bonito. 

Escolher a decoração ideal para espaços pequenos requer cuidados e atitudes que contribuam para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que trazem conforto para o lar. 

Por isso, assim como as empresas que investem em levantamento de passivos ambientais para entender como mudar algumas práticas e evitar prejuízos para a natureza, você deve recorrer a um designer focado na decoração ecológica. 

Isso não só traz uma maior valorização para o seu imóvel, como também contribui para o meio ambiente, de maneira a oferecer uma casa aconchegante e com aspectos naturais para o benefício de toda a família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


13


13 Respostas para "Saiba como aplicar o design ecológico em ambientes pequenos"

  1. Ana Letícia disse:

    Post completo e bem explicado! Amei as dicas.

  2. Robson Morais disse:

    Ola .
    Eu tambem gosto muito de ambientes bem orgamentado e com um toque ecológico.
    Me atentei a todas as suas dicas e acrescentar as minhas.

  3. Mary Santos disse:

    Que dicas maravilhosas, eu sempre procuro essas dicas para colocar em dia o meu quarto, eu gosto de coisas simples e ao mesmo tempo modernas

  4. Paloma disse:

    Ah…amei demais!! Que artigo completo e nos traz diversas opções, na verdade agrada todos os gostos!
    Eu gosto muito de partileiras, sou apaixonada por elas. Acho que os móveis planejados ajudam muito, mas para quem já tem a casa própria… Se for ambiente alugado não rola.
    Parabéns! Ótima escrita.

    Bjus!
    Paloma Viricio

  5. Joana Darc disse:

    oi!
    Que dica maravilhosa 😀 eu adorei fica lindo, vou fazer em casa

  6. tania m disse:

    Oi adorei o artigo>Meu ap é bem pequeno e dividir o espaço, para aproveitar a luz natural é desafiador.Entretanto, a ideia de prateleiras é uma sacada, coloquei algumas em meu quarto para aproveitar as paredes e gostei bastante. ótimas dicas,bjus

  7. Nossa eu acho que plantas e flores, dão charme e leveza a qualquer ambiente, eu gostei muito das suas dicas, bem a cara da minha mames

  8. Rubia Kenes disse:

    Minha querida gostei muito das suas dicas, sou apaixonada por decoração com plantas, contribui com a natureza e deixa sua casa linda, obrigada beijinhos

  9. Que design show, essa combinação de sofisticação e uso consciente de recursos é muito bacana. Só não sei se daria muito certo pra mim, só de imaginar minha cachorra aí já vejo tudo quebrado e sujo kkkk

  10. Gente, que incrível! Nunca tinha ouvido falar em ecodesign, mas achei tão amor. Além de ser ecologicamente mais correto, ainda deixa o ambiente com um ar todo especial. Acho que eu seria muito feliz em um ambiente decorado assim, me sentiria em paz, sei lá. É a impressão que passa

  11. Boas dicas! Eu tenho um monte de plantinha por aqui, sempre que posso, compro mais!

  12. Excelente postagem, acho muito importante a preocupação com o meio ambiente, e ótimo quando podemos dar esse toque em nossa casa.

  13. Eliza disse:

    Amo seu trabalho! Sou arquiteta e amo o que faço também. Excelente matéria!!!



%d blogueiros gostam disto: