Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Quais as etapas da impermeabilização de sofás? - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Quais as etapas da impermeabilização de sofás?
Postado dia 25 de novembro de 2020 nas tags: , , , - 145 Visualizações do post!

A impermeabilização é um processo importante que protege os sofás e os mantém sempre limpos e conservados. Todo mundo quer um estofado livre de manchas e que dure por muito mais tempo.

Só que isso pode parecer impossível, principalmente para quem tem crianças e animais em casa. No entanto, impermeabilizar esse móvel é a melhor saída, uma vez que você nunca mais vai precisar se preocupar com esses problemas.

Muito se ouve a respeito da impermeabilização, mas nem todo mundo sabe o que é, como funciona e como pode ser feita. A preocupação é sempre o preço, mas a verdade é que ela custa menos do que um sofá novo.

Trocar de móvel toda vez, ou até mesmo o tecido, não compensa, fica caro e o faz perder seu charme e característica naturais. A impermeabilização cuida e faz com que o sofá dure muito mais tempo.

O melhor é que você pode contratar uma empresa para fazer isso ou fazer você mesmo. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é impermeabilização de sofá, suas vantagens e quais são suas etapas. Confira.

O que é impermeabilização de sofás?

Impermeabilização de sofá é a aplicação de um produto que fecha as suas fibras e bloqueia a passagem de líquidos para o interior do móvel.

As empresas especializadas utilizam pulverizadores que espalham o produto por toda a extensão do estofado. Trata-se de um processo seguro e rápido, feito uma única vez.

O preço varia de acordo com o tamanho do sofá, mas é sempre mais em conta do que um móvel novo, caso ele seja danificado.

A impermeabilização de estofados nem sempre é igual, pois cada empresa utiliza um produto, bem como a técnica usada também pode variar.

Quando for contratar esse serviço, é interessante averiguar qual produto é usado, preferindo sempre aqueles que são liberados pela Anvisa e que contem com selos de qualidade.

É isso que vai assegurar a impermeabilização e proteger a saúde de quem utilizará o sofá diariamente.

É importante desmistificar que a impermeabilização não altera a cor do estofado. Ela apenas cria uma camada protetora sobre o tecido, mas sem alterar sua tonalidade e suas características, por mais delicado que seja.

No entanto, essa segurança só é garantida quando o produto usado é realmente seguro e de boa procedência.

Outra coisa que não se altera nesse processo é a textura do tecido, que continua macia. Se ela mudar, com certeza é porque o produto usado é de baixa qualidade.

O tempo de aplicação varia, assim como acontece com a higienização de estofados, mas o tempo gasto é de, no máximo, duas horas.

O móvel poderá ser usado novamente após cerca de 3 horas de aplicação da impermeabilização. Este é o tempo necessário para que o produto aplicado seque por completo.

No entanto, se o dia estiver mais frio ou chuvoso, pode ser que seja necessário esperar mais tempo para poder se sentar.

É importante repetir o procedimento anualmente, para garantir que o móvel esteja realmente protegido. Com o passar dos anos e também dependendo da frequência de uso, é natural que o impermeabilizante se desgaste e precise ser reforçado.

Outro fator importante que merece destaque é o fato de que alguns produtos a base de solvente são altamente inflamáveis, o que aumenta os riscos de o sofá estar mais suscetível em casos de incêndio.

Ao procurar por empresas que façam a impermeabilização do seu móvel e também de almofadas personalizadas, verifique se elas utilizam produtos à base de água.

Caso tenha alguma dúvida, aqueles feitos com solvente são transparentes e têm cheiro mais forte; produtos feitos com água são mais leves e quase não emitem odor.

É importante questionar a empresa e buscar referências com pessoas de confiança que já contrataram esse serviço antes.

Qualquer tipo de sofá pode ser impermeabilizado, seja velho ou novo, lembrando que a eficácia desse procedimento é muito melhor em móveis novos.

Portanto, assim que você comprar aquele sofá com tecido veludo preço que estava pesquisado, providencie a impermeabilização para que ele dure muito mais tempo.

Para quem quer realizar o processo em sofás mais antigos, é essencial fazer uma boa limpeza antes, bem como higienizá-lo adequadamente.

Independentemente do tipo de tecido com que é feito, é possível fazer a impermeabilização, tais como:

  • Veludo;
  • Suede;
  • Chenille;
  • Jacquard;
  • Linho.

Depois de feito o procedimento, o sofá pode ser limpo normalmente, exceto em casos de limpezas especializadas, que podem remover o produto impermeabilizante.

Rabiscos de caneta não são evitados, mesmo assim, se acontecerem, ficam muito mais fáceis de serem removidos. Portanto, é uma boa solução para quem tem criança em casa.

Para limpar um sofá impermeabilizado, basta passar um pano umedecido, inclusive, ele libera a sujeira muito mais fácil do que aqueles que não receberam esse tratamento.

Vantagens da impermeabilização

Assim como contratar terceirização de serviços de limpeza, impermeabilizar o sofá traz muitas vantagens, como o aumento de sua durabilidade.

Pelo fato de evitar que o móvel seja penetrado por líquidos que provoquem manchas, passa muito mais tempo sendo conservado.

Também evita a proliferação de fungos e bolor, uma vez que líquido nenhum consegue penetrar no tecido.

Os animais também deixam de ser uma ameaça para o estofado, que não vai acumular pelos, marcas de patas ou absorver xixi.

Quanto à urina, é bom estar atento, pois por ser ácida pode acabar penetrando no estofado. O ideal é ensinar o pet a fazer suas necessidades em outro local.

Quem tem criança não precisa se preocupar com acidentes como sucos, água e refrigerante no estofado. E, caso isso aconteça, é muito mais fácil de limpar e o móvel fica livre de manchas.

Etapas essenciais da impermeabilização

Agora que você já conhece tudo sobre esse processo, vamos mostrar como ele é feito na prática. Lembrando que você mesmo pode fazer ou contratar uma empresa especializada que preste serviços para uma de locação de poltronas.

O primeiro passo é limpar o estofado, pois se ele estiver sujo, empoeirado ou manchado, a película protetora do impermeabilizante vai fixar a sujeira.

Para limpar o móvel adequadamente, utilize, primeiro, o aspirador de pó, depois, passe um pano úmido apenas com água para remover eventuais manchas.

Feito isso, é hora de começar o procedimento. O impermeabilizante é um produto fácil de ser encontrado, e você pode comprá-lo em supermercados, lojas de materiais de construção e, claro, na internet.

A quantidade presente em cada embalagem é de cerca de 200 ml, suficiente para impermeabilizar dois estofados de 2 e 3 lugares.

A maioria já vem em embalagem com bico pulverizador, caso esse não seja o seu caso, não se esqueça de comprá-lo.

Antes de aplicar o produto, tanto no sofá quanto no estofado de uma cadeira charles eames com braço, faça um pequeno teste para saber se ele pode passar por esse procedimento.

Aplique uma pequena quantidade do produto em uma parte do móvel e observe. Se for absorvido, o tecido pode ser impermeabilizado, mas se formar bolha, o móvel já está protegido.

Para fazer o processo, basta usar um pulverizador de compressão, para garantir que o produto seja praticamente vaporizado. Nunca use jatos ou flanelas.

É preciso atenção para garantir uma aplicação efetiva, trabalhando com o produto de maneira paralela, vertical ou horizontal, cobrindo todos os pontos do estofado uma única vez.

Em outras palavras, o processo deve ser feito sempre na mesma direção, seja no tecido do sofá ou de uma cadeira de secretária.

Retire todas as almofadas e aplique o produto uniformemente em todas as áreas, inclusive cantos e parte traseira. O tempo desse trabalho é de até duas horas, depois é só esperar secar.

Para ter certeza, consulte o frasco do produto para saber quanto tempo pode demorar. Não se esqueça de alguns são inflamáveis, o que exige muito cuidado no manuseio e na armazenagem.

Mesmo depois de impermeabilizar o seu sofá, evite derramar líquidos e mantenha a limpeza periódica.

Conclusão

O sofá é um dos móveis mais importantes em qualquer lar, é nele que recebemos visitas, assistimos nossos programas favoritos e descansamos.

É essencial cuidar bem da peça, mesmo porque, ficar trocando de sofá toda vez que ele sujar ou manchar, além de ser um gasto excessivo, não é uma atitude consciente e sustentável.

A impermeabilização consegue mantê-lo sempre em bom estado e protegido de riscos diários consequentes do uso. É uma prática segura e muito simples, que você pode fazer em casa ou contratar uma empresa especializada.

Depois de ler este artigo, você já sabe tudo o que precisa para que seu estofado fique como novo por muito mais tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


8


8 Respostas para "Quais as etapas da impermeabilização de sofás?"

  1. Ingrid disse:

    Adorei saber um pouco mais. Nao sabia disso tudo nao.

  2. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Ter a opção de impermeabilização dos sofás é algo muito importante, pois nos faz diminuir bastante os gastos com o produto, que precisa ter seu pano trocado regularmente ou até mesmo o móvel completo. Gostei das informações que você trouxe, muitas mão conhecia. Arrasou no post!

    Beijos!

  3. Dan Souza disse:

    Nunca ouvir falar dessa técnica, interessante, até porque nunca comprei sofá de tecido, só sintético fosco, pois acho que a limpeza é mais rápida e simples. Mas quem tem sofá de tecido é uma opção, desde que consoante a saúde dos utilizadores do sofá.

  4. amanda santos disse:

    adorei saber mais sobre esse assunto
    preciso fazer isso no sofa aqui de casa

  5. Eu nem sabia que isso era possível. Vou adorar fazer, no meu novo assim que eu comprar, pois no antigo nem vale mais a pena hehe

  6. Joana Darc disse:

    oi!
    Eu adorei a dica 😀 é muito importante cuidar da limpeza do sofa, vou dar uma olha nos valores…

  7. Clara Cotia disse:

    ô lá em casa…
    Bem que eu queria, mas no meu sofá nem vale a pena porque já está tão velho, acho que se eu comprar outro posso pensar nessa possibilidade. Obrigada pela dica!!!

  8. Maria Rafaela disse:

    Olha que post mais completo. Pontuou todos os pontos necessários para o esclarecimento sobre o assunto. O que foi ótimo porque até então eu sabia um total de zero informações sobre isso.
    Adorei



%d blogueiros gostam disto: