Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Paletes: 5 idéias para aplicar na sua decoração - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image sem-categoria category image
Paletes: 5 idéias para aplicar na sua decoração
Postado dia 26 de novembro de 2020 nas tags: , , , - 315 Visualizações do post!

Os paletes são velhos conhecidos das indústrias, já que eles são usados para embalar e carregar vários materiais. Não é incomum vê-los em caminhões, sendo usados para empilhar produtos, evitando que eles amassem durante o trajeto.

Mas você sabia que eles também podem ser usados como parte da decoração da sua casa? Se a resposta é não, você está no lugar certo!

O artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como aplicar os paletes na sua decoração, tendo um ambiente totalmente personalizado, agradável e criativo. Ainda não contamos o melhor: sem gastar muito.

Afinal de contas, os paletes são estruturas acessíveis e, se você souber como aproveitá-los, poderá causar um impacto muito positivo na decoração da sua casa.

Por isso, continue a leitura e descubra alguns exemplos de como usar paletes para decorar os ambientes. 

1 – Na criação de móveis

Uma das maiores utilidades dos paletes é a criança de móveis. Muito disso, deve-se ao baixo custo do material, além da própria característica modular da estrutura, que se encaixa perfeitamente com vários tipos de mobílias.

Inclusive, essa é uma tendência que virou moda nos últimos anos, principalmente para quem deseja adotar um estilo de decoração mais industrial ou rústico.

Uma ideia é montar um projeto de armários planejados para quarto todo em palete. O material é bastante resistente e pode receber um acabamento para melhorar o aspecto da madeira e a própria decoração.

Além disso, é uma alternativa criativa para quem tem um estilo mais despojado e hype, já que todo o quarto pode seguir a mesma proposta.

Outro tipo de móvel que cai bem com os paletes é o sofá. Ele pode ser usado em diferentes contextos na decoração, visto que é possível variar o estilo da peça, dependendo da cor ou estampa do estofado.

Uma ideia é usar almofadas personalizadas para integrar a beleza do sofá de palete. Você ainda pode combinar o móvel com outros artigos feitos com o mesmo material, como mesas de centro.

A grande vantagem é que esses móveis combinam com qualquer ambiente, tanto externo quanto interno. Dessa forma, fica bem mais fácil planejar a decoração de toda a casa.

2 – Cabeceiras da cama

Ter um quarto bonito não é sinônimo de investir em artigos caros. Essa ideia já caiu por terra, ainda mais com os grandes debates sobre reaproveitamento de materiais, para garantir o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais.

Nesse sentido, o palete cumpre bem essa função, já que o material é reciclável, barato e pode contribuir para uma decoração muito arrojada.

Nos quartos, os paletes podem servir para compor a cabeceira das camas, recebendo luminárias fixadas para complementar o ambiente.

Outra ideia é usar o material como base do colchão, criando uma cama diferente. Além disso, não é preciso muito para criar o móvel: basta alinhar o colchão e pronto!

Para quem deseja incrementar ainda mais, os paletes oferecem a opção de guardar alguns objetos em seus vãos livres. Daí, basta instalar algumas dobradiças para móveis e você terá gavetas embaixo do seu colchão!

3 – Poltronas suspensas

Uma das tendências do ramo de móveis é a poltrona suspensa. Esse artigo virou moda quando começou a aparecer em várias revistas, presente na casa de famosos, seja na sala ou nos jardins.

Confortáveis e divertidas, as poltronas suspensas dão um toque diferenciado ao ambiente, já que elas combinam com todo o tipo de decoração, além de oferecer uma sensação de conforto para quem deseja descansar um pouco.

Afinal de contas, as poltronas suspensas simulam a sensação gostosa das tradicionais redes, já que elas balançam um pouco e estão cheias de almofadas bem confortáveis.

Fora que não é preciso de muita coisa para ter a sua poltrona suspensa de palete. Normalmente, o móvel utiliza:

  • 1 palete de 1m x 1m;
  • 3 chapas de compensado;
  • 4 suportes de rede;
  • 4 mosquetões;
  • 8 metros de corsa elástica de rapel;
  • 18 parafusos auto atarraxante;
  • 6 futons para a base do estofado.

 

Claro que as metragens podem variar conforme o seu móvel (se você quiser ele maior ou menor). Mas basicamente, é só isso que você precisa para fazer sua poltrona suspensa.

Caso ela seja instalada em ambientes externos, também é recomendável passar um verniz para piso de madeira, como uma maneira de conferir mais durabilidade e resistência ao material, principalmente contra as intempéries.

Quanto ao estampado, você pode escolher o que mais te agrada. Há quem prefira manter o clima rústico e usar alguns tecidos mais tradicionais, como a chita. Mas isso não é uma regra. Você pode misturar os estilos, dando preferência para o estofado mais confortável.

Já que você mesmo pode fazer a sua poltrona suspensa, a liberdade criativa é só sua!

4 – Jardim vertical

Os jardins verticais, também conhecidos como garden wall (parede verde), tornaram-se a sensação dos paisagistas no Brasil e no mundo. Isso porque eles são capazes de trazer um pouco da natureza para sua casa, mesmo em imóveis pequenos.

A técnica é baseada no cultivo de plantas nas paredes, muros e outros cantos do imóvel, formando um grande painel verde. Desse modo, mesmo para quem não tem uma área externa em casa, dá para construir um lindo jardim vertical com alguns vasos.

O mais importante é garantir que as plantas tenham um suporte para fixação e, é claro, cuidar delas com todo o carinho possível.

Inclusive, a proposta do jardim vertical pode ser aplicada em vários projetos de decoração, contribuindo para o clima de sustentabilidade.

Se você tiver um container escritório, por exemplo, pode fazer um jardim vertical na parte de fora, criando um contraste entre natureza e cenário urbano.

Por serem instalados nas paredes e revestimentos verticais, os paletes são excelentes aliados das paredes verdes. Além de combinarem com toda a proposta, eles ainda oferecem um ambiente propício para o crescimento das plantas.

Fora que é bem simples de confeccionar um jardim vertical com paletes. Às vezes, só a instalação do material e a organização dos vasos já é suficiente.

Aliás, há alguns projetos que ao invés da madeira optam pelos paletes de plástico preço acessível, para melhor resistência à umidade.

Não precisa nem dizer todos os benefícios de um jardim vertical, não é mesmo? Só a presença das plantas já causa uma transformação em todo o ambiente, contribuindo para a purificação do ar e o clima de frescor.

5 – Mural criativo

Na mesma lógica dos jardins verticais, uma outra ideia criativa para o uso dos paletes é na criação de um mural criativo.

A montagem é simples: basta prender o palete na parede ou firmá-lo em algum pézinho, como forma de garantir a sustentação do material.

Daí é só decorar com fotos, imagens, gravuras, ou até mesmo recados. Você pode compor a decoração de acordo com o ambiente em que o mural está.

Na cozinha, por exemplo, uma dica é prender algumas receitas e bilhetes aos outros moradores. Já nos quartos, é possível combinar com imagens da família e amigos, pôsteres, entre outros materiais.

Você também pode decorar o mural com outros artigos, como puxadores, simulando uma porta. Para isso, é necessário ir até uma loja de puxadores para móveis em SP e encontrar os produtos que melhor combinam com o seu estilo.

Outra dica é colocar algumas luzes de natal envolta do mural. Com esses pequenos detalhes, é possível destacar a peça de decoração e ainda ter uma iluminação maravilhosa, que combina para gerar um clima agradável no ambiente.

Os murais criativos já eram muito populares em festas de casamento e outros eventos. Recentemente, eles surgiram para integrar a decoração das casas, tornando o ambiente muito mais intimista e diferenciado.

É uma ótima opção para fugir dos tradicionais quadros de fotografia e murais convencionais, que muitas vezes são monótonos e não combinam com o estilo dos moradores.

Conclusão

O que achou das opções de decoração com paletes? Você conhecia essas possibilidades de aplicação? Se você acabou de se deparar com essas curiosidades de como usar os paletes e gostou das alternativas, é só começar a decorar!

Uma coisa muito boa desse material é que ele permite abusar da criatividade. Dessa forma, você pode personalizar o móvel, o jardim vertical, o mural criativo e qualquer outra peça conforme seus gostos, fugindo daqueles móveis tradicionais das lojas.

É uma boa maneira de investir em uma decoração DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”, em tradução), gastar pouco e ter um ambiente totalmente diferenciado.

Então, o que você está esperando? Está na hora de começar a decorar sua casa com os paletes de madeira!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8


8 Respostas para "Paletes: 5 idéias para aplicar na sua decoração"

  1. Paloma disse:

    Oiee minha linda! Amo a versatilidade dos paletes. Estou querendo montar aqui um jardim suspenso, acho lindoo. Tem uma youtube que acompanho que o sofa dela é feito de paletes… Fica muito legal tambem.

    Beijos,
    Paloma Viricio

  2. Ana Letícia disse:

    O palete tem mil e uma utilidades! Desde a criação de móveis até de decoração e o melhor é que é muito barato.

  3. Ingrid disse:

    Eu adoro palete, da para fazer boas decorações, deixar o ambiente ainda mais lindo

  4. Identifica-te disse:

    tudo boas ideias e que se tornam recicláveis, por vezes temos por aqui paletes sem saber o que fazer, assim já podemos inovar mais na decoração cá de casa.

  5. Carolina disse:

    Eu tive uma cama de palete😍 era meu xodó, mas infelizmente achei uma lagartixa modando nela e joguei fora pq tenho pavor, mas a cama era linda. Adorei as dicas!!

  6. Cidália disse:

    Olá Vanny, amei as sugestões de decoração. É incrível ver as coisas legais que dá para fazer com os paletes. Meu marido tem feito muita coisa, ele vê as ideias no Youtube. Vou mostrar pra ele seu post.

  7. Eu to doida pra fazer uma decoração dessas com palete pras minhas plantinhas, mas ainda não consegui fazer nada, mas crio que ainda vou conseguir. Eu acho muito lindo!!!!


    Relíquias da Lara

  8. amanda s disse:

    adorei as propostas e ideias
    adoro essa decoração com paletes



%d blogueiros gostam disto: