Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Mezanino: Quais possibilidades de ambientes você pode criar? - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Mezanino: Quais possibilidades de ambientes você pode criar?
Postado dia 19 de fevereiro de 2021 nas tags: , , - 242 Visualizações do post!

Um mezanino é um estilo de varanda interna, que fica entre dois andares de uma casa. Normalmente, ele fica no meio destes andares ou um pouco acima, caso o imóvel possua apenas um andar.

Ele é um dos principais elementos para decoração da atualidade, sendo que as possibilidades de uso são inúmeras. Desde um ambiente decorativo, com objetos especiais, ou como uma varanda de fato, onde você pode ficar para relaxar.

Tendo isso em vista, você pode aproveitar uma reforma no seu projeto de instalações elétricas para criar a expansão da residência, apostando em um grande e lindo mezanino para ganhar espaço. 

Então, dependendo de como seu mezanino for construído, é possível até mesmo criar um quarto extra para visitas ou para um morador de sua casa. As possibilidades que um mezanino pode apresentar são transformadoras para a casa.

O lado bom de possuir um mezanino é que ele não tem uma definição específica. Acaba sendo um coringa dentro do imóvel, sendo diferente de outros cômodos como a cozinha, banheiros e quartos.

Você pode definir a utilização do ambiente conforme sua vontade e necessidade, até mesmo mudando o conceito do ambiente de tempos em tempos para conseguir aproveitar todas as suas opções.

As diversas modalidades, como o mezanino metálico, acabam tornando muito mais fácil escolher o melhor caminho para tomar com relação a esse tipo de mudança.

Uma boa ideia é harmonizar o mezanino com o restante do ambiente da sala. Assim, você acaba criando uma ampliação do espaço, conseguindo um resultado muito mais adequado para seu ambiente.

Conheça os tipos de mezanino

Existem diversos pontos de um imóvel em que é possível utilizar um mezanino. Isso também não é uma exclusividade de apartamentos e casas de dois andares. É possível criar um mezanino entre o teto e o andar térreo, em casas com alto espaçamento.

Em empresas, é comum utilizar a arquitetura corporativa para pautar os ambientes. Neste caso, já se usa o mezanino há um bom tempo.

Para cada tipo de cômodo, existem opções interessantes de utilização para um mezanino, com muitas possibilidades arquitetônicas e de utilização.

Embora seja mais comum em imóveis comerciais, muitas pessoas têm planejado a utilização de mezaninos em suas residências. Isso porque esta área é uma possibilidade moderna, e a maioria dos imóveis prefere uma abordagem mais conservadora.

Entretanto, usar o mezanino corretamente pode ser uma excelente maneira de explorar melhor seu ambiente, principalmente se o espaço for menor. As possibilidades de ampliação e criação de novos ambientes podem transformar completamente seu imóvel.

Desde as estruturas, como esquadrias de alumínio branco, devem ser pensadas na hora de planejar fazer uma mudança como esta. Então, confira quais são as diversas opções existentes no mercado:

Quartos com mezanino

Um quarto é um cômodo excelente para ter um mezanino. As possibilidades são inúmeras, desde a criação de um ambiente de escritório para trabalho ou a criação de uma área de lazer.

Caso você precise dividir o quarto com outra pessoa, o mezanino pode abrir espaço para mais privacidade para cada um dos moradores. Você pode colocar uma cama embaixo e outra no mezanino, ampliando assim a área útil do local.

Uma boa ideia para um mezanino no quarto é usá-lo como um ambiente decorativo, colocando flores e quadros para que seu ambiente fique mais leve e descontraído.

A possibilidade de uma área de leitura também é muito boa, principalmente se você possui este hábito. É possível, até mesmo, criar uma mini biblioteca. Assim, você aposta em um espaço aconchegante e confortável, ideal para passar seu tempo livre.

Lembre-se, seus projetos de decoração precisam estar bem definidos, principalmente para que seja possível identificar corretamente esse tipo de plano.

Outra opção ainda pode ser a criação de uma área de socialização, com cadeiras e puffs. Assim, você consegue fugir do ambiente mais intimista do quarto para conseguir passar um tempo confortável com suas visitas.

Ambientes deste tipo costumam ser bem divertidos e descontraídos, ideais para reuniões sociais e festas em casa. Eles tiram o ar intimista do quarto, reservando a área da cama para isto.

Por fim, você pode unir os mezaninos no quarto com outros elementos importantes do ambiente, como armários planejados para quarto.

Mezaninos na sala

Nestes casos, o mezanino costuma ser uma área simples e pequena. É ideal para criar um novo ambiente dentro de sua sala de estar, ideal para conseguir ambientes distintos dentro de um espaço reduzido.

Inclusive, esse aproveitamento de espaço é fundamental para casas menores. Assim, você pode até mesmo explorar situações diferentes em sua sala.

Uma mesa saarinen oval, por exemplo, pode ser perfeita para o andar de baixo, deixando para o mezanino um ambiente mais informal e descontraído.

Enquanto o ambiente principal pode ser ideal para uma reunião social, com sofás, cadeiras e puffs, o mezanino pode apresentar um conceito mais íntimo, com luz mais baixa e um ambiente aconchegante.

Mezanino de concreto

Os mezaninos de concreto podem ser realizados de duas formas, na obra, se você estiver construindo o imóvel do zero, ou pré-moldado. Toda a confecção desse tipo de estrutura é feita em uma fábrica, e depois levada direto para a montagem no local.

Por isso, é importante pensar em todos os elementos das partes estruturais da casa, como:

  • Vigas;
  • Pilares;
  • Lajes;
  • Tempo de cura.

Cada um destes elementos é importante para identificar as possibilidades de criar um mezanino de concreto em seu imóvel. 

Por isso, é importante pensar na relação entre o tempo necessário para o concreto concluir seu processo e o prazo de término da construção.

Mezanino de metal

O metal tem sido um grande aliado da construção de ambientes modernos com mezaninos em estruturas já construídas. Isso porque se trata de um elemento muito mais leve e maleável, permitindo uma série de estruturas diferenciadas para a construção.

Além disso, a maioria dos mezaninos de metal já chega no imóvel pronto, bastando efetuar a montagem e a finalização, que acabam levando pouco tempo para a construção. Trata-se de uma montagem extremamente simples, o que acaba facilitando todo o processo.

É possível usar a estrutura junto de outros objetos decorativos, como um armário de inox, para passar uma sensação mais moderna.

Vale levar em conta que, diferente do concreto, é preciso tomar um pouco mais de cautela na hora de mobiliar ou frequentar a área. Por ser de um material mais leve, evite excesso de peso ou de objetos no ambiente.

A estrutura de metal também tem fácil adaptação a uma estrutura pronta. Muitos imóveis tem o espaço adequado para um mezanino, mas não o possuem porque não era um elemento comum nas construções mais antigas.

Nestes casos, a estrutura metálica não só se adapta muito bem, trazendo também um elemento de modernidade para a estrutura, mas também acaba se adaptando mais à realidade da construção, evitando problemas no futuro.

Mezanino de madeira

Um dos estilos mais clássicos para mezaninos residenciais é o mezanino de madeira. Essa estrutura é versátil e também de fácil aplicação, e pode ser combinada de várias formas.

Você pode optar por usar todo o ambiente em harmonia, integrando o mezanino com o mesmo padrão estético, o que traz uma sensação especial de aconchego.

Outra opção é usar um contraste de harmonia com o resto do local. Isso permite uma modernidade especial para a casa, principalmente se você aliar metal e outros toques industriais para a estrutura.

Atenção para estes elementos

Embora possua inúmeras qualidades e elementos importantes, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes na hora de optar por fazer um mezanino em sua residência.

O primeiro ponto que deve ser avaliado é o pé-direito da casa. Esse termo identifica o tamanho do teto ao chão do imóvel. Então, para que você consiga criar um ambiente com tranquilidade, é preciso que o pé-direito seja pelo menos duplo.

Também é preciso pensar na estrutura de um imóvel, uma vez que ao instalar um ambiente como um mezanino, você está alterando elementos básicos que podem ter sido criados especificamente para a manutenção do local.

A segurança é um elemento importante, principalmente quando você vai colocar uma opção que não transpareça tanta segurança com relação a peso e sustentação.

Outro elemento importante na hora de pensar em como estruturar seu mezanino é a privacidade. Muitas pessoas preferem usar o mezanino de suas casas como um espaço mais íntimo, como um closet ou escritório.

É preciso pensar nas funcionalidades que você usará no mezanino, principalmente para conseguir bons resultados na sua construção.

Hoje em dia, com o aumento de pessoas trabalhando em casa, a ideia de montar uma estrutura de home office em seu mezanino pode ser ideal. 

Assim, você conseguirá a tranquilidade e a ambientação adequada para o trabalho, sem perder em charme e modernidade.

Considerações finais

Um mezanino pode ser uma excelente adição para uma estrutura imobiliária, desde que todos os cuidados com relação a sua estrutura sejam tomados. 

Assim, é possível criar novos ambientes e ampliar ainda mais seu imóvel, aproveitando esses espaços.

Com um mezanino, você acaba ganhando mais área útil em seu imóvel, o que torna fundamental esse tipo de estrutura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


12


12 Respostas para "Mezanino: Quais possibilidades de ambientes você pode criar?"

  1. Lenny disse:

    A mesa saarinen oval, é linda, eu queria agora está em um Chalé na montanha,em um ambiente decorativo, com a varanda do mezanino em corredor, ajuda a relaxar.

  2. Alice Martins disse:

    Olá Vany, tudo bem?

    Sabia muito pouco a respeito de mezaninos e já achei seu post muito completo, com informações bem úteis. Jamais tinha pensado em colocar um mezanino aqui em casa, mas já vou estudar a possibilidade. Ótimo post!

    Beijos!

  3. Simeia da Silva disse:

    Realmente deixa a casa muito mais bonita e a decor fica perfeitamente linda Fui olhar alguns exemplos no Google e amei!

  4. Ana Letícia disse:

    Realmente deixa o ambiente muito mais bonito e agradável! Amei as dicas.

  5. Eu adoro! Fica super charmoso e agradável sem contar que dá todo um toque especial. Amei o post, super completo! Beijos

  6. Minda disse:

    Eu adoraria ter um em casa, mas nessa casa não tem como, esse ainda é um sonho!

  7. Ingrid disse:

    Eu amo mezanino, o ambiente fica muito mais agradável e flexível.

  8. Márcia schorn disse:

    Acho o mezanino uma peça super charmosa e adaptável. Uso o meu como home office.

  9. tainara disse:

    muito legal
    conteúdo rico em detalhes
    eu acho muito lindo as possibilidades que dá para criar

  10. Olá, tudo bem? Achei as ideias maravilhosas, principalmente para quem está construindo a casa nesse momento. Com certeza são vários conformações diferentes, na cada qual tem sua vantagem e desvantagem. Amei a postagem!
    Beijos

  11. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei as sugestoes de mezanino 🙂 tenho de nadeira,mas quero trocar por de concreto..

  12. Clara Cotia disse:

    Acho casas com esse tipo de estrutura super lindas, uma pena que aqui onde moro não dá pra fazer isso, mas tenho sonho de morar numa casa assim algum dia!