Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Mercado de trabalho: áreas que estão em alta e suas possibilidades - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

O mercado de trabalho passa por mudanças a todo o tempo, principalmente tendo em vista as alterações existentes na sociedade, bem como os avanços da internet. Inclusive, todos os dias profissões deixam de existir e outras ganham relevância.   

Desse modo, é preciso estar preparado para as mudanças e acompanhar as evoluções, por isso, se você está mudando de área ou procurando uma segunda profissão, pode ser interessante conhecer as altas do mercado. 

Assim, confira neste texto algumas profissões que estão ganhando relevância e quais as possibilidades de atuação para cada uma delas, além de compreender porque é importante estar antenado no mercado de trabalho. 

Por que pensar no mercado de trabalho?

Quando um novo ano ou um novo semestre começa, muitas pessoas acabam buscando oportunidades diferentes no ramo empresarial. Pensando nisso, é necessário avaliar com cautela todo o mercado de trabalho, observando também outros pontos, como:

  • Custo de vida; 
  • Satisfação pessoal;
  • Crescimento na área;
  • Imprevistos.

Um dos pontos que mais merece atenção é o custo de vida, principalmente por se tratar de uma nova profissão, ou seja, também vem junto uma nova remuneração. Por isso, é importante avaliar os gastos, tanto do indivíduo quanto da família.

Não se trata de ganância, apenas de uma organização financeira. Por exemplo, é preciso avaliar com dados, pesquisas e até com uma reunião familiar se o novo salário será compatível com as necessidades do lar.

Pense só, em uma empresa que trabalha, por exemplo, com pesquisa de clima organizacional, é extremamente necessário avaliar gastos e lucros. A mesma situação se aplica para quem está buscando uma nova oportunidade, pensando, claro, no financeiro.

Sobre o segundo tópico, a satisfação pessoal, significa que a pessoa deve, além do salário, ter certeza que aquela profissão gerará felicidade, bem como estará de acordo com os seus gostos. Uma frase clichê diz que ‘o dinheiro não traz felicidade’, por isso é preciso ir além.

Trabalhar com algo que não te satisfaz, apenas pelo dinheiro, provavelmente não será tão agradável quanto trabalhar com algo que te dê prazer e muita felicidade. Lembre-se, no primeiro caso, pode ser que você fique estagnado, sem vontade de crescer na área.

Sobre o crescimento profissional, ele está muito ligado com a satisfação. No momento de buscar um novo emprego, é necessário pensar quais são suas chances dentro deste mercado ou desta instituição. 

Neste tópico também entra a questão financeira. Quando uma promoção acontece, automaticamente ela vem acompanhada de uma recompensa em dinheiro. 

Logo, alguém que entra como júnior em uma empresa de, por exemplo, manutenção de aeronaves, pode trabalhar visando as metas a longo prazo, como a de ser um novo gestor ou, até mesmo, sócio deste negócio.

Depois de analisados todos os outros pontos, chega o momento do imprevisto. Isso quer dizer que quando há uma situação estável, mesmo que imprevistos ocorram, você estará preparado financeiramente e estruturalmente para lidar com as situações.

Dessa maneira, alguém pode ficar doente ou, até mesmo, perder o serviço, mas o planejamento fará com que o indivíduo não adquira dívidas e fique sufocado com as contas.

Conheça todas as áreas que estão em alta

Depois de entender quais pontos devem ser analisados no momento de escolher um novo emprego, chegou a hora de definir qual caminho seguir, ou seja, escolher as melhores áreas dentro de um mercado de trabalho tão concorrido.

Para te ajudar nessa missão, listamos oito áreas que estão sempre em uma crescente. Caso você tenha formação ou interesse em alguma dessas frentes, esse será o momento de começar a pesquisar e, claro, de ir em busca de uma oportunidade.

1 – Tecnologia da informação

O indivíduo formado em tecnologia da informação cuida para que todo o sistema de informática de um comércio funcione.

Tendo isso em vista, ele é responsável por cuidar e gerenciar o sistema de uma empresa completa, desde o desenvolvimento de software até a preservação que corresponda às necessidades do local.

Eles também cuidam do banco de dados e lidam com estratégias que ajudam na gestão destas informações, bem como permitem que o negócio atue de forma segura. Assim, os administradores têm a certeza que os dados mais sigilosos estão armazenados de forma correta. 

Isso é essencial, principalmente, em uma época em que o assunto de vazamento de dados é muito discutido. Desse modo, esse especialista pode trabalhar em diversas empresas, não importando o segmento. 

Além disso, eles podem desenvolver novos programas, fazendo o suporte ou cuidando da segurança do sistema. 

2 – Logística

Cuidar para que todo o processo de um negócio ocorra de modo ordenado, sem desperdícios, é o que todos os estabelecimentos devem fazer, inclusive empresas de usinagem ou, até mesmo, lojas de roupa. 

Sendo assim, esse especialista cuida para que o estabelecimento ofereça o melhor produto, mas com gastos menores, além disso, ele também é o encarregado de perceber o que funciona ou não. 

Assim, ao lançar uma nova mercadoria, esse especialista verifica a recepção do público e quais itens foram úteis para ele e quais não, assim gastos desnecessários podem ser cortados, gerando um melhor custo-benefício para o negócio.

3 – Marketing

Compreender as vantagens do produto, ouvir o público, discutir valores, pensar em estratégias e muitas outras tarefas são o que o departamento de marketing deve fazer. 

Tanto em uma agência focada nisso, quanto em uma empresa que trabalha como distribuidora de material hospitalar é obrigatório ter uma equipe empenhada nas funções de marketing, principalmente visando a crescente da área.

Este segmento é sempre muito requisitado pelos negócios, por lidar diretamente com o público e com a imagem de um negócio. Desse modo, esses especialistas pensam em formas de impactar e elevar as vendas. 

Além disso, eles também tratam da imagem do comércio e trabalham para que ele seja bem visto pela sociedade, desenvolvendo táticas que tragam resultados positivos, além de negociar com fornecedores e trabalhar para a redução das contas. 

4 – Psicologia

Cada vez mais as empresas pensam nos seus colaboradores e em como está a saúde mental deles, já que um funcionário que está com a saúde em dia tem a sua produtividade elevada, melhorando o desempenho da empresa como um todo.

Sendo assim, muitos gestores procuram por uma clínica de psicologia para atender os seus colaboradores, bem como contratam um especialista para atender com exclusividade o seu comércio. 

Dessa maneira, é uma área sempre requisitada pelo comércio e, até mesmo, por cidadãos individuais que procuram por tratamento particular. Existem vários ramos dentro da profissão e o indivíduo pode escolher aquele com que mais se identifica. 

5 – Segurança do trabalho

Outra área que sempre necessita de mão de obra especializada é a de segurança do trabalho e saúde ocupacional, isso porque é dever do estabelecimento garantir que os colaboradores estão no local adequado, bem como que não enfrentam riscos. 

O especialista nesta área é o encarregado de verificar quais são os riscos que o ambiente de trabalho oferece para o colaborador, logo, ele previne acidentes e cuida para que a empresa siga os protocolos e não sofra com processos no futuro. 

Além disso, ele também certifica que o ambiente é propício para as atividades e não expõe a saúde do colaborador. Desse modo, o seu papel é fiscalizar, propor soluções e garantir o bem-estar do funcionário. 

6 – Engenharia química

A área de exatas oferece muitas oportunidades, pois há uma procura elevada por profissionais desse setor. Sendo assim, diversas instituições, por exemplo, empresas de alimentação, requerem esses especialistas para contribuírem com o aperfeiçoamento da sua produção. 

Nesse sentido, essa área elabora e fiscaliza os processos produtivos de um negócio. Além disso, ela também elabora técnicas de transformação que possam ajudar a empresa. 

No caso de negócios que realizam extração de matéria-prima, esse profissional também é o encarregado de cuidar da ação. 

7 – Medicina

Com crise ou não, essa profissão sempre necessita de mão de obra, além de oferecer inúmeras especialidades para quem se forma nessa área. 

A  demanda nos hospitais e clínicas é sempre alta, então, dificilmente, o indivíduo não terá um lugar para trabalhar. 

8 – Administração

Todo negócio precisa de um especialista que entenda sobre finanças e possa realizar análises, ajudando na redução de gastos, avaliação de produtos e para deixar a papelada do setor em dia.

Desse modo, o especialista dessa área tem a possibilidade de se desenvolver em empresas de diversos setores, porque todas elas têm um departamento de administração. Sendo assim, o indivíduo pode escolher o ramo que lhe agrade. 

Conclusão

Existem muitas áreas em alta, assim as chances de atuação aumentam bastante. Porém, antes de embarcar em uma nova experiência, é necessário avaliar todos os pontos relacionados a finanças. 

Depois de avaliados, basta escolher a área que melhor se encaixe no seu perfil e nas suas vontades. Não perca mais tempo, vá em busca do emprego dos seus sonhos!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


8


8 Respostas para "Mercado de trabalho: áreas que estão em alta e suas possibilidades"

  1. Olá, tudo bem? Adorei a postagem que com certeza ajuda quem quer entrar agora no mercado de trabalho. Escolher a área é algo que tem que ser pensando como o mundo se move na atualidade, e você trouxe pontos essenciais. Dicas valiosas!
    Beijos

  2. Cris disse:

    Amei seu post marketing e psicologia tem crescido muito principalmente os últimos anos e muitas outras mais muitas outras áreas

  3. tainara disse:

    amo a área do marketing e é a que trabalho atualmente
    cada dia cresce mais
    adorei

  4. tania m disse:

    Sem dúvida quem deseja uma recolocação no mercado ou está a procura do primeiro emprego, tem que ficar atento a todas essas sugestões .Por que o mercado de trabalho mudou sem dúvida e não creio que essa mudança seja temporéria, a tecnologia veio para ficar.òtimo post viu, muito atual,bjus.

  5. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu gostei da sugestão 🙂 essas profissões estão super em alra,vou investir no Marketing

  6. O mercado de trabalho está cheia de opções, tem muitas profissões boas, vale a pena investir nas áreas, excelentes as dicas, bjs.

  7. tainara duarte disse:

    dicas valiosas vany
    adorei saber um pouco mais sobre o mercado de trabalho e suas areas em alta

  8. Ingrid disse:

    marketing esta crescendo a cada dia, vejo muita gente mudando de profissao e trabalhando com marketing digital