Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Madeira no banheiro: dicas de como escolher e cuidados essenciais - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Poucos materiais são tão procurados e valorizados ao reformar e decorar uma casa quanto a madeira. Sinônimo de elegância e durabilidade, o material exige alguns cuidados para que continue sendo uma excelente opção para decorar. 

Ao se falar em piso para sala ou móveis para o quarto, a madeira é o primeiro material para ser escolhido e oferece alternativas para todos os bolsos, desde o simples pinus até mesmo a sofisticada cerejeira ou mogno. 

Ainda, pode ser considerada também uma escolha ecológica, quando se tem a certificação de origem do material, oriundo de reflorestamento ou quando utilizada a madeira de demolição. 

Porém, quando falamos em utilizar o material para banheiro, há sempre uma resistência pela regra principal da madeira: não pode ser molhada, se não, está perdida. 

Isso, no entanto, pode ser evitado com a boa escolha do material e um tratamento adequado, como verniz para piso de madeira ou outros produtos do tipo. 

Madeira no banheiro? Sim!

Muitas vezes desprezado, o banheiro é um cômodo de muita importância para ser decorado. Pense: é o lugar em que você se renova, inicia seu dia, tem momentos de relaxamento, prepara o corpo para a rotina e encerra sua jornada. 

É onde suas toalhas devem estar bem guardadas, seus produtos dispostos em armário ou em um lindo carrinho auxiliar para salão, seus espelhos reluzindo, bem como deve ser possível que você transite sem esbarrar em quinas ou roupas para lavar. 

Deve ser um espaço bonito, que traga alegria e sensação de bem-estar, além de confortável e aconchegante. Afinal, todos gostariam de ter um spa em casa. E, ao visualizar spa, além de toalhas imaculadas e massagens relaxantes, vem à mente o uso de madeira. 

A madeira pode ser uma linda e elegante opção para o banheiro, com os devidos cuidados. Além disso, é importante escolher o tipo de madeira que será mais adequado.

Deve-se ter em mente que, mesmo que se tome muito cuidado para que a madeira não seja alvo direto de água constantemente e que sempre seja enxugada quando ficar molhada, a própria umidade do cômodo já pode ser o suficiente para estragar. 

Tipos de madeira ideais para banheiro

Por isso, a escolha do tipo de madeira é essencial para contribuir com a durabilidade e exigir menos cuidados no cotidiano. O que deve ser levado em consideração é o uso de madeiras que sejam mais duras e resistentes nos projetos de decoração. 

A razão disso é que a madeira absorve e perde água por ser um material naturalmente poroso, o que faz com que comece a adquirir rachaduras por sempre se dilatar e regredir, além da possibilidade de ser alvo de fungos e cupim. 

Levando isso em consideração, algumas opções de madeira podem ser ideais para o uso, sendo estas:

  • Cumaru;
  • Teca;
  • Guarapeira; 
  • Itaúba; 
  • Sucupira;
  • Jatobá;
  • Peroba Rosa.

Ainda assim, mesmo optando por um tipo de madeira que seja adequado para o uso em condições de maior umidade, deve-se optar por fazer tratamento na peça para que sua vida útil se prolongue.

Trate a madeira da melhor forma possível

O tratamento deverá ser realizado logo na instalação do material, para que desde o primeiro momento, a madeira seja protegida e possa ter sua durabilidade aumentada. Além disso, depois da instalação e uso, fica mais difícil oferecer o cuidado que a madeira precisa. 

Para realizar o tratamento, deve ser seguido à risca um passo a passo que garantirá que o processo seja bem feito. Como a impermeabilização de paredes, o ato de impermeabilizar ou envernizar a madeira é trabalhoso e deve ser feito por profissional experiente. 

Por mais que os cuidados cotidianos possam ser realizados pelo dono do imóvel, é imprescindível receber auxílio profissional para garantir que o gasto de instalar um belo material seja compensado por sua durabilidade. 

Assim, a primeira coisa que deve ser feita é a limpeza absoluta da madeira, bem como garantir que esteja plenamente seca para que possa ser iniciado o processo. Qualquer umidade pode ser fatal no processo, pois o acabamento visa impermeabilizar. 

Se não estiver totalmente seca, é possível que a madeira crie fungos por dentro, mesmo que não receba mais água do ambiente externo. Além disso, manchas de óleo ou gordura devem ser retiradas com solvente próprio. 

Isso garante que a madeira fique em seu melhor estado, sem nenhum ponto mais escuro ou mancha que comprometa o visual final do espaço que você visa decorar e embelezar. Feito isso, é o momento lixar o material. 

O próximo passo é novamente higienizar muito bem o item, eliminando qualquer tipo de pó e aplicando um selador. Esse produto garantirá que a madeira absorva a quantidade adequada de verniz ou impermeabilizante.

Feito tudo isso, a madeira estará pronta para a impermeabilização. Lembrando que este passo deverá acontecer anualmente, para garantir que o cuidado com o material esteja sempre de acordo. 

Inclusive, muitos escritórios de arquitetura corporativa possuem fornecedores e prestadores de serviço que podem fazer o processo de forma correta, valorizando o material e oferecendo todos os benefícios da prática. 

É essencial que isso seja feito por um profissional de confiança, pois um passo errado nesse processo pode comprometer a madeira para sempre. 

Decorando com a madeira

Uma vez que você já sabe que cuidados esse material exigirá para que possa oferecer todas suas vantagens, é hora de visualizar como ficará seu cômodo com o uso. A madeira é um material muito versátil e que se adapta a todos os estilos de decoração. 

Em tons naturais e mais escuros, pode oferecer um toque mais rústico a uma decoração minimalista. Lembre-se que a madeira natural pode escurecer um pouco o ambiente, então uma boa alternativa é combinar com elementos mais claros. 

Para o uso do material no banheiro, mas em pouca quantidade, para aqueles que ainda estão incertos ou que não tem muita disposição para os cuidados necessários, uma excelente opção é a escolha de bancada de madeira. 

Ainda exigirá tratamento e cuidados constantes por se tratar de um espaço muito exposto à água no dia a dia, porém, por ser uma área menor, pode ser menos custosa a manutenção, bem como mais prática a rotina. 

Em um banheiro mais moderno, pode ser combinado com armário de aço inox para oferecer um contraponto aconchegante ao visual mais futurista oferecido por materiais metalizados. 

Outra opção que oferece um resultado completamente diferente mas igualmente elegante é o uso de pisos de madeira, em especial em imóveis localizados em climas mais frios e que pedem um conforto a mais. 

A madeira é um fantástico isolante térmico, o que torna o espaço ainda mais confortável e garante um visual tradicional e muito sofisticado. A chave é seguir à risca os passos para impermeabilização e também fazer uso de tapetes para banheiro. 

Além das mencionadas, o uso de madeira também pode ser feito em móveis, como armários, porta-toalha, itens de higiene e adornos do banheiro. 

O uso em móveis modulados também pode ser uma ótima ideia para incorporar o material, criando ainda mais espaço para organizar os objetos no banheiro e adicionando charme ao cômodo. 

A parte boa de optar por móveis é que, geralmente, já vem com tratamento de fábrica. No dia a dia, pode ser interessante o uso de protetores de madeira e produtos para hidratar o material, devidamente recomendados pelos fornecedores. 

Vantagens de optar pela madeira

O principal benefício é claro: trata-se de um belo material. O uso de madeira em qualquer ambiente da casa tem o poder de elevar a elegância e trazer sofisticação. Além disso, pode ser também rústico, moderno ou delicado, mostrando a versatilidade do material. 

Outros pontos positivos são a facilidade da instalação, pois uma vez encontrando um fornecedor de confiança, é simples incorporar a sua casa. Muitas empresas de construção civil, inclusive, já entregam empreendimentos com o material instalado. 

Um benefício é a capacidade de tornar o ambiente mais aconchegante, sendo um material essencial para climas mais frios. Entretanto, quando usado em contextos mais quentes, também pode ser combinado com tons claros.

É um material atemporal, que se bem cuidado, poderá ser utilizado por gerações, não entra nem sai de moda porque se trata de um clássico da decoração e reforma. 

Uma grande vantagem é a sua durabilidade, pois se receber tratamento adequado, resistirá por décadas. Isso faz com que seja também uma escolha sustentável, pois não precisará ser substituído e descartado após pouco tempo de uso. 

Considerações finais 

O uso da madeira está presente em grande parte dos projetos de decoração e reforma de imóveis. É difícil encontrar uma casa que não tenha pelo menos um artigo desse material entre suas escolhas. 

O uso em banheiros deve ser desmistificado, pois pode ser um material muito interessante para essa finalidade, bem como pode conferir um aspecto de spa a um banheiro simples, elevando o charme do cômodo. 

Além disso, possui inúmeras vantagens, como durabilidade, beleza e sustentabilidade. Porém, apesar de ser um material naturalmente mais caro, será um investimento porque não precisará ser substituído com frequência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


10


10 Respostas para "Madeira no banheiro: dicas de como escolher e cuidados essenciais"

  1. Chovendo Risos disse:

    Olá?
    É inegável que realmente a madeira é mais bonito que marmoré, ceramica , e etc
    Mas é algo que eu não usaria, a pessoa tem que ter muito cuidado mesmo tomando precações para ter uma maior durabilidade..
    Se a pessoa sempre vai uam verba para fazer manutenções, ok.,
    Adoro seus posts de decoração

  2. Lenny disse:

    Além de uma impregnação e instalação adequadas, é muito importante escolher o tipo certo de madeira. Aqui também é feito de madeira. Essa pia não fica dentro do banheirom temos sempre que mandar trocar a mobília da pia.

  3. Cidália disse:

    Assisto um programa de reforma de casas e fico maravilhada com os banheiros com móveis de madeira. Esse banheiro da foto é uma linda inspiração!! Suas dicas são ótimas, obrigada.
    Bjs!

  4. A madeira trás um toque mais rústico e ao mesmo tempo sofisticado principalmente no banheiro! Amei a dica e com certeza vou adotar! Beijos

  5. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adoro dicas de decoração 🙂 fica lindo usar madeira na decoração

  6. cila disse:

    Oi Vany, tudo bem?
    Aqui em casa já não temos mais, optamos por retirar. Essa questão da água é um empecilho. Por isso mesmo gostei das dicas que você trouxe. Mas não podemos negar que a decoração fica linda! Ótima matéria e assunto super útil!!!
    beijinhos.
    cila.

  7. Elizabeth disse:

    Que post necessário, eu acho Madeira super elegante para a decoração de interiores em geral , mas nunca havia pensado sobre o uso das madeiras nos banheiros.

    Obrigado por compartilhar

  8. Izabela disse:

    Que post bacana, nunca havia pensado sobre o uso das madeiras nos banheiros.

    Obrigado por compartilhar

  9. Nunca tinha pensado usar madeira em uma casa de banho, mas que realmente fica muito bonito fica. Quem sabe quando remodelar as minhas casas de banho tenha a madeira como opção

  10. Madeira no banheiro fica um charme, fica bonito, é uma boa opção pra quem quer mudar o visual do banheiro, adorei as dicas, bjs.



%d blogueiros gostam disto: