Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Ideias para colorir o ambiente - Mulher Virtuosa By Vany
lar category image

Sabemos que colorir o ambiente é algo que pode ser realizado com as mais variadas técnicas, uma vez que é importante pensar no tipo de local, tamanho, preferências e exigências em relação às características da decoração.

No entanto, existem outros elementos que influenciam ao se tratar das cores, afinal, elas possuem um grande impacto não apenas para seguir um determinado tipo de decoração, mas para promover diferentes sensações nos ambientes.

Dessa maneira, é interessante alinhar muito mais do que apenas aspectos estéticos para escolher as cores.

Por exemplo, um armário sob medida para cozinha vermelho, naturalmente, chamará mais atenção do que tonalidades mais suaves, além de ser uma alternativa comumente empregada para ambientes estimulantes.

Essas características também podem estar associadas com o amarelo, principalmente, com os tons mais vibrantes, que apresentam influência também na confiança.

Já o azul é praticamente o oposto, tanto os tons mais claros quanto os mais escuros podem contribuir com um efeito tranquilizante, assim como o verde, sendo que ambos podem promover uma maior sensação de equilíbrio.

Características como essas são bastante discutidas ao se tratar da psicologia das cores, que, sem dúvidas, possui impacto não apenas para residências, como também em empresas, como, ao escolher as cores de uma sala de reunião.

No entanto, a forma de aplicar cada cor pode gerar grandes dúvidas, uma vez que elas estão presentes em pequenos detalhes, como na lona de toldo retrátil ou em molduras de quadros.

Sendo assim, muitas opções podem ser exploradas em prol de um lugar harmonioso. A seguir, confira algumas das principais alternativas.

Como trabalhar as cores em um ambiente?

Conforme abordado, em qualquer local há possibilidade de alcançar resultados variados com o uso inteligente das cores.

Então, para trabalhá-las naturalmente há uma série de caminhos. Separamos alguns que são mais comuns. Acompanhe:

Busque inovar nas paredes

Ao abordar as cores de um ambiente, é muito comum que as paredes sejam destacadas, afinal, possuem um grande impacto no local.

Nesse cenário, além de considerar possibilidades com cores únicas, como todas as paredes em bege, profissionais qualificados podem ser requisitados para inovar, como com desenhos geométricos e paredes bicolor.

O mais indicado é analisar quais são os tons que apresentam uma melhor harmonia, e também o tipo de altura que se adequa ao ambiente, por exemplo, abaixo de esquadrias de alumínio branco.

Envolva os eletrodomésticos na decoração

Não é nenhuma novidade que o preto e branco são as cores predominantes dos eletrodomésticos há muito tempo. 

No entanto, além das opções em aço inox, que podem ser combinadas com um painel metalico para um ambiente moderno e/ou com estilo industrial, diversos tons são cada vez mais explorados.

Por um lado, há uma série de aparelhos que remetem ao estilo retrô, com predominância de cores vibrantes, como o vermelho, enquanto por outro, já é possível encontrar linhas em tons pastéis ou que seguem o tradicional, porém, com alguns detalhes coloridos.

Aposte na criatividade com as esquadrias

As esquadrias fazem parte das portas, janelas, portões, entre outras estruturas desse tipo, que são cruciais não apenas para a divisória de ambientes, como também para a segurança e decoração dos locais.

Sendo assim, apostar em cores diferenciadas para atender o estilo definido para o ambiente pode ser interessante, sendo na porta de metal ou na de madeira.

Até mesmo outros elementos, como a estrutura da cobertura de vidro retrátil pode ser alvo de cores diferenciadas, uma vez que além do preto e branco, tons amadeirados são muito comuns.

Explore os elementos decorativos

Os elementos da decoração são cruciais para trabalhar as cores de uma forma mais diversificada, além de reforçar a identidade do local.

Naturalmente, existem diversas preferências associadas com a escolha de cada item de decoração, tais como:

  • Poltronas;
  • Luminárias;
  • Banquetas;
  • Papéis de parede;
  • Tapetes;
  • Molduras;
  • Vasos;
  • Entre outros detalhes.

 

A lista de itens de decoração é extensa, então, diante essa diversidade, é importante ter consciência do potencial que esses elementos possuem para agregar valor a cada tipo de espaço.

No entanto, é fundamental que exista a compatibilidade com o espaço e sua proposta, por exemplo, em ambientes corporativos, comumente vasos e tapetes que atendam tons neutros são empregados.

Já ao abordar quartos e outros ambientes mais particulares, os mais variados estilos podem ser explorados, seja com cores vibrantes ou não. Além disso, existe uma maior liberdade para as escolhas.

Tem dúvidas sobre a ligação das cores com cada estilo? Confira a seguir alguns dos principais estilos que podem ser adotados para os ambientes, e como as cores são trabalhadas em cada um deles.

A relação das cores com cada estilo

Além da diversidade de soluções abordadas, é interessante citar que as cores podem seguir um padrão correspondente a cada estilo de decoração, o que de certo modo contribui com um direcionamento ainda mais preciso na hora de escolher, por exemplo:

Clássico

A decoração clássica é amplamente empregada em diversos locais, em relação às cores, destaca-se a predominância do branco e de cores claras.

Mesmo com a utilização de tons mais claros, o proprietário pode optar por utilizar peças mais escuras, como um mármore, principalmente, em cozinhas e banheiros. 

Ademais, acompanham essa cor tons como o bege e o marrom, ou seja, revestimentos, móveis e detalhes, como porta de madeira maciça, podem ser favoráveis para contrapor as técnicas mais claras empregadas.

De um modo geral, além das cores que são mais neutras, esse tipo de decoração é marcada por toques sofisticados, que podem estar presentes, principalmente, nas linhas de acabamentos, seja na mobília, revestimento ou em cada item decorativo empregado, como um espelho com moldura.

Minimalista

Uma das principais características do estilo minimalista é a potencialização da funcionalidade dos espaços. Sendo assim, o que exige atenção no momento de lidar com as cores é, essencialmente, a leveza.

Embora a claridade também seja trabalhada no estilo clássico, ao se tratar do minimalista, os tons neutros e claros são amplamente mesclados com o preto e o cinza.

Por mais que poucos móveis e elementos decorativos estejam presentes nessa forma de decoração, para quem deseja trabalhar a criatividade e identidade no ambiente, é possível investir em  detalhes vibrantes.

Por exemplo, os móveis, normalmente, são lisos, assim como as superfícies, o que pode viabilizar a adoção de almofadas que apresentem algum tipo de textura e com cores diferenciadas.

Industrial

No caso da decoração industrial, é muito comum se deparar com tubulações aparentes e alguns elementos rústicos.

A integração de ambientes é amplamente trabalhada nesse tipo, o que confere uma maior sensação de amplitude para os espaços.

Em relação às cores, o tipo de revestimento faz toda a diferença, com possibilidade de atender aspectos inacabados, tons alaranjados ou tijolos aparentes, além da escolha de tinta epóxi para piso, que remeta ao cimento queimado.

De um modo geral, a madeira, concreto e o metal são muito presentes, assim como as tonalidades associadas com esses elementos.

Para contrapor esses aspectos, os espaços com o estilo industrial contam com boa iluminação, o que pode ser alcançado pela implantação de grandes janelas, enquanto as cores alegres como vermelho e o amarelo, podem ser empregadas em objetos menores.

Romântico

As cores mais claras também são marcantes ao se tratar do estilo romântico, então, além do rosa, tons como amarelo, lilás e azul podem ser ideais, em especial, os tons pastéis.

Ademais, é válido citar que as cores podem ser trabalhadas, tanto no detalhe quanto em dobradiça para porta de madeira mais clara.

Não há padrão, mas é interessante abordar que uma vez que na decoração romântica tornar o ambiente acolhedor é uma das prioridades, há possibilidade de transmitir também essa sensação com detalhes que sejam dourados e brancos.

Sem dúvidas, detalhes em mobílias, revestimentos e peças decorativas fazem a diferença, mas na decoração romântica, até mesmo, os tecidos podem ser empregados de forma estratégica, como na adoção dos elementos a seguir:

  • Seda;
  • Renda;
  • Tricô;
  • Veludo.

Os itens acolchoados também podem contribuir de forma significativa com cenários românticos, já em relação aos tapetes, o ideal é que sejam discretos e deem visibilidade para o revestimento empregado.

Além dos pontos abordados, é de grande importância citar que os estilos podem ser misturados para garantir um ambiente ainda mais agradável para os proprietários.

Uma das grandes vantagens da variedade de cada cor é que cada uma pode ser empregada para atender finalidades distintas.

Dessa forma, é reforçada a importância de contar com profissionais qualificados, que contribuam na materialização das ideias e preferências de cada perfil de cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


14


14 Respostas para "Ideias para colorir o ambiente"

  1. Gostei da ideia das cores para os ambiente, temos mesmo que fazer isso, as cores influenciam em tudo mesmo que as pessoas achem que não. Amei as dicas!

  2. Renata disse:

    Boas dicas, mexer com cores nem sempre é tão simples quanto parece!!!

  3. Não sei de maneira alguma combinar cores. Sou um completo desastre… Kkkk
    Amei seu post! Parabéns e muitíssimo obrigado pelas dicas! Ajudou muito!

  4. Ingrid disse:

    Se tem uma coisa que eu amo é vê ambiente colorido, acho um charme. O ambiente fica mais alegre e agradavel

  5. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Como sempre, você traz ótimas dicas de decoração e já me fez começar a pensar a mudar meu escritório inteiro. Gosto muito da ideia de colocar alguns móveis de decoração colorido, isso, sem dúvidas, alegra um ambiente. Amei o post, arrasou!

    Beijos!

  6. Dan Souza disse:

    Olá,
    Interessantes dicas sobre decoração, as vezes usamos diferentes cores,mas o importante é dosar para não ficar sobrerrecado.

  7. Nathaly disse:

    Amei as dicas, se tem uma coisa que eu gosto e é super fora do comum são as decorações industriais, eu acho um arraso. Seu texto ficou muito bom, eu amei cada tipo. Muito inspirador ^^

  8. Joana Darc disse:

    oi!
    Que dicas maravilhosas 😀 eu adoro colocar cor na decoração fica lindo

  9. Márcia schorn disse:

    Quantas dicas interessante , eu mesma decoro meus ambientes e seu post me ajudou muito.

  10. Clara Cotia disse:

    No meu caso, procuro sempre pelos móveis que são mais fáceis de limpar, será que me encaixaria no estilo minimalista?

  11. Ana Caroline disse:

    Olá!

    Quando se trata de móveis eu sempre procuro aquelas cores padrões como preto, marrom ou branco. Mas acho super válido fazer uma parede mais colorida, vejo na internet muitos tutoriais legais.

  12. Lara Kneip disse:

    Eu sou do tipo que ama decoração minimalista pra fazer em casa, então opto sempre que possível por cores neutras, mas sempre dá pra escolher um ambiente pra fazer uma decoração com detalhes coloridos pra dar um destaque. Amei suas dicas!

    Relíquias da Lara

  13. amanda santo s dutra disse:

    amei as inspirações e dicas
    quero muito decorar o meu novo cantinho de trabalho =D

  14. Gosto de tons mais sóbreos, mas um toque de cor faz toda diferença em um ambiente seja ele de qual conceito for. 🙂

    Lílian B. F. Duarte
    @lilica0611
    Canal Lílian B. F. Duarte



%d blogueiros gostam disto: