Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Dicas para lidar com os obstáculos do home office - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Dicas para lidar com os obstáculos do home office
Postado dia 27 de julho de 2020 nas tags: , , , - 143 Visualizações do post!

Os obstáculos relacionados ao home office são muitos, por isso algumas pessoas estão tendo muita dificuldade para se adaptarem a essa nova realidade.

Só que é preciso se acostumar para que a produtividade não caia, o profissional não cometa erros graves e para que a qualidade de vida não seja prejudicada.

O home office é um formato de trabalho que muita gente sonha, assim como muita gente não gosta. De qualquer forma, por conta da pandemia da Covid-19, muitos profissionais tiveram que deixar os escritórios e começar uma nova rotina em casa.

No lar, várias dificuldades podem ser enfrentadas, mesmo porque, ainda existe aquele velho pensamento de que quem trabalha em casa tem mais tempo, trabalha menos, dentre outras inverdades que circulam a respeito disso.

Além do mais, muitas vezes a família não colabora, o espaço não é adequado, o barulho atrapalha, etc. Mas calma, para tudo tem uma solução, então nós vamos te ajudar.

Neste artigo, nós vamos falar um pouco mais sobre o home office, suas vantagens, alguns obstáculos comuns e de que maneira você pode lidar com eles.

O que é home office

Antes de passar para os problemas, vamos falar um pouco mais sobre o que é home office? Como você já deve saber, esse termo define aquelas pessoas que trabalham em casa ou até em espaços alternativos como cafés e coworkings.

Só que nem todo mundo que trabalha em casa é home office, sabia? Existem duas modalidades.

O termo home office é mais apropriado para freelancers e autônomos; enquanto o teletrabalho é mais usado para funcionários de empresas que atuam neste formato.

Dessa forma, podemos dizer que muita gente está atuando no formato de teletrabalho, uma vez que estamos falando de colaboradores que trabalhavam fora e agora estão dentro de casa.

A pandemia trouxe à tona as facilidades do teletrabalho para as empresas, que não precisaram parar suas atividades (ou boa parte delas), sem prejudicar seu orçamento e a saúde de seus funcionários.

Só que existe uma verdade a respeito do home office que você precisa saber: ele já era uma tendência e muita gente não vai voltar para o formato tradicional de trabalho, ao contrário do que acontece com vendedores de loja de móveis planejados, por exemplo.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre as vantagens desse formato para que você se sinta melhor em seu novo ambiente de trabalho.

Vantagens do home office

Pare para pensar, trabalhar em casa permite que você esteja à vontade, em um ambiente conhecido e onde você se sente confortável. Afinal, existe algum outro lugar mais acolhedor do que nossa própria casa?

O profissional também tem mais flexibilidade de horários, que podem ser adaptados a sua realidade e necessidade. 

Então, se sua empresa permite que você escolha um horário e você não goste de acordar muito cedo, pode fazer essa adaptação.

Os benefícios não param por aí, pois os funcionários do escritório de uma fábrica de estofados, por exemplo, que estejam em home office têm acesso a vantagens como:

  • Mais proximidade com a família;
  • Independência na execução das tarefas;
  • Sem estresse com trânsito;
  • Alimentação e hábitos mais saudáveis;
  • Liberdade profissional;
  • Mais qualidade de vida;
  • Privacidade na rotina.

Com tantas vantagens, não é de se admirar que muitas pessoas tenham o sonho e o objetivo de trabalhar em casa. 

Só que mesmo com tantos benefícios para o profissional, para quem não está acostumado, isso pode ser um obstáculo.

Obstáculos do home office

Sabe aquele ditado que diz: “nem tudo são flores”, pois bem, ele se aplica em várias situações, inclusive no trabalho home office. Mas podemos compreender essa realidade.

Vamos imaginar, por exemplo, que toda a equipe do escritório de uma das maiores fabricantes de etiquetas de uma cidade foi remanejada para o home office por causa da pandemia.

Estamos falando de pessoas que trabalham juntas há anos em um mesmo ambiente e que estão acostumadas com uma rotina de trabalho em equipe, sendo 100% presencial.

Esses profissionais foram repentinamente separados e precisam manter seu nível de produtividade em casa e de maneira remota. 

Só que em casa eles têm que lidar com obstáculos diferentes, tais como:

Barulho

O barulho pode vir de todos os lados e ser proveniente de muitas fontes, como cachorro latindo (seu ou do vizinho), música alta, crianças, obras na vizinhança, etc. 

É diferente de estar naquele escritório silencioso dos fornecedores de chapas de aço, por exemplo.

Espaço

Outra grande dificuldade do home office é o espaço. Nem todo mundo tem um escritório pronto em casa, esperando os imprevistos do mundo, como no caso da pandemia. 

Dessa forma, esse novo estilo de trabalho deixou muita gente na mão. 

Agora é hora de pensar: como manter o ritmo e a qualidade do trabalho com barulho e em um espaço inadequado?

Família

Família é muito importante, não é mesmo? Ela é nosso alicerce, e as pessoas que mais amamos estão nesse seleto grupo que convive com a gente diariamente.

Mas quando o assunto é home office, a família pode ser um grande obstáculo, principalmente para quem tem filho pequeno.

Distrações

Os funcionários de empresas de automação industrial, ou qualquer outra, que estiverem vivenciando essa novidade precisam lidar com várias tentações, mais conhecidas como “distrações”.

Trabalhar em casa é ter que controlar a vontade de assistir TV no expediente, ficar conversando e se divertindo nas redes sociais, ajudar os filhos com as tarefas, conversar um pouco com o vizinho, dentre outras situações.

Tarefas que não são do trabalho

Dar um pulinho no supermercado no meio da manhã de trabalho parece tão inofensivo, principalmente porque é só uma vez, não é mesmo?

Tirar a sexta-feira para fazer uma faxina, passar a roupa atrasada ou consertar alguma coisa são tarefas que não fazem parte do dia a dia de trabalho de muita gente, mas no home office é quase impossível evitar.

Todas essas situações são encaradas como obstáculos por quem não está acostumado a trabalhar em casa, saindo daquele ambiente tão profissional, como o de um escritório de projetos de engenharia civil.

Só que é possível vencê-los. E o melhor, com ações muito simples. Vamos conferir?

Como lidar com os obstáculo do home office?

Vamos dar algumas dicas para você assumir o controle da sua vida profissional e não deixar que esses obstáculos te atrapalhem. Anote aí:

Vencendo o barulho

Vamos começar com o barulho, que se vier da sua casa, fica fácil de resolver. Se o seu cachorro late para qualquer coisa, dê um brinquedo a ele. Além disso, para trabalhar escolha o cômodo mais afastado do animal.

Se o barulho vier dos vizinhos, lembre-se que o diálogo é fundamental para resolver essa situação. 

Converse com ele e explique a situação. De qualquer forma, escolha um cômodo reservado que tenha um índice menor de barulho.

Monte um espaço ideal

A gente sabe que nem todo mundo pode ter aquele espaço de trabalho perfeito, com os melhores móveis como cadeira charles eames escritório, mesas ergonômicas e tudo mais. Só que é possível construir um cantinho apropriado para você trabalhar.

Se você mora sozinho, pode trabalhar na mesa da cozinha, da sala ou no seu quarto. Lembre-se de que o ideal é usar uma mesa e uma cadeira, para não prejudicar a postura.

Caso more com mais pessoas, escolha um cômodo mais silencioso e prepare um espaço com mesa simples e cadeira, que caiba seu material de trabalho e facilite seu dia a dia.

Converse com a sua família

A família vai entender se você disser que precisa de silêncio e colaboração de todos. 

Explique a situação, quais são suas necessidades e as consequências de você não manter um bom ritmo de trabalho.

Por exemplo, para mães que antes trabalhavam em escritório de contabilidade em SP e agora estão em casa, é importante pedir a colaboração do marido na divisão das tarefas e cuidados com os filhos. 

Evite distrações

Escolha um local de trabalho longe da TV ou do rádio. Desative as notificações do celular e evite acessar as redes sociais o tempo todo.

Se preferir, faça um planejamento dos seus horários e elabore uma pausa pela manhã e uma pausa pela tarde, de 10 minutos cada, para dar uma conferida no celular e nas redes sociais. 

Cuidado com as tarefas que não são do trabalho

Você está em casa, mas está trabalhando. Não é o momento de fazer favores aos vizinhos ou trocar a resistência do chuveiro. Tudo tem sua hora certa.

Procure estabelecer um horário fixo de trabalho. Além disso, não faça nada que não seja do seu trabalho durante esse período. Depois, você pode colocar suas tarefas pessoais em dia.

Trabalho home office é um aprendizado constante. Ele vai trazer muitos benefícios para o seu dia a dia, mas a maior vantagem que um profissional tem com essa modalidade de trabalho é aprender a ser disciplinado e organizado.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


11


11 Respostas para "Dicas para lidar com os obstáculos do home office"

  1. Bruna disse:

    Quanta dica incrível! Estou trabalhando de home office e realmente ha algumas dificuldades mas com jeitinho tudo é possível e pode ser muito produtivo.

  2. Post super completo. Fazem mais de 10 anos que sou home office e as vezes é complicado mesmo.

  3. Carolina disse:

    Eu depois que comecei a trabalhar em home office, não consigo me imaginar trabalhando fora mais. A vantagem como vc disse, é que estamos em ambiente conhecido e podendo trabalhar em casa. O ruim é que pelo menos aqui, tem crianças próximo de casa e o barulho as vezes atrapalha.

  4. Tatiana disse:

    Eu gosto muito de trabalhar em casa, mas reconheço que é preciso ter muito foco para não se distrair com a rotina doméstica.

  5. Fabiana disse:

    Realmente é complicado fazer o home office, mais amei sua dicas sobre o assunto.

  6. Trabalho em Home Office e gosto da qualidade e vida que ele me da e também posso passar mais tempo com meu filho. Tem dias que tenho dificuldades de separar o momento de trabalho com afazeres de casa mas no final da tudo certo neh. Adorei o post

  7. Alécia Magalhães disse:

    Dicas excelentes, gostei demais das dicas, não tenho criança em casa, mas te, barulho da vizinhança

  8. No caso do meu home office é tranquilo pois cumpro horário certinho. Tirando barulho externo de obra ou meu cachorro latindo rs a experiência está sendo boa 🙂

  9. open kloset disse:

    Olá querida, tudo bem?
    Amei o post e suas dicas:) Eu trabalho em casa já há muito tempo ( 7 anos ) e Amo, mesmo:)
    Beijinhos Karina

  10. Realmente há muitos obstáculos no home office nem tudo são flores como muitos pensam. Suas dicas são muito valiosas, com esse planejamento e organização podemos lidar melhor com essa modalidade de trabalho que para muitos ainda é novidade.

  11. eu trabalho em casa já há muito tempo, é qualidade de vida! e foi minha melhor escolha pra minha vida! amei o post



%d blogueiros gostam disto: