Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Confira em quais áreas é possível trabalhar com design - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Confira em quais áreas é possível trabalhar com design
Postado dia 31 de janeiro de 2020 nas tags: , , - 460 Visualizações do post!

Há muitos anos, os recursos visuais são reconhecidos por seus potenciais evidentes para o emprego de estratégias no mercado, como com o design gráfico, que tem relação com questões visuais, como animações, diagramações e imagens. 

Dessa maneira, o design como um todo é muito visado e cada vez mais explorado em prol da otimização de processos, pois os meios tecnológicos podem contribuir com resultados cada vez mais satisfatórios.

Nesse contexto, para uma melhor compreensão, é importante dar ênfase a questão de que o design gráfico é um dos setores do design que abrangem ainda alternativas como design de moda, automobilístico, interiores, entre outros. Ao longo do texto, as possibilidades a respeito do design gráfico serão abordadas com maior clareza.

Ao tratar-se de profissionais, é muito comum que estejam relacionados com questões de comunicação, arte e tecnologia, sendo que esse último fator está associado essencialmente com o fato de que os meios predominantes de trabalho são softwares. 

 

Assim como em qualquer área, é crucial que exista atenção às tendências, em especial para que a comunicação seja cada vez mais efetiva e o processo de trabalho aprimorado.

 

Entre as principais atividades executadas por esses profissionais, estão a criação e produção de materiais visuais, tais como logotipos, embalagens, sites, páginas de revistas e jornais, panfletos e blogs. 

 

Além disso, o profissional também pode estar relacionado com o design de produtos, principalmente quando se trata de itens personalizados, como em uma fábrica de caixas de papelão.

 

É interessante abordar determinadas especificações, como por exemplo, quando se trata do projeto de produto, não é apenas o quesito visual que é desenvolvido pelo designer. Afinal, a funcionalidade é levada em consideração e por esse motivo, é muito comum que seja um trabalho em equipe ou que seja submetido a uma série de processos.

 

Quais são os segmentos de atuação?

 

A atuação no design gráfico reúne uma diversidade interessante, tanto pelos setores quanto pelas posições a serem atendidas, uma vez que as peças gráficas podem assumir as mais variadas finalidades nas empresas, desde transportadoras em SP que busca a criação de um logo até mesmo organizações que atuam com caixas de papelão SP personalizadas que necessitam de direcionamento e tratamento de imagens. Dessa maneira, em meio às possibilidades de atuação, é válido ressaltar que esses profissionais podem atuar em:

 

  • Organizações de marketing;
  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Emissoras de televisão.

 

A profissional pode estar presente em agências, gráficas e em diversos locais que atuam ou não com a comunicação. Além dessas possibilidades, é importante abordar a chance de seguir carreira como autônomo ou com foco no setor acadêmico. 

 

A escolha de seguir caminhos mais específicos também pode ser adotada, em especial, pelos autônomos, como por exemplo, na odontologia, em desenhos de móveis, em peças para construção civil como máquina de fazer bloco, em veículos de comunicação, entre outros.

 

Os diferenciais que o profissional pode apresentar

 

Em um mercado competitivo e abrangente, é importante que os profissionais procurem cada vez mais formas de se destacarem, assim como é decisivo para as empresas que tenham contratos com profissionais de grande potencial. No entanto, a identificação de tais diferenciais em diversos casos pode ser relativa.

 

Questões básicas naturalmente devem ser atendidas com precisão;  é o mínimo esperado em qualquer área. Afinal, um trabalho totalmente fora do contexto pode resultar em grandes prejuízos. 

 

Nesse cenário, o destaque profissional vai além de um bom entendimento do trabalho a ser executado. É interessante cultivar cada vez mais o repertório de ideias no setor de atuação, domínio de softwares, além de ter um portfólio organizado e atrativo.

 

Para as organizações, a especialista desse setor, primordialmente com esses diferenciais, pode auxiliar muito para a melhoria da identidade visual, em muitas estratégias de marketing digital, entre outros quesitos visuais que são capazes de levar resultados significativos. 

 

Afinal, é possível que padrões sejam estabelecidos, dependendo muito do estilo da empresa, o que pode otimizar processos e atribuir características positivas para as marcas.

 

Como em qualquer outra área, os  diferenciais da profissional podem agregar de maneira significativa em sua carreira e, consequentemente, nos resultados proporcionados para os contratantes. De qualquer maneira, conforme abordado no decorrer do texto, há diversos caminhos que podem ser seguidos pelos designers e, independente da atuação, o conhecimento e dedicação devem ser sempre uma prioridade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


18


18 Respostas para "Confira em quais áreas é possível trabalhar com design"

  1. Cris Santos disse:

    Design gráfico é algo incrível,eu amei as dicas são maravilhosas,eu gosto bastante,há pensei em fazer um curso na área.

  2. Maria José disse:

    Olá!Realmente o design gráfico está englobando cada vez mais,requer força de vontade e responsabilidade,e seu post é super útil para tirar todas as dúvidas e ajudar quem está iniciando,desenvolvendo conhecimento para se tornar bons profissionais.
    Excelentes informações!Bjs

  3. Jacqueline disse:

    Oi,tudo bem?

    Acho designer uma profissão maravilhosa e de área ampla . As pessoas deveriam procurar mais essa profissão que agrega tanto, as vezes não procuram ingressar na área por falta de informação mesmo … Por isso amei esse post super completo .

  4. Cidália disse:

    Nossa, os trabalhos desenvolvidos por profissionais dessa área são incríveis. Seu texto é útil para o design gráfico que está iniciando a carreira.

  5. Janaina disse:

    Bom dia!!!
    O profissional de Designer é um profissional que muitas vezes não valorizamos não é mesmo?! Mas depois que entrei pro mundo do Blog, vi o quanto esse profissional é importante pra tudo, afinal vivemos em um mundo Visual. Adorei a sua postagem.

    Bjus

  6. Robson Morais disse:

    Ola tudo bem.
    Eu já atuei varios anos no setor grafica com design. No começo tive muita dificuldade em relacao ao relacionamento com clientes no tocante a entender o que o cliente queria repasar.
    Gostei muito de seu post e para quem deseja se engressar na área sugiro que entre pois sempre existe uma oportunidade nos esperando.

  7. Michele disse:

    Como sempre trazendo conteúdo de qualidade para gente. Obg por essa dica

  8. Ingrid disse:

    Esse seu post é muito interessante p qm quer trabalhar com design

  9. Julli Terra disse:

    Me apaixonei forte por um post. Adorei o tema e é sempre bom saber as áreas de atuação de uma área tão próxima a nossa. Sou mercadóloga, e o design é importante pra nossa profissão.

  10. Adorei seu post. Design e uma profissão de uma pessoa muito criativa e gosta de reinventar coisas novas e diferente p um grande número de pessoas..adorei sua resenha

    Bjs e sucesso

  11. Design é uma área abrangente, né? Seu post é bem bacana e super útil para quem pretende seguir na área, porém ainda tem algumas dúvidas. Arrasou!

  12. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei a dica 😊 estou pensando em voltar a estudar, gosto muito de marketing..

  13. Sueli disse:

    Nossa que postagem mais completa e informativa acho importante quando se tem todos esses aspectos acerca de uma dica de profissão, e com certeza um design tem muito espaço.

  14. Fernanda Santos Barroso disse:

    Olá!
    Que postagem mais interessante! Eu não chego nem perto de ser boa com a arte e design como vejo muitas pessoas, mas é muito bom ver como essa área é abrangente. Tenho certeza que essa postagem vai ajudar muitas pessoas que estão querendo abrir seus horizontes.

    Abraços

  15. tem mesmo mts areas que tem o design envolvido, super legal ver mais por aqui

  16. Iaabel disse:

    Se tem uma área que amo é a de design, post muito rico que dá muitas dicas para quem quer iniciar na carreira.

  17. Open Kloset disse:

    Olá,
    Tudo bem?
    Adorei o post, muito interessante!
    Parabéns pela matéria!!!
    Beijinhos Karina
    Bom fim-de-semana

  18. Edgar disse:

    Eu trabalho como design gráfico a 5 anos. Confesso que o mercado está bem aquecido para quem é da área, tanto que atuo como freenlancer a mais de um ano. É difícil sair da CLT sim, mas só o fato de não ter chefe já é um grande alívio. Parabéns pela matéria! Bem esclarecedora.



%d blogueiros gostam disto: