Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como saber mais sobre doenças autoimune em tempos de pandemia - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Doenças autoimune são doenças causadas por falhas no sistema imunológico fazendo com que o sistema imune reconheça as próprias células saudáveis como se fossem ameaças e entram em defesa contra elas atacando-as.

doenças autoimune

Os tipos mais comuns de doenças autoimunes são:

  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
  • Vitiligo
  • Diabetes do tipo 1
  • Esclerose múltipla
  • Doença de Graves
  • Hepatite autoimune
  • Doença de Chron
  • Psoríase
  • Tireoide de Hashimoto
  • Doença celíaca
  • Artrite reativa
  • Anemia perniciosa.

O que realmente causa as doenças autoimune é desconhecido e os sintomas irão variar de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.Há uma possível predisposição genética para essas doenças. O corpo deveria proteger as próprias células mas diante disso ele as ataca. A doença autoimune tem suas próprias características diferindo-se uma das outras.

Para detectá-las é através de avaliação médica e exames laboratoriais.A gravidade de uma doença autoimune depende dos órgãos afetados. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento.

O tratamento para doenças autoimunes é  bem complexo. Os medicamentos utilizados suprimem(silenciam) a ação do sistema imune, ou seja, a ação das células de defesa.Isso pode aliviar os sintomas da doença porém o sistema de defesa silenciado não irá reagir frente a uma ameaça real contra o organismo de vírus e  bactérias o que pode gerar outras doenças e até mesmo a morte.

Em tempos de pandemia, os cuidados não se diferem dos demais: Lavar as mãos com freqüência, utilizar álcool gel, ficar em casa o máximo possível, sair em extrema necessidade. Consultas médicas optar por online, manter uma rotina saudável,evitar aglomerações.

Se a doença autoimune estiver bem controlada, o médico poderá considerar ajustar as medicações para que o corpo fique um pouco mais pronto para atacar as  infecções.

 No blog da Jaleko você poderá encontrar diversas dicas e orientações para estudar e obter conhecimento prático sobre os principais conteúdos de medicina.

 


7


7 Respostas para "Como saber mais sobre doenças autoimune em tempos de pandemia"

  1. Embora os tratamentos tenham sido desenvolvidos, não há cura para doenças autoimunes – a maioria das terapias concentra-se no alívio da inflamação.É bom estar ciente de tudo isso, o post nos ajuda a entender.

  2. Lenny disse:

    A dica sensacional, ajuda muito a identificar a doença. Quanto ao blog que você mencionou, não há como clicar lá, você não o colocou clicável, não é possível copiar nessa parte, procurei a pesquisa tentando escrever o nome do blog que não encontre o blog.

  3. Alice Martins disse:

    Olá,

    Acho muito importante trazer este tipo de conteúdo, principalmente diante do momento que estamos vivendo, com essa pandemia. Tenho alguns familiares que têm doenças automimunes e sei bem como elas atacam a pessoa. Parabéns pelo post e pelas informações, que com certeza irão ajudar muitas pessoas!

    Beijos!

  4. Rúbia Kenes disse:

    Parabéns querida pelo post, vai ajudar muito as pessoas que não sabem! sei muito bem como é no final do ano passado eu estava com a imunidade baixa e peguei um vírus, me mexeu com tudo, por isso que cuido muito, graças a Deus estou bem, que Deus te abençoe você está ajudando muito, obrigada, obrigada, gratidão, beijinhosssssss

  5. Paloma disse:

    Olá minha flor! Eu amei esse artigo. Ficou muito bem escrito e explicadinho. Eu sempre ouvir falar de doenças autoimunes, mas não entendia muito bem. Você escreveu e explicou de forna simples. Adorei e acho que irá ajudar muitas pessoas que possuem esse problema.
    Bjus!

  6. Otimo post! Devemos cuidar muito bem da nossa saúde , principalmente se tivermos uma doença auto inume… todo o cuidado é pouco, não é mesmo

  7. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei o post 🙂 não sabia de nada sobre doença autoimune até que descobri que tenho lúpus. Essas doenças são bem comum mas pouco se fala delas…



%d blogueiros gostam disto: