Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como realizar a limpeza da casa em tempos de pandemia - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Em tempos de pandemia, como a do novo coronavírus (Covid-19), todo cuidado é pouco, ainda mais com a limpeza da casa

Afinal, estamos lidando com um inimigo invisível e, mesmo quando é inevitável sair para a rua, precisamos de atenção para não trazer os contaminantes para dentro, não é mesmo?

Sabemos que muitas dúvidas também surgem: o que fazer com os sapatos? Preciso higienizar as sacolas e compras? Devo limpar as maçanetas e os puxadores para portas o tempo todo? Como limpar o chão? Tenho que usar produtos diferentes?

 

Muita calma nessa hora! O artigo de hoje traz dicas de como realizar a limpeza da casa em tempos de pandemia. Assim, você irá aprender como manter a sua família protegida e segura.

Qual é a frequência de limpeza?

Recomenda-se que uma boa faxina dentro de casa, com limpeza de todos os cômodos e objetos, seja feita pelo menos uma vez na semana durante a pandemia. 

Comumente, a orientação é de 15 em 15 dias, mas com as pessoas dentro de casa por mais tempo, mais sujeira é acumulada.

No entanto, essa limpeza também irá depender de outros fatores, por exemplo, se você está com alguém doente dentro de casa, talvez tenha que limpar o cômodo dessa pessoa todos os dias.

Ao fazer a limpeza completa, é importante começar pelos cômodos mais íntimos dos moradores, como banheiros e quartos. 

Essa dica é válida principalmente para quem tem crianças, pois você pode liberar os quartos para os pequenos, enquanto limpa o restante da casa (sala, cozinha, quintal).

Quais produtos usar na limpeza?

O grande aliado para eliminar vírus, bactérias e outros microrganismo é o álcool 70%. Não é preciso ter uma porcentagem alcoólica maior, pois isso não aumenta a eficácia do produto – ao contrário, soluções de 90% e 100% não neutralizam o vírus, devido à rápida evaporação.

Você pode usar o álcool em gel 70% para melhor higienização de superfícies, incluindo em objetos de contato com exterior, como janela de vidro, portas, maçanetas e tapetes. 

O produto também pode ser usado para higienizar as mãos, celulares, sacolas e objetos de uso pessoal.

Outro produto eficaz na eliminação de vírus é a água sanitária ou cloro ativo. Recomenda-se diluir a solução, na proporção de 24 ml em 1 litro de água. 

No entanto, é preciso ter cuidado, já que a água sanitária pode manchar, principalmente superfícies em tecido.

Por conta disso, não é aconselhável usar o produto em carpetes, roupas e sapatos. Prefira a limpeza com água sanitária para piso de concreto. Para os tecidos, o ideal é aplicar uma solução de água e sabão.

No banheiro, a desinfecção pode ser feita com uma solução de 500ml de água, com 12 gotas de detergente incolor, mais duas colheres de vinagre de álcool. Basta borrifar o líquido no vaso sanitário, dentro e fora.

Por fim, use toalhas descartáveis para retirar a solução e jogue-as fora. Não use panos ou esponjas, pois eles podem armazenar as bacterístas em seu material.

Devo usar o aspirador de pó?

O acúmulo de poeira e sujidades pode agravar os problemas respiratórios e alérgicos. Por conta disso, é importante usar o aspirador de pó sempre que possível. 

Dê preferência para o aspirador, pois a vassoura pode levantar mais poeira que pode grudar nos móveis e outras superfícies.

Para roupas de cama, almofadas e toalhas, é importante fazer a troca pelo menos uma vez por semana, sem esquecer de lavar bem os artigos com água e sabão.

Além desses locais, é importante observar se há sujeira em outros objetos, como:

  • Estantes;
  • Livros;
  • Enfeites;
  • Rodapés.

No caso de materiais específicos, como tapete capacho vinil, a limpeza também pode ser feita com água e sabão, ou outro produto recomendável para eliminação de microrganismos.

Conclusão

Os tempos de pandemia exigem cuidados redobrados com a limpeza da casa. É preciso ter atenção com a higienização de todos os cômodos, principalmente nos locais com contato externo e objetos de uso pessoal.

Além da nossa casa, vale a pena se dedicar à limpeza frequente das mãos e às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Caso você precise sair de casa, lembre-se de evitar tocar o rosto com as mãos sujas e, ao voltar para casa, faça a limpeza de todos os itens que tiveram contato com o exterior, incluindo seus sapatos e roupas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


9


9 Respostas para "Como realizar a limpeza da casa em tempos de pandemia"

  1. Ellen disse:

    Eu to A LOUCA DA LIMPEZA ultimamente! Cada vez que saio de casa – pra mercado e farmácia – eu volto e limpo tudo igual uma louca, sempre seguindo as dicas certinhas!

    Maravilhoso teu post! Muita gente ainda não está seguindo as orientações corretas e isso só propaga mais o vírus!

    Vamos nos cuidar <3

  2. Dandara disse:

    Nesses dias a limpeza tem sido redobrada!
    Temos feito a solução com cloro e agua, além do álcool 70% e o bom e velho sabao com água. A luta é diária mas vamos vencer!!

  3. Alice Martins disse:

    Olá,

    Acho muito importante posts como esse nesses tempos de pandemia, pois ajuda quem ainda tem alguma dúvida em relação a como lidar com a limpeza dos ambientes e objetos. Tenho tomado os cuidados redobrados e já colocado algumas dessas sugestões na prática. Arrasou no post!

    Beijos!

  4. Alejandra Diaz disse:

    Dicas muito uteis, eu sento que nos pedimos com tudo, e bom ter uma guia de como e uma rotina para algumas coisas. Obrigada por compartilhar.

  5. Leticia Hofmann disse:

    Verdade, a parte mais importante é a limpeza e higiene. Alem é claro de não sair, somente em casos especiais sair da quarentena

  6. Ingrid disse:

    Opa!! Essas dicas sao otimas!
    Nesse momento de pandemia temos que nos adaptarmos

  7. Janaina Braga disse:

    Nossa dicas ótimas, são tantas adaptações que fico meio perdida… adorei as dicas são realmente eficientes. Obg

  8. Limpar a casa em um surto de pandemia como este é essencial! Muito boas dicas!

  9. Joana Darc disse:

    oi!
    Eu adorei a dica 😀 é super importante manter a casa limpa e longe do virus…



%d blogueiros gostam disto: