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Como praticar o autocuidado em casa
Postado dia 22 de julho de 2020 nas tags: , - 238 Visualizações do post!

Em uma rotina agitada, que muitas vezes pode se tornar desgastante pelo excesso de atividades diárias, praticar o autocuidado se torna indispensável para promover o bem-estar. 

 

Os cuidados pessoais podem ser a melhor maneira de garantir que a sua saúde será preservada, tanto no aspecto corporal quanto no mental. 

Em geral, no dia a dia, as responsabilidades se tornam verdadeiros desafios, dificultando e disponibilizando pouco tempo para momentos de relaxamento e de tranquilidade. 

Mas isso é essencial para qualquer pessoa, e deve ser estimulado como uma ação necessária para a manutenção de uma rotina mais leve e menos desgastante. 

Do mesmo modo que o trabalho de uma empresa de reciclagem é realizado para uma finalidade positiva, é preciso planejar uma agenda coerente, em que o autocuidado esteja presente, garantindo assim a sua satisfação pessoal.

Para quem não possui afinidade com essa prática, talvez seja difícil identificar ações simples que podem ser fundamentais para aumentar o bem-estar, mas a grande maioria delas está acessível e pode ser realizada hoje mesmo. 

Por isso, se você reconhece que está precisando dedicar mais tempo para si mesmo, mas deseja aproveitar o espaço do seu lar para investir no seu autocuidado, não deixe de conferir as dicas abordadas neste conteúdo. 

01. Faça uma meditação

A primeira dica que pode trazer um autocuidado imediato e eficaz é fazer uma meditação, colocando-se questões importantes sobre si mesmo. 

Você pode tentar pensar em vários elementos da sua vida, perguntando-se, por exemplo:

  • Estou cumprindo os meus objetivos?
  • O que gosto de fazer no tempo livre?
  • Como otimizar o meu dia a dia?
  • Quais são os meus maiores medos?
  • Tenho cuidado adequadamente da minha saúde?
  • Tenho investido tempo para o contato com amigos?

 

Ao responder parte dessas questões, certamente você conseguirá clarear as suas ideias e se organizar para fazer coisas que estava postergando, mas que podem trazer benefícios para a sua rotina. 

Utilize um espaço confortável dentro da sua casa, onde tenha um tapete ou mesmo uma placa de borracha eva, e aproveite a ocasião para alinhar os seus pensamentos. 

02. Leia um livro

Há quanto tempo você não consegue parar para ler um livro que goste? Muitas vezes, o hábito da leitura pode trazer conforto e bem-estar justamente porque é uma atividade prazerosa, que estimula a imaginação e traz momentos de alegria. 

 

Ao encontrar um trecho interessante, você pode utilizar etiquetas coloridas para sinalizá-los e consultá-los posteriormente, relembrando uma boa passagem da obra. 

Você ainda pode pedir a recomendação de algum título para um amigo, de modo que a leitura renda uma conversa agradável em outro momento. 

Por isso, sente na poltrona mais confortável da sua casa e aproveite as próximas horas para mergulhar no universo da literatura, ou de outras áreas que sejam do seu agrado.

03. Assista um filme

Certamente você se lembra de algum filme que você queria assistir, mas com a rotina cheia de responsabilidades e demandas, esse momento foi deixado para depois. Então por que não investir no autocuidado e dar play nesse título agora mesmo?

Você pode aproveitar o momento também para relaxar, trazendo almofadas para deixar o sofá mais aconchegante, um cobertor e aproveitar para comer uma pipoca, enquanto assiste a um filme clássico ou maratona uma série que você adora. 

04. Tenha um diário

O hábito de fazer um registro dos principais acontecimentos do seu dia, ou mesmo uma anotação simples sobre o investimento em uma tela mosquiteiro para janela que você sempre quis fazer, pode ajudar no aumento do bem-estar próprio. 

Além de permitir que você relembre momentos importantes posteriormente, ter um diário costuma ser uma atividade de relaxamento, podendo ser utilizado até mesmo para diminuir o estresse ao passar para o papel as emoções negativas que você teve no dia. 

05. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também é uma ótima maneira de obter relaxamento, ao mesmo tempo em que se colhe benefícios para a saúde. 

Existem vários exercícios que podem ser feitos em casa, como os alongamentos, danças ou musculação com acessórios. 

Vale lembrar que, ao fazer atividades físicas, o corpo libera hormônios como a adrenalina, que gera energia, e a endorfina, que proporciona sensação de bem-estar. 

Por isso, é interessante encontrar um momento para cuidar da saúde e ainda conquistar uma aparência mais esbelta e torneada.

06. Descubra um novo hobby

Ao pensar em atividades que você gosta de fazer, leve em consideração que muitas delas podem ser simples, mas você pode identificar um gosto especial por elas, tendo assim um hobby. 

Alguns exemplos práticos são: pintar quadros, tocar um instrumento, tirar fotos, cozinhar, escrever, ler, etc. 

Até mesmo o cultivo de plantas pode ser uma tarefa prazerosa, onde você poderá ter várias mudas e utilizar etiquetas adesivas personalizadas para identificá-las, tornando esse hobby diário e bastante útil, chegando a produzir os seus próprios temperos, por exemplo. 

A lista de possibilidades é imensa, de forma que descobrir aquela que mais o agrade pode ser um tipo de autocuidado que causará uma série de benefícios para você.

07. Mudar a casa

Se você quer modificar a decoração da sua casa, desfrutando de ambientes renovados e bonitos, mudar os móveis de lugar ou comprar novos artigos pode ajudar nessa tarefa. 

Para isso, você pode reformar a mobília atual ou mesmo adquirir armários planejados para quarto, investindo na sua casa para valorizá-la e deixá-la mais agradável para si mesmo. 

Do mesmo modo, é interessante aplicar um novo papel de parede, ou renovar os arranjos de cama, garantindo que ações simples criem cômodos mais agradáveis, proporcionando satisfação em você. 

08. Aposte em atividades manuais

Alguns tipos de atividades manuais podem ser interessantes para que você desfrute de maior tranquilidade e adquira momentos mais introspectivos, que ajudam na organização das ideias e rendem instantes de relaxamento. 

Assim, você pode comprar um tecido rustico para cortina e fazer as suas próprias peças, apostando em momentos de costura. O crochê, o tricô e o bordado são outras opções interessantes para quem gosta de atividades manuais. 

09. Resolver pendências

Ter muitas pendências pode ser uma das causas do estresse e da ansiedade, gerando desconforto constante em qualquer pessoa. 

Por isso, uma das maneiras de promover o autocuidado é estipular a sua lista de afazeres e ir resolvendo as demandas conforme a urgência e a necessidade da casa. 

Se você estava adiando uma limpeza de caixa d água preço, esse pode ser um serviço prático de ser agendado, e que certamente tirará um peso das suas costas. 

Dessa forma, cumprir as tarefas que estavam em aberto na sua casa pode trazer satisfação e tranquilidade. 

10. Faça contato com pessoas queridas

As amizades são importantes para qualquer pessoa e investir tempo no relacionamento com pessoas queridas também é uma forma de realização pessoal. 

Sendo assim, aproveite os momentos livres da sua rotina e faça uma ligação para os seus amigos ou parentes, conte as novidades, relembre situações e pergunte sobre a rotina deles, participando mais ativamente da vida das pessoas que você ama. 

11. Tenha uma refeição que você gosta

Como andam os seus dotes culinários? Reserve um momento de tranquilidade para fazer a sua refeição preferida, ou mesmo para testar uma receita nova. 

Cozinhar pode ser uma atividade bastante relaxante, e ainda trazer resultados deliciosos, permitindo que você desfrute de um jantar interessante.

Caso você não queira passar muito tempo na cozinha, outra opção para ter uma refeição agradável é fazer uma encomenda no seu restaurante preferido, de modo que você agrade o seu paladar e tenha um momento de bem-estar. 

12. Tome um banho quente

O banho quente é um dos principais sinônimos de relaxamento, de modo que você deve investir nessa vantagem para praticar o autocuidado diariamente. 

Depois de um dia cansativo de trabalho, aproveite para desfrutar de uma água aquecida, que trará maior conforto corporal para você. 

Considerações finais

Se você tem uma rotina muito atribulada e não tem conseguido ter tempo em si mesmo, é importante alterar essa postura e encontrar um espaço na sua agenda para cuidar de si mesmo. 

As dicas abordadas neste artigo mostram a grande quantidade de atividades que podem ser colocadas em prática dentro da sua casa, mas você ainda pode se planejar para desfrutar de bons momentos mesmo fora do seu lar.

Programar uma viagem, correr ao ar livre, passear em um parque, pegar uma sessão de cinema e visitar os seus amigos são atividades simples, mas que podem render momentos de alegria e descontração. 

Cuidar de si mesmo é a melhor maneira de obter bem-estar e investir na sua saúde física e mental, conquistando benefícios imediatos e a longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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9 Respostas para "Como praticar o autocuidado em casa"

  1. cesar henrique disse:

    Muito bom o site, uma renda extra que me salvou nesta quarentena foi com produção Sabonetes Artesanais https://bit.ly/RendaextracomproduçãoSabonetesArtesanais

  2. Que maravilha de post! Vou até compartilhar suas dicas com algumas pessoas que necessitam. Ler isso é fundamental. Aqui estamos nos cuidando bastante… Mesmo assim, algumas coisinhas passam sem a gente perceber!

  3. Julianna disse:

    Excelentes dicas, especialmente nesse momento de pandemia onde estamos constantemente em casa. Cuidar de nós mesmas e fazer algo que gostamos é trivial pra nos ajudar a passar por esse momento difícil. Sem saber de seu post, já faço algumas das coisas listadas, e realmente funciona! Beijos, adorei seu post.

  4. Rúbia Kenes disse:

    Querida gostei das dicas, agora que estou em casa com essa quarentena, estou estudando mais assuntos que amo, preciso ser uma pessoa melhor, sabe com seu post vai ajudar muitas pessoas, não gosto de ficar parada, quero muito saber e aprender mais, obrigada por compartilhar, beijinhossssssssss

  5. Cidália disse:

    Olá Vanny,
    Vou encaminhar essas dicas de autocuidados para as amigas que assim como eu estão em casa e para aquelas que continuam trabalhando. No meu caso estou conseguindo ficar bem, mantenho uma rotina desde o início da aposentadoria.
    Um abraço!

  6. Adorei a resenha, com essa pandemia eu estou ficando mais em casa, lendo um livro, assistindo filme, meditando , me energizando mais, o ser humano precisa disso p o corpo aguentar o dia a dia… Bjs e sucesso!

  7. Paloma disse:

    Gostei muito das dicas! Grande parte delas eu já sigo e me tornei uma pessoa muito mais feliz depois disso. Amo meditar💙
    Bjus!

  8. Ás vezes na correria do dia a dia, acabamos deixado de lado nosso autocuidado e por anos eu fui assim.
    Hoje já procuro e mudei muitas coisas, dentre essas dicas dadas, muitas já realizo e foi a melhor coisa e claro que preciso estar firme de ter meu tempo.
    Achei interessante também a ideia de ter um diário e ir anotando e a de ter um hobby. Gostei muito! bjs

  9. tania m disse:

    Tanto tempo dentro de casa,que acabamos esquecendo de detalhes tão importantes,citados neste artigo.Ler é fundamental mas não ficar parada,buscar formas de se manter informada e interagir dentro do possível, com as pessoas queridas,tudo pode fazer a diferença.Adorei o artigo.



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