Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como‌ ‌organizar‌ ‌as‌ ‌tarefas‌ ‌de‌ ‌casa‌ ‌em‌ ‌família?‌ - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

As tarefas de casa são necessárias para que seja possível manter a ordem e a limpeza do lar. Só que apesar de dividir o espaço com a família, a mulher sempre acaba sobrecarregada com estes afazeres.

Não se sabe quando surgiu a ideia de que os cuidados com a casa são obrigações exclusivas da mulher. O fato é que, em pleno século XXI, isso já caiu por terra e as mulheres não precisam mais fazer tudo sozinhas.

Hoje em dia, é comum ver mães e esposas trabalharem para ajudar no sustento da casa ou, até mesmo, sustentarem a casa sem ajuda. Além disso, muitas estudam e precisam conciliar seus afazeres diariamente.

tarefas domésticas

Trabalho, estudo, casa e família podem sobrecarregar qualquer pessoa, e se dentro da sua casa ninguém sabe disso, está na hora de conversar sobre o assunto abertamente.

Dividir as tarefas, além de tirar todo o peso das costas da mulher, ainda pode colaborar para estreitar os laços. Ou seja, são muitos benefícios para todos os envolvidos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de dividir as tarefas domésticas, dar dicas para organizá-las e falar um pouco sobre as vantagens para as crianças.

A importância de dividir as tarefas domésticas

Em alguns países, como no Brasil, ainda é muito comum que as tarefas domésticas sejam responsabilidades apenas da mulher. A divisão das tarefas domésticas praticamente não existe, e acaba pendendo para um dos lados.

Porém, quando há uma divisão, a parceria entre o casal melhora e também a convivência com os filhos.

É claro que é importante contar com uma empresa de limpeza de vidros SP para fazer uma faxina mais pesada, mas no dia a dia, as atividades corriqueiras como lavar a louça, tirar o lixo e arrumar a cama devem ser obrigações de todos.

Assim como qualquer outra pessoa, as mulheres também têm seus próprios interesses, como fazer um curso, praticar um hobby ou até mesmo ter mais tempo para se cuidar.

Quando a divisão está desequilibrada, começam a surgir os confrontos de interesse, sendo que para aquelas que trabalham fora, o peso das obrigações pode se refletir até mesmo em sua saúde.

Quando alguém “ajuda”, muitas acabam sentindo que pediram um favor ou que negligenciaram uma tarefa que somente elas deveriam fazer. Esse tipo de pensamento não é correto e muito menos saudável.

Por outro lado, quando os membros da família, incluindo o marido, começam a fazer parte das tarefas domésticas, ninguém se sente sobrecarregado, visto que cada um faz um pouco.

Alguns serviços mais pesados ou específicos, como impermeabilização de lajes, devem ser feitos por empresas e profissionais especializados. Mas pendurar uma roupa no varal pode ser destinada ao marido, enquanto a esposa cuida de outra obrigação.

O diálogo é muito importante e também é o pontapé inicial para evitar brigas e confusões dentro de casa. Além de evitar esse tipo de situação, dividir os afazeres pode harmonizar o lar e desenvolver o senso de responsabilidade e cuidado de todos.

Isso é especialmente favorável para as crianças, principalmente os meninos, para quebrar essa cultura de que os cuidados com o lar são tarefas femininas.

No fim das contas, os membros se tornam mais unidos e o clima familiar melhora bastante. Então, para impulsionar essa divisão, todos devem ter em mente que ela vai favorecer o clima familiar.

Confira algumas dicas para organizar as tarefas

Para organizar as tarefas dentro de casa, como limpeza de estofados e outras, existem algumas práticas que podem ajudar. São elas:

Falar abertamente sobre o assunto

Tudo começa com uma conversa sincera e aberta sobre o assunto. Lembre-se de que você vai conversar com sua família, ou seja, pessoas que você ama e que são importantes para você.

De forma respeitosa, mas sincera, exponha o seu cansaço e o quanto você vem se sentindo sobrecarregada, então, sugira algumas mudanças.

O objetivo é perder algumas funções, que por mais simples que sejam, vão fazer toda a diferença. Mostre que mais do que aliviar o seu lado, o trabalho em grupo vai melhorar o aspecto do lar e o clima dentro dele.

Também é interessante fazer com que todos reflitam acerca de seu papel na família e o que eles poderiam melhorar em relação aos cuidados com a casa.

Por exemplo, se o seu marido pode passar um aspirador no piso laminado de madeira, por que então ele não faz? Se o seu filho deixa os brinquedos espalhados, por que ele não guarda?

Pensar nesses porquês é uma maneira de fazer com que todos entendam seu próprio comportamento e possam começar a mudá-lo.

Avaliar o que cada um pode fazer

Muitas atividades diárias de cuidados com a casa são simples e leves, o maior problema é que elas são numerosas, daí a necessidade de divisão. As mais comuns são:

  • Lavar a louça;
  • Tirar o lixo;
  • Lavar a roupa;
  • Arrumar a cama.

Uma família de 4 pessoas estaria muito melhor e mais unida se cada uma dessas tarefas fosse feita por um membro. É claro que uma criança muito pequena não pode ajudar. Mas a partir dos 5 anos, elas são capazes de fazer algumas coisas.

A mulher pode ser responsável por encontrar os melhores fornecedores de matéria-prima para produtos de limpeza, caso queira fazê-los em casa.

Contudo, no cotidiano, cada um faz um pouco, de acordo com suas capacidades, principalmente no caso das crianças.

Enquanto o marido lava a louça, a mulher cuida das roupas, um filho arruma as camas e o outro tira o lixo. Crianças pequenas podem organizar e guardar seus brinquedos e material escolar, por exemplo.

Essa divisão simples vai fazer toda a diferença na vida da mulher e não vai estressar ou sobrecarregar o marido e os filhos.

Criar um mural de tarefas

Que tal criar um mural de tarefas que fique exposto, para que cada um saiba o que precisa fazer durante o dia? Você pode usar uma cartolina ou então uma pequena lousa branca para que seja atualizada semanalmente.

Deixe alguns afazeres mais específicos, como gestão de resíduos, por conta dos adultos. O restante pode ser dividido entre todos.

Escreva o nome de cada membro apto a fazer uma obrigação de casa e os dias da semana. Escreva as tarefas e peça para que eles marquem com um X aquilo que fizeram.

É interessante oferecer uma pequena recompensa para as crianças no começo, como um doce ou um tempo a mais navegando na internet. Para as menores, é uma maneira de incentivá-las e tornar tudo mais divertido.

Vantagens das tarefas domésticas para crianças

É preciso discernimento na hora de delegar as tarefas para as crianças, de acordo com sua idade, tempo e capacidade.

Por exemplo, uma criança de 5 anos já pode aprender como guardar seus brinquedos em embalagens de papelão depois de usá-los ou em caixas organizadoras.

As crianças maiores, na faixa dos 10 anos, já podem aprender a lavar a louça e estender uma roupa no varal. O ideal é respeitar a idade delas e também o fato de que precisam brincar e estudar.

Contudo, as tarefas domésticas também são importantes em seu desenvolvimento, para que possam desenvolver habilidades importantes para a vida.

Elas precisam aprender como cuidar do lugar onde vivem, afinal, um dia elas vão crescer e precisarão fazer isso sozinhas, inclusive os meninos.

As tarefas domésticas, como colocar um protetor de colchão e secar a louça também ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade, bem como ajudam a fazer com que os filhos valorizem o trabalho.

Se o seu filho foi incumbido de arrumar a cama, ele vai aprender a ser responsável por esse afazer. Além disso, ele vai aprender a diferenciar o certo do errado e o quanto um ambiente organizado é mais saudável.

Por fim, as atividades domésticas feitas em família ajudam a valorizar o trabalho em equipe, algo muito importante para o futuro dos seus filhos.

O trabalho em grupo envolve ouvir o próximo e ter responsabilidades com ele. Quando um não faz a sua parte, a tarefa do outro pode ser prejudicada. Portanto, os pais devem dar o exemplo nesse aspecto.

Conclusão

Uma família moderna cuida da casa junta e faz dela um verdadeiro lar. Além de evitar que a mulher se sinta sobrecarregada, é a melhor forma de manter tudo sempre limpo e organizado, bem como melhorar a união familiar.

Cuidar dos afazeres domésticos deve ser encarado com naturalidade por todos e nunca como atividades femininas que cabem somente às mães e esposas.

Seguindo esse pensamento, ninguém se sente prejudicado e todos passam a entender melhor quais são as suas obrigações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


10


10 Respostas para "Como‌ ‌organizar‌ ‌as‌ ‌tarefas‌ ‌de‌ ‌casa‌ ‌em‌ ‌família?‌"

  1. Michele disse:

    É essencial dividir tarefa de casa. Um ajudando o outro. 👏🏻

  2. Ingrid disse:

    Eu adorei as dicas ! É essencial dividirmos tarefa

  3. Alice Martins disse:

    Olá Vany, tudo bem?

    Acho muito importante essa divisão de tarefas no âmbito familiar, porque é algo que faz todos criarem responsabilidades e até mesmo união entre as famílias. Por aqui tentamos fazer isso e por enquanto tem dado muito certo. Adorei o post demais!

    Beijos!

  4. tainara disse:

    adorei as dicas
    aqui em casa dividimos a tarefa
    mas ainda me sinto sobrecarregada

  5. Olá, tudo bem? Realmente essas dicas são super importantes, afinal, se dividir as tarefas, não pega para ninguém que mora na casa. Adorei a postagem!
    Beijos

  6. Cris disse:

    Aqui em casa somo bem organizados,meu marido me ajuda muito,como meu filho é pequeno deixamos tarefas como organizar brinquedos etc,adorei seu post.

  7. Marcia disse:

    As tarefas de casa são obrigações de todos , para não sobre carregar uma pessoa apenas , nada mais Justo que dividir entre todos .

  8. tania m disse:

    Aqui em casa todos sempre dividiram as tarefas, porque sempre achei muito importante essa ideia de coletividade. Achei o artigo muito util pois nessa pandemia todos devem se unir e aprender a se proteger e claro manter a casa organizada.bjus.

  9. Minda Silva disse:

    Hoje em dia a mulher sendo multitarefas é preciso que marido e filhos colaborem na limpeza, aqui em casa todos ajudam!

  10. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei a dica 🙂 é muito importante dividir as tarefas