Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como montar um espaço aconchegante em varandas pequenas? - Mulher Virtuosa By Vany
lar category image

Hoje em dia, tendo em vista que os espaços residenciais estão cada vez menores, apartamentos com varandas são um claro privilégio, e muitas vezes o espaço dessas varandas é bem reduzido.

Pensando nisso, é preciso criar alternativas que procurem utilizar da melhor forma possível esse espaço, identificando objetos e materiais mais adequados para criar um ambiente aconchegante e especial.

Algumas pessoas preferem fechar a varanda com vidro, como uma forma de ampliar a sala de estar, enquanto outras preferem curtir o ar livre proporcionado pelo espaço.

Empresas de fechamento de varanda possuem variadas opções e modelos, permitindo uma estrutura moderna e estilosa, principalmente, para que você consiga fechar o ambiente sem perder o charme do espaço.

No caso das varandas fechadas, elas acabam dando mais tranquilidade em caso de chuvas fortes, uma vez que o espaço fica protegido e não há necessidade de recolher móveis e objetos decorativos para impedir que eles sejam danificados.

Ainda assim, se você prefere uma varanda aberta, existem alguns tecidos e materiais especiais que são mais resistentes às intempéries do tempo, permitindo que você consiga decorar de forma harmoniosa, sem se preocupar com a degeneração desses objetos.

Se sua varanda aberta tiver espaço para um toldo, uma opção que deixa o ambiente muito mais moderno e estiloso é a cobertura de vidro para varanda, que dá um acabamento todo especial para a área.

Sugestões de decoração para varandas pequenas

É muito comum em varandas que o piso da área externa seja levemente mais baixo que o do interior da casa, o que muitas vezes pode possibilitar a instalação de um deck de madeira para um efeito diferenciado de estética.

É importante identificar que o piso seja facilmente removido para evitar complicações na hora de fazer a limpeza e manutenção.

Uma outra opção é instalar um tapete de grama sintética, permitindo um contato maior com a natureza e tornando o ambiente muito especial.

Para o revestimento, alguns materiais valem a pena por sua durabilidade e praticidade, como é o caso do granito e das pedras naturais e artificiais.

Se você contratar os serviços de móveis planejados apartamento pequeno, pode imaginar toda a estrutura da casa e incluir o que deseja fazer na varanda nesta ação, economizando e criando algo de acordo com suas especificações.

A iluminação da varanda dará o tom que você está buscando para o espaço. Se quiser algo mais aconchegante, é interessante pensar em velas e pontos de iluminação indireta, criando assim um ambiente muito mais intimista e interessante.

Plantas também são excelentes opções de decoração, sendo que elas devem ser escolhidas de acordo com o estilo de vida de quem for morar na casa.

Uma pessoa que não passe muito tempo ali deve procurar plantas mais resistentes, como cactos e suculentas, uma vez que não poderá passar tanto tempo nos cuidados com as plantas.

Caso você goste de jardinagem e tenha um pouco mais de tempo livre, é possível não só decorar a varanda com lindas plantas, como também criar uma pequena horta caseira e transformar o espaço em uma área de lazer, em que você passará um tempo lidando com a natureza.

Caso você tenha uma varanda fechada, pode pensar em algumas opções especiais para organizar o espaço, como:

  • Gavetas recuadas para usar como bancos;
  • Criação de um local de descanso;
  • Redes e poltronas;
  • Local de trabalho.

Uma pessoa que trabalhe em uma empresa de engenharia e arquitetura, por exemplo, pode montar seu escritório em uma área externa de varanda para manter um contato maior com a natureza.

As opções são muito variáveis, e muitas das ideias podem ser aproveitadas por todas as pessoas da casa. Apesar de a maioria das utilizações da varanda serem para o lazer, a ideia de montar uma área profissional ali pode melhorar muito seu desempenho.

Lidar com o estresse do dia a dia pode se tornar uma tarefa mais tranquila se você estiver em uma localização que lhe transmita uma sensação de paz.

Já para varandas abertas, algumas das soluções de decoração podem girar em torno de um estilo mais voltado ao clássico europeu. Uma ideia interessante é a de fazer um “restaurante de uma mesa só”.

Esse tipo de técnica consiste em criar um ambiente de alimentação delicado e integrado com o espaço da varanda, para utilizar em momentos especiais ou quando você sentir que precisa de um mimo para seu dia.

Você pode utilizar uma mesa saarinen oval para a base da estrutura, e procurar cadeiras e objetos decorativos que se encaixem na sua proposta para criar um ambiente harmonioso.

Esse tipo de estrutura pode ser realmente simples de montar, mas deixa o ambiente completamente charmoso.

Para dar um espaçamento maior dos ambientes, e sentir que você está em um local diferente quando entra em sua varanda, é possível criar uma separação com o uso de cortinas e telas decorativas, normalmente adequados à temática inserida no design da varanda.

Para proteger o ambiente externo, é possível pensar em uma persiana vertical para a estrutura do ambiente ficar mais confortável.

Plantas nunca são demais quando falamos de varandas abertas. Elas trazem vida ao ambiente, além de serem benéficas para os moradores da casa.

Em varandas pequenas, é comum que se pendurem plantas em toda a área, lembrando sempre de tomar alguns cuidados para que elas sejam bem cuidadas e transparecem isso.

Uma das ideias que você pode utilizar é a de criar um jardim vertical. Esse formato permite uma melhor utilização do espaço, mantendo uma quantidade agradável de plantas expostas.

Vale a pena identificar a relação de sua varanda com o Sol, uma vez que algumas plantas precisam de um contato mais direto e outras podem ficar em áreas que não recebem muitos raios solares.

Para uma melhor otimização do espaço, independentemente de sua varanda ser aberta ou fechada, invista em materiais penduráveis. 

Bancadas, gavetas e mesas penduradas podem ocupar muito menos espaço e permitir uma melhor utilização de seu ambiente para o fim desejado.

Alguns elementos devem ser levados em conta quando você estiver montando sua varanda. Primeiramente, pense na circulação do local.

A quantidade de pessoas que irá transitar pelo espaço é importante para definir os materiais e objetos que ficarão ali, uma vez que quanto mais pessoas transitarem, maior é o risco de um objeto decorativo se quebrar se houver um excesso deles.

Crianças e animais domésticos também requerem cuidados especiais quando o assunto são as varandas.

Por isso, mesmo que você opte por manter uma varanda aberta, é fundamental que utilize uma rede de proteção e mesmo assim evite o acesso de crianças e animais sem supervisão, para evitar qualquer tipo de acidente.

Melhores materiais para móveis de varanda

Decorar sua varanda pode ser um momento muito especial, mas é importante ficar de olho nos materiais mais adequados para isso.

A deterioração de objetos expostos a variações climáticas pode acabar fazendo você gastar mais do que gostaria, por isso é tão importante fazer a escolha certa nessas situações.

O alumínio é um material que tem sido muito procurado para design em áreas externas, pois é resistente a sol e chuva, bem como não causa corrosão, além de dar uma imagem moderna e elegante para o local.

Uma fábrica de esquadrias de alumínio pode ter peças que ampliarão a segurança de sua varanda, mas ainda assim permitirão que o ambiente continue visualmente interessante. 

Vale lembrar que elementos de segurança nunca são demais quando falamos em áreas externas.

Um grande parceiro do alumínio é o inox, um material resistente à corrosão e que não é influenciado pela variação de temperatura. Além disso, é um material de fácil limpeza.

A madeira é um clássico, e combina com a maior parte dos ambientes de decoração. Nesse aspecto, as mais procuradas são as madeiras de lei, como o cedro e o carvalho, uma vez que são materiais extremamente resistentes, podendo durar até 50 anos.

Apesar de algumas madeiras serem mais resistentes a insetos e a corrosão natural, é um material que demanda um acabamento adequado para conseguir manter sua estrutura e beleza sem impactar a durabilidade.

Fibras sintéticas e plásticas têm ganhado a atenção de muitos decoradores também, uma vez que possuem alta resistência climática. Esse material de alta duração ainda tem como vantagem a variedade de cores, texturas e modelos, permitindo combinações únicas.

Um ambiente externo sempre vai precisar de manutenção, então é importante compreender os recursos que serão utilizados para a manutenção de sua varanda.

Uma vez que isso esteja dentro de seu orçamento, ter uma varanda decorada pode ser uma experiência única para sua casa, trazendo um ambiente único de relaxamento, interação e produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


5


5 Respostas para "Como montar um espaço aconchegante em varandas pequenas?"

  1. Paloma disse:

    Oiee minha flor! Adoreii as dicas. Realmente uma varanda pode ser um escritório super agradável. Nunca tinha pensado nisso.

    Beijos,
    Paloma❤

  2. Ficar Bem disse:

    Fui a um riacho na casa de amigos que a varanda era toda de vidro, que tem aberturas laterais pode fechar como aberta, é bom para dias frios e locais um pouco isolados, para dar mais segurança.

  3. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Ter um espaço aconchegante dentro da nossa própria casa é bem importante. Tenho uma varanda enorme, mas não a aproveito como deveria, mas seu post acabou me trazendo muitas ideias. Colocar um balanço seria uma ideia perfeita, sem dúvidas. Arrasou no post, adorei demais!

    Beijos!

  4. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa 🙂 gosto muito de jardim vertical

  5. Excelentes as dicas de como ter um espaço mais aconchegante, a varanda é um cantinho essencial, principalmente na época do verão, muitas pessoas gostam do espaço para descansar, seu post bastante importante com informações úteis que vai ajudar muito quem está querendo montar uma varanda mais aconchegante, bjs.