Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como inserir a decoração natural no seu lar? - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Como inserir a decoração natural no seu lar?
Postado dia 24 de março de 2021 nas tags: , - 391 Visualizações do post!

Apostar em decorações naturais tem sido uma das principais tendências nos últimos anos, principalmente se a decoração necessitar de elementos que são fáceis de encontrar no mercado, e podem ser facilmente introduzidos no lar.

 

Pensando nisso, neste artigo separamos ótimas dicas de como apostar em itens naturais na sua casa. Acompanhe!

O natural como tendência

Em tempos corriqueiros, onde o estresse e a falta de produtividade prejudicam muitas pessoas, é ideal o investimento em composições que fazem parte do dia a dia, que tragam maior tranquilidade e uma sensação de paz entre moradores de uma casa.

Dentro desta perspectiva, muitas pessoas têm pensado em apostar na decoração natural em suas casas, como uma forma de trazer um conforto acima da média, em comparação com formas tradicionais de composição de uma casa.

 

E construir essa decoração pode parecer mais fácil do que esperado. Isso porque os elementos de uma casa com ar natural são mais simples de comprar e encontrar, já que trazem uma conexão com a natureza.

 

Por isso, construir um espaço interessante e natural pode ser feito tanto por empresas de decoração e arquitetura, especializadas nesse segmento, quanto pelos próprios moradores do local, por meio de dicas certas e compatíveis com cada realidade.

Confira dicas de decoração natural

Veja abaixo algumas formas de decoração simples para sua residência, transformando seu espaço em um lugar natural e com ares de tranquilidade.

1. Investir em plantas

Uma das principais tendências em decoração natural nos últimos tempos é a utilização de plantas de grande porte como parte da decoração de uma casa, algo que além de trazer instantaneamente um ar de natureza, agrega tranquilidade e vida saudável.

 

Ter uma planta em casa, seja qual for seu tipo ou finalidade, é sempre uma forma de trazer a coloração verde, que automaticamente remete à natureza e ao ar livre, não apenas para quem ali está entrando, mas também para os moradores da residência.

 

Por serem tão populares nos dias de hoje, as plantas podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas, como lugares de jardinagem e paisagismo, e também vistas em postagens de blogs na internet, onde atualmente são pautas entre muitos veículos.

2. Objetos artesanais

Você sabe diferenciar um objeto artesanal para aquele mais industrial? Ambos possuem um cunho artístico, mas o objeto artesanal tem um propósito mais caseiro, o que também diferencia ele de outros, por ter preços mais acessíveis e menores acabamentos técnicos.

 

Objetos desse tipo, como pratos, esculturas, quadros e outros itens artesanais, quando compõe uma casa, trazem uma aparência mais caseira e um sentimento mais acolhedor, pois constroem uma imagem de uma residência que se preocupa em trazer simplicidade.

 

Encontrar esses itens pode ser fácil na internet, em sites que trabalham com esse material, e também em feiras ou em lojas online de artistas independentes, que trabalham justamente com a produção e venda desses produtos, algo que incorpora exclusividade.

3. Itens em madeira

A madeira é um material que, por ser da natureza, ou ser composto em grande parcela pela composição do material, traz para uma casa uma sensação rústica, o equivalente a algo caseiro. Uma boa opção, também, são itens do gênero como verniz para piso de madeira.

 

Mas além do visual, a madeira é um revestimento ótimo para casas e apartamentos, pois tem uma durabilidade acima da média, o que incorpora ao espaço uma sensação de comodidade e usabilidade, também, considerando o local mais caseiro do que outros.

 

Uma boa opção são itens que entregam uma composição para lugares de maior movimentação de pessoas, como salas e quintais, sendo boas opções cadeiras, mesas, quadros, aparadores, redomas de espelhos e outros itens, a partir de cada gosto.

4. Priorizar luz natural

Embora não seja um objeto de decoração, a luz natural aliada aos móveis e objetos, e até mesmo paredes com cores específicas, proporciona para a casa uma imagem de maior tranquilidade, o que equivale a um imóvel com decoração caseira.

 

É interessante para quem deseja esse tipo de ambientação, priorizar a compra de tecido rustico para cortina mais claras e de janelas com alta entrada de luz, evitando acender muitas luzes artificiais, para criar um ambiente próprio para convivência e tranquilidade.

 

Se o local de entrada de luz não for viável, é uma boa opção comprar artigos de iluminação que induzam uma produção de luz mais natural ou mais fraca, como medidores de luz no ambiente, que regulam a iluminação para cada necessidade.

5. Utilizar as cores certas

As cores corretas podem mudar totalmente o ambiente e a sensação de estar dentro de uma residência. Isso porque, cada proposta, pode diminuir a sensação de conforto e local caseiro, como cores mais escuras, que não permitem maior disseminação de luz.

 

Uma boa opção para manter um ambiente com decoração caseira é a utilização de cores nas paredes, móveis e objetos que tenham como princípio o branco, bege, cinza e tons de areia, muito populares nos últimos anos, assim como piso laminado de madeira.

 

Além disso, evite encher objetos que tragam maior diferenciação de cores, optando por compor o ambiente com uma ideia de simplicidade. Você verá que, em comparação com outros imóveis, uma casa com cores claras é o local ideal para descanso. 

6. Tecidos orgânicos

Tecidos orgânicos são aqueles compostos, em sua maioria, de materiais naturais, algo diferente daqueles vendidos em grandes lojas e shoppings, cujo principal componente são itens industrializados, indo contra a ideia de um local com aspecto caseiro.

 

Embora tecidos sejam mais encontrados em sofás, poltronas e cortinas, é possível compor um ambiente com decoração caseira utilizando esses objetos de diferentes formas criativas, como cobertura envolta de camas, dentro de quadros e em travesseiros.

 

Além disso, roupas e cortinas com tecidos orgânicos ampliam a sensação de simplicidade dentro de um cômodo, algo que também reflete no comportamento e no dia a dia dos moradores, que acabam utilizando vestuários desse gênero.

7. Utensílios vintage

Nada mais certo para uma decoração caseira do que a composição de um ambiente com utensílios e objetos com um ar antigo. Uma das principais tendências nos últimos anos passou a ser a compra e a utilização de ferramentas consideradas de outras gerações.

 

Uma máquina de café expresso grão, por exemplo, tem sido uma das queridas dentro de cozinhas de lares com uma pegada mais caseira, além de máquina de escrever, tábua de passar roupa, geladeiras e outros produtos que remetem ao passado.

 

Ter esses elementos dentro de uma casa traz, além de um toque divertido, uma nova perspectiva do que é ou não um utensílio antigo, já que, estando em funcionamento, serve utilitariamente ao mesmo tempo que decora um ambiente.

8. Flores e mais flores

Flores são, sem dúvidas, uma das melhores propostas para ambientes que têm como base a decoração e a sensação de natural. Isso porque, além de serem parte importante de uma ideia de soluções ambientais, também agregam sensações relacionadas ao olfato e visão.

 

Sobre suas cores, o ideal é que sejam em tons mais claros, para que possam transmitir com exatidão uma ideia de refresco e tranquilidade dentro de uma residência. Uma outra preocupação importante para essa composição são os vasos que as sustentam.

 

Eles podem ser encontrados em versões:

 

  • Artísticas;
  • Artesanais;
  • Modernas;
  • Coloridas.

 

Dependendo da disposição de compra do morador, é possível que essas plantas apresentem ramos maiores, mais flores, e sejam de empresas que trabalham especialmente com esses itens, o que pode não sair barato.

 

Por isso, sempre é uma boa opção para quem gosta de economizar em uma boa decoração natural, a compra de flores artificiais, geralmente de plástico, que se bem cuidadas podem durar um bom tempo, enquanto agregam a natureza dentro de casa.

9. Recicláveis

Recicláveis são utensílios considerados grandes parceiros de uma decoração natural, justamente porque um dia já foram algum outro objeto e já tiveram outra utilidade. Agregar ao ambiente essa ideia de renovação de um item é uma forma de decoração natural.

 

Esses objetos podem ser encontrados dentro de uma casa, desde um peso de porta de fechamento de sacadas até uma poltrona no meio da sala de estar. Essa também é uma excelente alternativa para um ambiente natural, e que não custa caro.

Conclusão

Uma decoração natural, além de providenciar uma vivência mais tranquila dentro de uma casa, que é o local onde mais passamos tempo, agrega um sentimento de reconexão consigo mesmo, algo que ajuda muitas pessoas em tempos difíceis.

 

Por isso, investir nesse tipo de decoração pode ser uma ideia benéfica, tanto em um viés financeiro quanto em um sentido mental, auxiliando os moradores da residência a construírem uma relação harmoniosa em sentido subjetivo e complementar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8


8 Respostas para "Como inserir a decoração natural no seu lar?"

  1. cila disse:

    Oi Vany, tudo bem?
    Adorei essa nova tendência. Além de ser mais fácil e mais prática, pode acabar sendo mais barata também. Eu particularmente adoro plantas e flores, dá vida ao ambiente.
    beijinhos.
    cila.

  2. Elizabeth disse:

    Adorei! Acho essa decoração natural e clean muito melhor! Obrigada pela dica!

  3. Minda disse:

    Estou nessa vibe de deixar a casa mais natural, investindo em plantas, ainda não acertei o tom com as plantas mas já estou no caminho!

  4. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei as dicas 👏 são maravilhosas, acho lindo decorações naturais

  5. Ana Letícia disse:

    Plantas e objetos artesanais deixam o lar mais vivo com certeza! Amei suas dicas.

    quinzeprasnoveblog.com

  6. mi maxwell disse:

    Acho lindo vasos de plantas nos cantos da sala, mas infelizmente, não tenho mãos pra elas e minha gatinha com certeza iria detoná-las. Já objetos vintage são tudo de bom!!! bjos

  7. Izabela disse:

    Legal, talvez seja uma opção para decorar meu apartamento. Adorei o post 😊

  8. Ótimas dicas. Confesso que adoro ver decorações que tenham na sua composição plantas mas não sou grande cuidadora 😅. Morrem-me todas. Já desisti… 🤣🤣🤣