Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como fazer uma ótima redação - passo a passo para não errar na conjugação e substantivo - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Redigir realmente não é uma coisa fácil. Mas pode deixar de ser um “bicho de 7 cabeças” como grande parte das pessoas pensam.

Se você tem algum exame em que precisará fazer uma redação, está no lugar certo. Temos 7 dicas que te ajudarão a fazer uma ótima redação para não errar!

1 – Mantenha a simplicidade

Na hora de escrever, evite palavras difíceis para parecer mais preparado. Bem melhor usar palavras conhecidas e fáceis de serem escritas e entendidas.

Outra dica é usar frases curtas, para não se perder no sentido delas escrevendo coisas confusas.

2 – Seja Claro/a


Além de escrever corretamente os substantivos, adjetivos, concordâncias, etc. Um dos segredos é se expressar com clareza. Como? Colocando no papel aquilo que você pensa. Assim fica mais fácil de se entender o que você redigiu.

3 – Seja objetivo

Escrever muito não quer dizer escrever bem. Assim, seja o mais objetivo possível.

Não tente colocar no papel assuntos que não se relacionam com o texto para a redação ficar maior. Com certeza, isso fará você perder pontos ao invés de ganhar.

4 – Mantenha uma unidade

A redação deve ser enxergada como se fosse uma unidade. É essencial sustentar uma ideia do começo ao fim do seu texto. Pense em uma trajetória, é assim que sua redação deve ser.

Uma dica é fazer antes um esboço das ideias que você vai colocar na sua redação. Assim, fica mais fácil manter uma linha coerente.

Não se esqueça também de prestar atenção na gramática, como o uso correto de substantivos (saiba mais), adjetivos, concordância, etc.

5 – Seja coerente

A coerência ou coesão é fundamental em uma ótima redação. Sem ela, as ideias se perdem, ficam confusas e o texto acaba perdendo o sentido.

Esse item é semelhante ao anterior. Ou seja, a sua redação deve seguir um caminho. Os parágrafos devem ser “amarrados” um ao outro até chegar à conclusão do texto.

6 – Escolha um tema central

A maioria das provas já tem o tema definido. Mas se isso não acontecer, você terá de escolher um e não poderá “fugir” dele durante todo o texto.

Um erro imperdoável em uma redação é iniciar escrevendo sobre algo e terminar abordando outro assunto: é reprovação na certa. Por isso, sempre tome cuidado para não se distanciar do tema central de que se trata a redação.

E nunca é demais lembrar de não esquecer de revisar pontos cruciais gramaticais: como os substantivos, adjetivos, verbos, regência, concordância, etc.

7 – Faça uma revisão

Assim que terminar a sua redação, revise o que você acabou de redigir, se possível, 2 vezes. Essas revisões são excelentes para percebermos os próprios erros e consertá-los, principalmente os gramaticais: adjetivos, substantivos, tempo verbais, etc.


69


69 Respostas para "Como fazer uma ótima redação – passo a passo para não errar na conjugação e substantivo"

  1. Alane disse:

    Adorei esse post,escrever uma boa redação é muito importante!

  2. Gaby Castro disse:

    Sempre gostei bastante de redação! Amei suas dicas! Quando fia a prova do Enem tirei 75% na época da redação

  3. Leonardo disse:

    Ótimas dicas, se todos as utilizassem realmente a comunicação seria muito mais clara e dinâmica

  4. Kiss disse:

    Amo escrever, sempre que posso estou escrevendo. Suas dicas são simples e bem úteis não só para redações, adorei!

  5. Nati disse:

    Muito bom o teu post com essas dicas, ainda mais pra nós que estamos sempre escrevendo. Com a prática dessas dicas a nossa escrita vai melhorar e muito. Beijo

  6. nani disse:

    Nossa rolou lembranças do colégio agora, eu adorava fazer redação, ótimas dicas vou até compartilhar com meus amigos do facebook!! obrigada Vany.

  7. cibele disse:

    Super dicas para quem está precisando e na época de redações e provas

  8. Letícia Guedes disse:

    Olá!
    Como alguém que já redigiu muitas redações, digo que suas dicas são mesmo muito valiosas. Manter-se no tema, ser claro no que escreve, não se perder do fio condutor: tudo isso é muito importante.
    Abraços! 🙂

  9. milca abreu disse:

    eu sou professora de português e achei suas dicas ótimas, é importante ter calma na hora da redação.
    Alás, eu adoro esse tema!

  10. Oie, tudo bem? Que post mais interessante. Com certeza escrever exige um pouco de atenção e cuidado. A revisão é um dos pontos mais importantes. Dicas anotadas. Beijos, Érika =^.^=

  11. Adriane disse:

    Adorei as dicas!
    Como trabalho escrevendo o dia todo, seguir essas regrinhas é primordial. Eu amo escrever, mas confesso que as vezes pulo a parte da revisão.

  12. Suzi Gomes disse:

    Essas dicas são ótimas, sempre usei e dá certo, escrita é algo que devemos treinar sempre, ainda mais redação.

  13. ALICE MARTINS disse:

    Oi Vany,

    Esse post não é excelente para quem está prestes apenas a prestar vestibular, mas para todas as pessoas, pois são dicas valiosas. Eu adoro escrever redações, sempre foi um prazer e quando prestei o Enem me dei muito bem. Uma dica para temas é ficar atento a atualidade e escrever várias redações sobre eles.

    beijos!

  14. Duda Baptista disse:

    Amo fazer redação e suas dicas são importantíssimas, ainda mais quando as pessoas não gostam de fazer e nem treinam para deixar a redação ainda melhor, uma dica importante também é ler bastante sobre o assunto que você vai escrever, e ficar atento as coisas da atualidade.

  15. Lenny disse:

    Uma ótima dica para se dar bem no exame. É muito comum errar sem saber que estamos errados.Adorei suas dicas, principalmente para quem procura emprego.

  16. Alécia Magalhães disse:

    Que dica legal…eu amei as dicas, sempre escrevo, mas sou péssima em regras gramaticais
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

  17. Alessandra disse:

    Estava precisando desse post! Excelentes suas dicas aqui. Muito bom mesmo seu post! Obrigada

  18. Miriam disse:

    Vou mandar o link desse post para a minha filha, será muito útil para ela! Beijos

  19. Ótimas dicas, deveriam ser passadas em escolas também, certamente.

  20. Dicas super pontuais e bem elaboradas. Gostei.

  21. Malu disse:

    Que nostalgia dos meus tempos de escola, tuas dicas se assemelharam muito com os esqueminhas que eu usava toda vez que ia eacrever rs
    Parabéns pelo post!

  22. Mi Gobbato disse:

    Adorei o post, as dicas são maravilhosas.

  23. Como fazer uma boa redação. Use o método miojo.
    Tô brincando!
    Ótimas dicas.
    O nosso sistema de educação, nossos alunos( e que for fazer concurso) precisa de toda ajuda disponível.

  24. Ga Borges disse:

    Ótimas dicas, pois redação é um problema eterno para os estudantes, sempre consta nas provas, pois se a pessoa não souber expor suas idéias, não irá ser um bom profissional. Acho a dica mais importante é ter o foco no tema, pois se seguir outro caminho, a redação fica sem sentido. Parabéns!

  25. Raquel disse:

    Voltei aqui pra anotar as dicas no caderninho. Principalmente a ultima, tenho preguiça de fazer a revisão hahaha

  26. Sadhia Hage disse:

    oi linda eu adorei suas dicas ,são muito valiosas para nós .

  27. Fernanda disse:

    Eu acho que as dicas ficaram um pouco superficiais e que talvez você pudesse ter dado uma aprofundada pra ajudar mais quem veio no post justamente procurando ajuda. No item 2 você fala pra sermos claros e está certo, mas tbm disse pra colocarmos na redação que devemos escrever o que pensamos e não é bem assim principalmente se o texto for um dissertativo argumentativo pq o corretor não quer sua opinião do assunto.
    Bjs!

  28. camila disse:

    oiee amei suas dicas de verdade ,estou escrevendo um livro e as vezes penso em colocar palavras difíceis porém o público que quero atingir não seria coerente colocar essas palavras, fiquei com as fáceis de se compreender e frases boas e curtas (pelo menos é o que acho ).
    estava pensando em juntar uns 5 blogs bem interativos sobre literatura e fazer um desafio semana de escrita entre esses blogs o que acha me chame se gostar da ideia . beijokas

  29. Olá, tudo bem, realmente escrever bem não é o corte de muitos, porem isso pode ser corrigido com aulas de redação, via YouTube e leitura, bjs.

  30. Evandro disse:

    Esse é um post maravilhoso e essencial. Infelizmente grande parte das pessoas não conseguem desenvolver bem uma redação, sendo prejudicado na escola e principalmente em concursos, onde essa nota tem um peso grande. As dicas são ótimas e já sigo várias delas ao escrever uma redação. Parabéns por trazer um post de grande utilidade.

  31. Nique disse:

    Na época da escola eu era muito boa em redação, pois sempre gostei muito de ler e escrever. Hoje em dia peço na falta de leitura. Adorei seu post amore, ótimas dicas.

  32. Cidália disse:

    Ótimas dicas!! Fazer uma redação não é tão simples como muitos alunos pensam. Lendo seu post lembrei das aulas de técnicas de redação que tive no magistério. Espero que os estudantes leiam suas dicas antes de fazer uma redação.
    Beijos!

  33. Amilton Júnior disse:

    Dicas excelentes! Muitas pessoas acham que escrever uma boa redação é fazer um texto mirabolante, mas não, nada como algo objetivo, sem tantos efeitos e bem claro. Nota mil!
    Abraços! 😊

  34. Claudia Araújo disse:

    Que dicas ótimas!
    Adorei a do ser objetivo!
    Fica ruim quando enrolamos muito, e no fim acabamos por não falar nada com nada heheh
    Eu sempre procuro escrever de forma clara e objetiva!

  35. Raquel disse:

    ótimas dicas, principalmente pra quem tá se preparando pro Enem haha

  36. Dayana Alves disse:

    Já vou anotar todas as dicas, todas são valiosas!
    Obrigada por compartilhar com a gente 🙂

  37. Veronica Alves disse:

    Adorei as dicas. Muito valiosas para elaborar um bom texto. Bjs

  38. toda produzida disse:

    Boa tarde, como vai? Eu gostei bastante das dicas, acredito que você citou pontos super importantes par se ter uma boa redação. beijos

  39. Olá, bom dia! Adorei todas as dicas, são muito úteis <3

  40. Oiii,
    Obrigada pelas dicas <3, já tive umas dificuldades pra escrever redação, mas hoje em dia até que escrevo bem mas as dicas são muito bem vindas *-*

  41. Mi Gobbato disse:

    Ótimas dicas, realmente nem sempre escrever um bom texto é fácil, mas com treino e essa a dicas facilitam

    Bjs Mi Gobbato

  42. carla disse:

    adorei as dicas. vou treinar mais

  43. Silvania disse:

    Eu nunca fui muita boa em redação,mas usar palavras simples e conhecidas ajuda bastante.

  44. Beatriz Ribeiro disse:

    Excelentes as dicas para fazer uma ótima redação, o passo final de revisar é essencial para verificar que cumpriu bem todos os outros passos

  45. Nunca fui fã de redação. Adorei as dicas.

  46. Excelentes dicas, super importantes… Amooo redação, e com certeza esses pontos que você relatou são fundamentais para uma escrita coerente. Adorei, parabéns pelo post!

    Beijinhos, Gi
    Blog Apenas Detalhes | http://www.apenasdetalhes.com

  47. Ingrid Raggio disse:

    Essa postagem é muito importante
    Precisamos saber escrever bem

  48. Gostava muito de fazer redação.
    Super dicas.

  49. Eu amo Redação, amei a dica. Bjs

  50. Achei ótimas essas dicas! Eu fiz Enem ano passado q deixei a desejar. Mas quem sabe futuramente isso n mude hehehe

  51. Etiene disse:

    Redação sempre foi meu fraco rs. Boas dicas.

  52. QUEZIA disse:

    Redação, sempre foi minha matéria preferida, amo escrever e adorei suas dicas. Beijos

  53. Sueli disse:

    Suas dicas são Excelentes e acho que redação é uma parte muito importante da vida acadêmica e até depois dela pois eu trabalho com recrutamento e leio cada coisa kkkk.bjss adorei suas dicas

  54. Dicas preciosas, a redação é uma parte muito importante em exames de vestibular e concursos públicos, precisa estar bem feita. Post super útil para os estudantes.

  55. Alécia Magalhães disse:

    Dicas excelentes…sempre gostei de escrever, mas redação é outro nível, amei as dicas
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

  56. daniela disse:

    Seu post me fez lembrar os tempos de vestibular. Essas dicas são ótimas, vai ajudar muito quem estiver precisando!

  57. Dandara disse:

    Muito boa as dicas, sempre que fala de redação lembro das provas que tinha na escola, eu ia uma bem em redações mais sei que é sempre um desafio! E com dias como essas da para se preparar melhor

  58. Joici Souza disse:

    Sempre temos aquelas dúvidas na hora de escrever né? A minha maior dificuldade é ser objetivo. Mas estou trabalhando isso rs. Ótimas dicas.

  59. O Enem já está se aproximando e eu ainda não estou segura com relação a redação. Nunca fui muito boa nisso! Mais as dicas são ótimas! Obrigada!

  60. Jaqueline disse:

    Essas dicas são bem legais e acho que todo mundo deveria ler.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  61. Esthefany disse:

    Eu amo escrever e sempre fui muito bem em redação. Parabéns pelo post

  62. Elisângela disse:

    Essas dicas cairam do céu, vai me ajudar bastante e ajudar meu filho ,vou compartilhar tua postagem com ele , vai ser muito útil. Obrigada pelas dicas.

  63. Talyta Xavier disse:

    Dicas maravilhosas, amei demais, afinal, preciso me ligar em tudo isso para tirar uma nota boa na redação do Enem 💕

  64. Jessica Machado disse:

    ótimas dicas, que quando colocadas em práticas, não tem perigo de fazer um texto feio. Arrasou nas dicas.

  65. toda produzida disse:

    Boa tarde, como vai? É VERDADE eu gostei bastante do conteudo, acredtido, que você citou esses passos super interessante

  66. Jéssica disse:

    Olá, Verdade temos que revisar, ler antes de dar como finalizado. Muitas vezes erramos pela pressa ou por tentar enfeitar muito! Adorei o post sobre esse tema! Parabéns

  67. Fernanda disse:

    Legal a dica, para quem está na escola, ou vai prestar alguma prova. Parabéns.

  68. Excelente dica para quem vai fazer um exame, é importante sempre que terminar a redação dá uma revisada sempre fazia isso quando fazia uma redação, suas dicas bastante preciosas, bjs.

  69. Joana D'arc disse:

    Oi!
    Parabéns pela excelente dica 😀 é essencial também ter conhecimento sobre o tema abordado.



%d blogueiros gostam disto: