Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como escolher o melhor tecido para o seu estofado - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
Como escolher o melhor tecido para o seu estofado
Postado dia 15 de março de 2021 nas tags: , , - 307 Visualizações do post!

Uma dúvida muito comum para quem está comprando ou reformando o seu estofado é a escolha do tipo de tecido, que precisa levar em conta alguns pontos importantes que vão garantir a beleza e o conforto esperados.

Em geral, quem entra em uma loja em busca de um modelo de sofá pode dar de cara com uma série de opções bonitas e refinadas. Porém, escolher um deles sem pesar alguns critérios importantes pode fazer com que a seleção seja ruim. 

Afinal, cada tipo de tecido apresenta as suas características, que vão influenciar de maneira direta na satisfação com o produto adquirido. Mesmo para quem está reformando o estofado, ter a certeza de escolher o melhor tecido é essencial para decorar a casa. 

Não à toa, os projetos de decoração são fundamentais para ajudar nesse processo, pois apresentam as principais opções para quem está montando uma sala de estar e quer encontrar as melhores mobílias para o local. 

O sofá, nesse sentido, é um dos principais itens da decoração, de modo que a escolha dele pode fazer toda a diferença para se montar um ambiente agradável sem dificuldades. 

De fato, os tecidos são bastante importantes dentro da composição de um cenário aconchegante para a sua casa. Assim, eles podem ser vistos nas cortinas, nas capas de almofadas, nos tapetes e, de modo mais expressivo, nos estofados e poltronas. 

Dessa maneira, saber como selecionar o melhor para a sua casa é necessário em vários sentidos, e o objetivo deste artigo é justamente apresentar dicas de escolha e as melhores opções para quem está buscando pelo tecido perfeito. 

Por isso, siga na leitura deste conteúdo e conheça os tipos de tecido, suas características, vantagens e desvantagens, para então conseguir decidir pelo ideal para a sua casa. 

O que levar em conta na hora de escolher o tecido?

Se para quem vai fazer uma locação de poltronas a escolha do tecido está entre um dos pontos mais relevantes, quem dirá para quem quer comprar ou reformar o estofado de casa. 

Há vários aspectos que podem influenciar na boa escolha de um tecido, de modo que considerá-los antes de fazer a compra do novo sofá é fundamental. Entre os principais pontos, é possível mencionar:

  • A beleza;
  • A durabilidade;
  • A cor;
  • A facilidade de limpeza;
  • O valor.

A beleza é um dos primeiros aspectos a ser considerado. Afinal, quem está montando a decoração da sala de estar certamente deseja que ela fique bonita e aconchegante, e a aparência do estofado influencia de maneira marcante nesse sentido. 

A durabilidade é outro ponto fundamental. Para quem tem animais de estimação em casa, isso é ainda mais necessário, pois pode garantir que o sofá permaneça resistente por muito mais tempo, evitando a troca do estofado antes da hora. 

A cor pode ser decisiva quando a ideia é escolher um sofá mais bonito para a sala. Isso porque é preciso levar em conta o estilo decorativo que se deseja aplicar no espaço, e os tons coloridos podem fazer diferença na harmonização do cômodo. 

A facilidade de limpar o tecido também é de grande peso na decisão. Quem tem crianças em casa, por exemplo, pode precisar de uma limpeza de estofados com maior frequência, de modo que selecionar o sofá pensando nisso ajuda na manutenção do lar. 

Por fim, o preço pode ser determinante na compra do estofado. Isso porque é preciso considerar o custo-benefício do produto, uma vez que os valores variam bastante conforme o tipo de tecido que foi usado na estrutura do móvel. 

Dessa forma, assim como se considera um tecido veludo preço para encapar as almofadas usadas na sala, é importante mensurar o custo de um tecido para o sofá antes de tomar a decisão final de compra. 

Ao levar em conta cada uma dessas considerações, a escolha se torna mais simples e rápida. Por isso, depois de tomar conhecimento sobre elas, é hora de saber mais sobre os tipos de tecidos encontrados no mercado. 

Tipos de tecidos para estofados

Como é sabido, existem diferentes tipos de estrutura para um sofá, de forma que selecionar aquela que apresenta mais resistência é o que vai garantir que o estofado se mantenha sempre firme e que ofereça uma alta durabilidade de uso. 

Em paralelo, outro elemento que vai garantir que um sofá permaneça bonito e bem cuidado com o passar dos anos é a escolha de um tecido de boa qualidade, que alia elegância, resistência e conforto. 

Para que você possa selecionar uma opção que deixe a sua sala personalizada e com a aparência desejada, confira a seguir algumas alternativas interessantes de tecido. 

1. Couro 

O couro é um dos tecidos mais famosos e clássicos quando o assunto é revestimento de sofás. A sua durabilidade é alta, o que faz com que ele seja uma opção interessante e agradável para os mais diversos estilos decorativos. 

A limpeza da superfície é bastante simples, e pode ser feita com um pano úmido com facilidade. É indicado que se passe um produto especial para conservar a beleza e a resistência do couro, evitando que ele resseque. 

Por ser um produto natural, o seu valor de mercado costuma ser mais alto do que outros tipos de tecidos, e é preciso avaliar a aplicação dele em alguns designs de sofás mais modernos e cheios de corte. 

Vale frisar que ele pode combinar de maneira especial em uma sala com um tecido rustico para cortina, criando um equilíbrio interessante na decoração. 

2. Courino

Quem procura uma versão bastante parecida com o couro, porém que seja mais econômica, pode encontrar no courino o efeito que deseja. Também chamado de couro sintético, apresenta boa durabilidade e é de fácil limpeza. 

Justamente por isso, é uma ótima indicação para casas com crianças e animais de estimação, já que qualquer sujeira é removida facilmente. Pode ser encontrado em várias cores, o que ajuda nos mais diversos tipos de decoração.

3. Sarja

Se você mora em uma região mais quente e sempre sofreu com tecidos de sofás que esquentam demais, a dica para acertar na escolha do estofado dessa vez é optar por aqueles revestidos de sarja. 

O seu custo é acessível e a estrutura apresenta resistência, o que se mostra um bom custo-benefício para o comprador. Por ser considerado de aparência pesada, pode não ser uma escolha interessante para quem deseja montar uma decoração mais delicada. 

No entanto, é uma excelente opção para ser inserida em um estilo mais casual, combinando perfeitamente com uma cadeira charles eames com braço em uma sala de estar aconchegante e diferenciada. 

4. Veludo

O veludo é um tipo de tecido clássico, que pode ser visto tanto em um bonito estofado quanto em uma cortina ou edredom. É usado por quem busca maior requinte e sofisticação, podendo ser uma opção interessante para uma decoração mais refinada. 

Vale ressaltar que é um tipo de estofado que pode esquentar rapidamente, e por isso é mais utilizado em regiões frias. Um dos pontos a se considerar é a limpeza, que é mais difícil do que em outros tipos de tecidos. 

5. Linho

O linho é um tipo de tecido que possui características antialérgicas, o que faz com que ele seja uma opção interessante para muitas pessoas. Além disso, a sua fabricação cai bem no revestimento de espumas, resultando em uma superfície uniforme. 

Pode ser usado em sofás e em cadeira de escritorio presidente preço com facilidade, pois é visto como um tecido simples, mas refinado. Por ser bastante durável, conserva a aparência de novo por vários anos, mostrando-se um bom investimento. 

6. Suede

O suede é um tecido conhecido pelo seu uso em sofás, justamente porque possui uma maciez agradável, o que traz maior conforto para o lar. É bastante resistente, e tem como característica ser recomendado para regiões frias ou quentes, sem restrições. 

A sua aparência é bastante conhecida pela semelhança com a camurça, e a estrutura do tecido evita o acúmulo de pó, deixando a superfície sempre limpa. 

No entanto, é válido ressaltar que o suede pode apresentar manchas com facilidade, caso algum líquido seja derramado no tecido. Para amenizar o problema, a impermeabilização de estofados é indicada, pois protege a superfície da umidade. 

Esses são alguns dos principais tipos de tecidos que podem ser usados em estofados, e que impressionam tanto pela beleza quanto pela durabilidade.

Por isso, não deixe de escolher aquele que mais combina com a sua casa e tenha a certeza de desfrutar de um sofá mais aconchegante, bonito e refinado, que vai deixar o seu lar pronto para acomodar bem os moradores e os seus visitantes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8


8 Respostas para "Como escolher o melhor tecido para o seu estofado"

  1. Olha que bacana, não tinha pensado nas escolhas dessa maneira! adorei

  2. Chovendo Risos disse:

    Olá, tudo bem ?
    Acredito que nessa parte de tecido muita gente busca o custo x beneficio , mas os moveis da sala sempre vou pensar em tentar sempre investir um pouco mais por ser uma area que a gente recebi visitas, e também para mim vale mais apena investir em algo que seja um pouco mais caro e que vai ter um durabilidade maior. Do que comprar algo barato, mas que em menos de um ano vai esta em aspecto feio e que já vai ter que ser feito um troca ou reforma..

    Chovendo Risos

  3. tainara disse:

    dicas muito legais vany
    eu adoro essas dicas que inclui a decoração da nossa casa

  4. renir fonseca disse:

    Menina, eu não entendo nada de tecido, mas eu sei bem que uma parte muito importante do estofado.

  5. O sofá aqui de casa acho que é de veludo, mas vou trocar ainda esse ano por um sofá maior e retrátil, não vejo a hora. Vou me atentar ao tecido, ótimas dicas.

  6. A escolha do tecido é importante pra quem vai reformar o estofado, pois o estofado faz parte da decoração da casa, ótimas as dicas, super bem explicadas bjs.

  7. vania ferreirada silva disse:

    De todos as opções o veludo é o meu favorito do momento.

  8. O daqui é de suede. O próximo não sei se compro de suede mesmo ou de veludo, acho os mais confortáveis.