Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como aliar decoração e organização no seu lar? - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Aliar decoração e organização dentro de casa é certamente um dos maiores desejos do proprietário de um imóvel.

Levando em consideração que muitas residências possuem espaços limitados, a escolha de um mobiliário funcional traz uma solução eficiente e bonita para o lar.

Planejar a instalação de diferentes itens e apostar em elementos que ajudam na guarda de vários artigos de uma casa é uma dica bastante interessante para o projeto de decoração.

Essa é uma possibilidade para todos os cômodos da sua residência, por isso você pode se empenhar em escolher itens que ajudem na organização doméstica.

Com isso, você não só valoriza o seu imóvel, como otimiza o espaço e a decoração como um todo.

Sendo assim, este artigo traz dicas interessantes para que você planeje adequadamente o visual da sua casa, ao mesmo tempo em que organiza os ambientes de modo prático.

A importância da organização do seu lar

Não é segredo para ninguém que um ambiente organizado reflete um espaço harmonioso. 

Afinal, uma casa bem alinhada vai oferecer muito mais tranquilidade para os seus moradores.

Nesse sentido, é indispensável que você preze pela organização do seu lar, de modo que todo o mobiliário da sua casa deve estar bem distribuído e ser idealizado para atender às de demandas do local.

Com isso, você investe em organização, ao mesmo tempo que leva em consideração a decoração da sua casa.

Quando você opta por instalar móveis planejados para banheiro, é possível proporcionar maior amplitude para a área, ao mesmo tempo em que os armários permitem a armazenagem dos produtos utilizados no cômodo.

Toda casa exige cuidados constantes, além de que é preciso de muita disciplina para manter a organização do lar.

Algumas dicas que podem colaborar nesse sentido são:

  • Não acumular os trabalhos domésticos;
  • Dedicar um dia da semana para cada cômodo;
  • Guardar objetos depois do uso;
  • Doar ou descartar elementos que você não utiliza.

Não acumular os trabalhos domésticos

Uma maneira interessante de organizar o lar é não acumular trabalhos domésticos. 

Isso quer dizer que você deve dividir as tarefas de modo coerente, para que não fique sobrecarregado com a rotina da casa.

Se você precisa chamar um instalador de carpete para realizar a troca do produto que está na sua sala, não deixe para o mesmo dia em que você deve ir ao supermercado para abastecer a sua despensa, por exemplo.

Desse modo, a organização fica mais prática e menos desgastante.

Dedicar um dia da semana para cada cômodo

Organizar e decorar a sua casa são atividades constantes. Por isso, uma dica para deixar esse serviço menos cansativo é delegar a arrumação de um cômodo para cada dia da semana.

Além de poder limpar e armazenar adequadamente cada item na sua casa, você pode aproveitar para renovar a decoração da sua casa com itens DIY ( Do It Yourself: faça você mesmo), reformando os seus móveis.

Assim, você transforma o visual dos diferentes ambientes da sua casa de maneira simples e personalizada.

Guardar objetos depois do uso

Existe modo mais simples do que manter a organização do lar ao se guardar tudo o que foi utilizado?

Em vez de acumular diferentes peças de roupas pela casa, ou de deixar objetos espalhados pela sala, você pode criar o hábito de devolver os itens aos seus respectivos lugares após o uso.

Doar ou descartar elementos que você não utiliza

Você andou acumulando muitos artigos na sua casa, tanto os decorativos quanto os de vestuário?

Uma opção interessante para deixar a casa mais organizada é doar alguns deles, ou descartar os que não estejam em boas condições.

Você pode separar esses itens em uma caixa de papelão sob medida, para que ao entregá-los para outras pessoas eles se mantenham íntegros e protegidos.

Assim, você abre espaço na sua casa para renovar a decoração, priorizando a arrumação da sua residência.

Decoração e organização

A decoração de uma casa é indispensável para valorizar os ambientes da residência, mas ela pode perder todo o seu valor se a sua residência não estiver devidamente organizada.

Por isso, muitas pessoas buscam otimizar esses dois aspectos ao aliar o uso de móveis bonitos com características funcionais, que podem ajudar nesses dois processos.

Decorando e organizando a sua sala

A melhor maneira de organizar e decorar a sua sala é investir em armários com gavetas, de modo que seja possível armazenar documentos e outros itens dentro delas.

Os sofás retráteis também são ótimas opções para quem tem pouco espaço, mas não abre mão do conforto. Afinal, depois de utilizado, ele pode ser fechado, liberando a área de deslocamento do ambiente.

Se você possui uma sala conjugada, um elemento que proporciona organização de modo decorativo é o uso de um carrinho auxiliar com gavetas.

Esse tipo de item deixa a sala mais moderna, enquanto armazena itens como talheres e louças. 

Você pode dar um toque mais refinado ao posicionar um vaso com flores na superfície, deixando o ambiente com um ar mais natural.

Decorando e organizando a sua cozinha

Outro cômodo que exige bastante criatividade na união de decoração e organização é a cozinha. Mas, o ponto positivo desse desafio é a infinidade de opções para isso.

Uma prateleira de inox pode ser um item fundamental nesse cenário. A sua estrutura simples, que pode ser recompensada pelo brilho do seu material, deixa a cozinha muito mais elegante.

Além disso, o uso de prateleiras na cozinha é um dos modos mais fáceis de organizar o cômodo, já que elas comportam potes e cestos, além de algumas louças e panelas mais bonitas.

Para quem utiliza essas superfícies para guardar alimentos, uma alternativa interessante é comprar etiquetas para imprimir o nome e a validade dos produtos, facilitando controle e armazenamento.

Contar com uma boa quantidade de armários também é um dos meios mais eficientes para organizar a sua cozinha, priorizando a decoração do espaço.

Isso porque ao deixar muitos eletrodomésticos a vista, o cenário fica um pouco carregado, desvalorizando a estética do local.

Mas, se você possui uma bancada inox cozinha industrial no cômodo, é possível otimizar a decoração com a instalação de um suporte para utensílios na parede, deixando o visual da área organizado.

Decorando e organizando o seu quarto

O quarto é um dos cômodos que menos exige a utilização de itens para completar a decoração, principalmente se ele tiver um espaço mais limitado.

Sendo assim, é interessante utilizar quadros de pinturas ou de fotos da família, que dão maior destaque para as paredes.

Um roupeiro planejado para quarto pequeno é uma ótima solução para guardar as suas peças de vestuário, valorizando o espaço e permitindo uma organização mais fácil.

A cama box também é uma grande aliada de quartos menores, já que ela pode acomodar diversos itens no seu interior.

As roupas de cama, que são objetos acessados com menos frequência, podem ser guardadas no box para liberar mais espaço nos armários.

Para complementar a organização e decoração do seu quarto, utilize cortinas e almofadas no local, além de posicionar um abajur próximo da sua cama.

Com isso, o cômodo fica mais aconchegante e bonito, proporcionando maior relaxamento e tranquilidade no local.

Decorando e organizando o seu banheiro

Apesar de muitos proprietários de imóveis esquecerem de decorar o banheiro, esse lugar da casa também pode receber elementos que o deixam mais bonito.

Pequenos armários posicionados em locais estratégicos são essenciais para que você possa guardar os itens de higiene necessários, evitando que eles fiquem expostos.

Além disso, você pode utilizar pequenos vasinhos com flores para deixar o local com um toque mais sutil, e incluir até mesmo um pequeno quadro no ambiente.

Decorando e organizando o seu quintal

Apesar de ser considerado o cômodo onde se armazena a “bagunça”, é possível organizar a área externa da sua casa de modo simples e eficiente.

Se você ainda não possui, pode encomendar um armário sob medida para guardar itens como vassouras, pás, baldes, ferramentas e todos os outros objetos utilizados para a limpeza e manutenção da sua casa.

Com isso, o seu quintal ganha amplitude e deixa o ambiente mais agradável, podendo ser utilizado para o lazer das crianças ou para as comemorações de família, sem precisar dividir o espaço com vários apetrechos.

A decoração e a organização na valorização do imóvel

Quando você investe em uma bela decoração para a sua casa, optando por móveis funcionais, que otimizam os ambientes e deixam toda a residência organizada, você valoriza o seu imóvel.

Sendo assim, é de grande importância que você selecione os armários e os equipamentos que vai utilizar na sua casa, para aproveitar bem o espaço e garantir a administração dos cômodos.

Ao tomar esse cuidado, você não apenas deixa a sua casa mais arejada, como proporciona conforto e mantém o imóvel bonito e arrumado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


14


14 Respostas para "Como aliar decoração e organização no seu lar?"

  1. Olá, tudo bem? Realmente acho difícil aliar decoração com organização, mas com essas dicas isso pode dar certo. A que mais uso é a não tentar acumular objetos fora do lugar, porque realmente você pode acabar se perdendo neles em algum momento. Ótimo post!
    Beijos

  2. Márcia schorn disse:

    Como o post diz , eu tenho um espaço pequeno , e usei móveis funcionais , fica bonito e aconchegante.

  3. Ingrid disse:

    Opa! Essas dicas sao essenciais.
    Eu amo decoração e precisamos ter organizacao

  4. Alice Martins disse:

    Olá,
    Acho muito importante conseguir conciliar as duas coisas, principalmente priorizando a organização. Mas, um ambiente bem decorado com certeza muda o nosso ânimo, porque nos sentimos bem nele. Quanto a organização, gostei das dicas que você trouxe, pois estão maravilhosas! Arrasou demais no post!

    Beijos!

  5. Carol Nery disse:

    Nossa, eu preciso tanto de um lar muito mais organizado.
    Eu trabalho cuidando de minha avó, que tem Alzheimer.
    Já chego em casa NO LIMITE para enlouquecer…
    Conto demais com o maridão… que é quem cuida muito bem da nossa casa.
    Eu quero um dia conseguir seguir esses conselhos. Mas, juro que queria uma casa nova, só nossa. hahahaha

    Obrigada pelo post. Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

  6. Joana Darc disse:

    oi!
    Eu adorei as dicas 😀 são maravilhosas, amo decoração é otimo..

  7. Wow! Excelente.
    Amei seu post. Muito informativo.
    Eu sou obcecada por organização e essas dicas aí são maravilhosas. A influência da atmosfera na nossa performance é muito relevante. Algo que se deve considerar também. Quanto mais limpo e organizado melhor o desempenho👏🏾👏🏾.

  8. luma disse:

    as dicas realmente são valiosas e incríveis, manter a decoração e a organização do nosso ambiente é de extrema importância!
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com

  9. Ingrid disse:

    Organização é comigo mesmo
    Acho que eu tenho um pequeno toque cm isso rss

  10. ELISANGELA disse:

    NOSSA PRECISO ME ORGANIZAR, POIS SO DEUS NA CAUSA, SOU BAGUNCEIRA, MAS DEPOIS DESSA DICA, IREI ME POLICIAR

  11. Miriam Tonon disse:

    Ótimas dicas, eu tenho o costume de faxinar um ou dois cômodos por dia e só dar uma organizada nos outros. Mas eu deixo a desejar em muitas outras coisas, preciso ser mais organizada principalmente com o armazenamento na cozinha. Já a decoração, estou dando um jeito aos poucos. Bjos

  12. Marcela Miranda disse:

    Não acumular tarefas domésticas é minha maior dificuldade, vou atentar as coisas!

    Beijos,
    Marcela Miranda

  13. Cris Santos disse:

    Estou pensando em fazer algumas mudanças em cada,eu amei cada dica deste post,é muito bom fazer tudo do nosso jeito e deixar com nossa cara.

  14. menina, eu acabei de me mudar e to aqui pensando como decorar e quais móveis colocar , adorei seu post com mts dicas



%d blogueiros gostam disto: