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Como a gestão de mídias sociais pode te ajudar a fidelizar clientes?
Postado dia 22 de abril de 2020 nas tags: , - 370 Visualizações do post!

Você investe na gestão de mídias sociais da sua empresa? Os proprietários de um negócio que atuam de maneira direcionada nas páginas e perfis das redes, conseguem obter resultados interessantes para os seus estabelecimentos utilizando esse conjunto de ações.

Garantir a presença e a atuação de uma empresa nas mídias sociais é a melhor maneira de conquistar e de fidelizar clientes.

Isso porque o público de qualquer negócio, seja o de uma loja de armários planejados para quarto ou um escritório de contabilidade, está em constante contato com as plataformas de relacionamento. 

Nesse sentido, elas se tornam fundamentais para estabelecer uma ponte direta com os clientes de uma loja, justamente pela quantidade de ferramentas que podem contribuir para isso. 

Levando em consideração o avanço tecnológico e a facilidade de acesso aos diferentes sites e aplicativos, é imprescindível manter o seu perfil sempre atualizado, postando elementos interessantes e interagindo com os seguidores. 

As mídias sociais devem ser utilizadas dentro das estratégias de marketing digital, tanto para promover o negócio, quanto para fidelizar os clientes. 

Você sabe como fazer isso? Se deseja entender a importância das mídias sociais, e como a gestão delas é essencial para a sua empresa, siga na leitura deste artigo. 

O que são mídias sociais?

As mídias sociais são canais que permitem um contato direto com outras pessoas. 

No caso de uma empresa de monitoramento de alarmes, por exemplo, essas plataformas são fundamentais para o relacionamento com os clientes do estabelecimento. 

Se antes só era possível estabelecer uma relação direta com os compradores da sua marca presencialmente ou por meio de telefonemas, com o avanço da internet houve uma revolução em termos de contato com as pessoas. 

Nesse sentido, as redes sociais, assim como o e-mail marketing e os chatbots, se tornaram importantes ferramentas de comunicação para empresas, que não apenas deixaram a rotina mais produtiva, como também permitiram eficiência no relacionamento. 

Entre as principais funções das mídias sociais para as empresas estão:

  • Conexão direta com os compradores;
  • Segmentação de público;
  • Criação da audiência da marca;
  • Aumento das vendas;
  • Entre outros aspectos.

Por isso, elas não são apenas uma página para ler notícias. Elas tornaram-se essenciais para acompanhar uma loja de confecção de camisetas promocionais, assim como para um estabelecimento de artigos esportivos.

Se você ainda não investe no gerenciamento das mídias sociais, é preciso começar o quanto antes, para que os resultados colhidos com o seu trabalho aumentem de maneira positiva. 

A importância das mídias sociais

É fundamental que uma empresa, antes de começar a fazer anúncios de modo indiscriminado, invista na criação e na gestão de um plano de comunicação da marca com o público. 

As redes sociais do seu estabelecimento, nesse sentido, podem ser a melhor ferramenta para isso. Imagine só receber frequentemente o contato de diferentes clientes interessados nos seus produtos ou serviços. 

Se antes isso só era possível por meio de panfletagem ou de divulgação em revistas e jornais, a realidade atual é totalmente outra. 

As mídias sociais permitem a criação de uma conta, perfil ou página comercial, facilitando assim que os clientes da marca possam encontrá-la facilmente na internet. 

Se para vender uma mesa você dependia apenas da visita do seu cliente, hoje é possível anunciar uma bancada de inox nas suas redes sociais e efetuar a venda diretamente pela plataforma. 

Nesse cenário, é possível perceber a importância das mídias sociais para o seu negócio: você consegue impactar o público certo, no momento adequado, e fidelizar os compradores por conta de vantagens como essas. 

Por isso, comece o quanto antes a gerenciar suas páginas na internet, para que a sua empresa consiga atingir os clientes e fazer com que eles se encantem com a marca, tornando-se compradores fiéis. 

Como gerenciar as suas mídias sociais e fidelizar clientes

Para que você possa gerenciar as mídias sociais de uma loja de armario sob medida, é preciso estabelecer um planejamento a ser seguido, de acordo com as estratégias do negócio. 

É importante levar em consideração as ferramentas disponíveis na plataforma, para que você possa colher os frutos das campanhas de marketing e conquistar novos compradores para o estabelecimento. 

Existem várias possibilidades para desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes e, por isso, você deve saber como administrar e utilizar diferentes elementos de modo assertivo e estratégico. 

Com a gestão das mídias sociais, é possível conquistar:

  • O engajamento do público;
  • A fidelização dos clientes;
  • O monitoramento de métricas;
  • A análise do público-alvo e da persona;
  • Entre outros.

Para garantir todos esses itens, você deve planejar como aplicar estratégias que possam oferecer esses resultados. Existem diferentes possibilidades, como veremos a seguir. 

Conheça bem as mídias sociais onde você vai atuar

A primeira dica para um bom gerenciamento de mídias sociais é conhecer as plataformas onde você vai atuar. 

As redes sociais, por exemplo, são bastante conhecidas pela maioria das pessoas. Assim como há aquelas voltadas para divulgação de fotos, há também as que priorizam textos, vídeos e o envio de mensagens instantâneas. 

Por isso, é fundamental que você saiba em qual delas a interação com o público do seu negócio vai fazer mais sentido, pesquisando também por aquela que possui maior sinergia com o seu segmento. 

Dessa maneira, você alcança as suas metas de maneira assertiva e fideliza os seus clientes de forma produtiva e eficaz.

Invista na interação

Interagir com o público é fundamental para a fidelização do cliente. Se você fez uma postagem no perfil da sua loja de toldo para garagem, explicando os diferentes modelos oferecidos, certamente algum seguidor fará um comentário ou pergunta na publicação. 

Deixar esse cliente sem resposta é um dos maiores erros que se pode cometer no processo de captação de novos compradores. 

É de grande importância que você responda, reaja e faça indicações para o seguidor que comenta suas publicações, justamente porque essa é uma forma de criar um relacionamento com o público e deixar respostas visíveis para outros usuários. 

Uma empresa que participa ativamente nas redes sociais e interage com os seus leitores, certamente ganha maior destaque entre as suas concorrentes e consegue estreitar a relação com o cliente. 

Faça boas postagens

Muitos dos seguidores de uma marca hoje aproveitam as redes sociais para conhecer as novidades do negócio, assim como para adquirir conhecimentos extras com postagens que ofereçam conteúdos valiosos. 

Sendo assim, se você se preocupar em tratar de assuntos relevantes, tal como oferecer dicas para escolher o melhor modelo de portão de correr para uma residência, esse material certamente vai atrair a atenção do seu público. 

Ao manter a frequência de postagens com conteúdo de valor, você cria engajamento por parte dos leitores. Isso quer dizer que eles vão estar sempre à espera de novos artigos, e compartilharão com os amigos os que trouxerem temas de interesse geral. 

Desse modo, ao produzir boas postagens, você faz com que os consumidores da sua marca se tornem leitores ativos e queiram conhecer cada uma das suas publicações. 

Acompanhe as necessidades dos clientes

Nada como oferecer aos seus clientes aquilo que eles procuram. Se um determinado seguidor está à procura de etiquetas para congelados e a sua loja disponibiliza o item de modo personalizado, você pode comunicar isso aos compradores. 

Quando você monitora as suas páginas de redes sociais e entende as necessidades apresentadas pelos usuários, consegue oferecer o que eles buscam, de maneira a engajar os leitores a acompanharem a sua empresa mais de perto. 

Por isso, uma boa gestão de mídias sociais inclui uma análise constante das tendências do seu segmento, que podem ser obtidas a partir da interação com os seguidores, assim como por uma pequena pesquisa de mercado. 

Dessa maneira, você atua com maior precisão, ao mesmo tempo em que analisa os potenciais clientes do seu negócio e consegue entender melhor e desenhar a persona da marca, para desenvolver campanhas cada vez mais assertivas. 

Mantenha a qualidade

Gerenciar as mídias sociais envolve comprometimento e constância. Isso porque os resultados com a conquista e a fidelização de clientes depende totalmente do empenho do profissional responsável pela gestão das plataformas da empresa. 

Criar um cronograma com as postagens que serão feitas semanalmente, responder mensagens e elaborar conteúdos que chamem a atenção do público, são apenas alguns dos processos importantes da gestão das redes sociais. 

Mas é fundamental que você sempre atue nessas plataformas mantendo a qualidade das suas postagens, a interação comprometida com os clientes e levando informações variadas ao conhecimento dos seguidores. 

A gestão de mídias sociais é parte integrante do processo de fidelização dos clientes. Por isso, você deve estar sempre disponível, ser solícito e oferecer ajuda ao público que, sendo valorizado, certamente se transforma em um cliente fiel da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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25 Respostas para "Como a gestão de mídias sociais pode te ajudar a fidelizar clientes?"

  1. Tatiana disse:

    Excelente o seu post. Muito informativo. Uma boa gestão das mídias sociais é fundamental para quem quer ser um empreendedor digital.

  2. Cris Santos disse:

    Oi Vany estou amando estes post com dicas incríveis,cada dica ajuda muito a crescer,as redes sociais são o caminho para o crescimento com certeza.

  3. Ingrid disse:

    Nossa! Que genial!! Esse post esta top!

  4. Joana Darc disse:

    oi!
    Que legal seu post 😀 as dicas são maravilhosas…

  5. Alécia Magalhães disse:

    Excelentes dicas até para quem vai gerenciar a própria página as vezes fica perdido

  6. Mary Santos disse:

    Eu acredito que as redes sociais tem um grande potencial para nós ajudar em várias partes da nossa vida, e tem que ser bem gerenciadas

  7. Hoje as redes sociais tem sido de grande ajuda, nesse momento que vivemos é muito importante termos informações com transparência e qualidade.

  8. Elisângela disse:

    O Ramo hoje é pelo site rede sociais
    Bom sempre tem uma forma de trabalhar em casa

  9. post de utilidade publica pra qq pessoa que tem uma marca usar melhor a internet pra divulgação

  10. Karina Mendes disse:

    Realmente a gestão de mídias sociais é de extrema importância para o crescimento de uma empresa e sua aproximação com os clientes. Uma pena que ainda existam empresas que não investem nesse servico. Ótimas dicas.

  11. Viviane disse:

    Excelente dicas! Estou sempre em busca de conhecimento para melhoras minhas mídias sociais… Obrigada!

  12. tania m disse:

    Hoje em dia é essencial ter um pouco de conhecimento sobre as mídias sociais,e artigos como esse auxiliam bastante,ótimas informações,bjus.

  13. Oie! Curso Jornalismo e ano passado fiz a matéria de Comunicação Empresarial, na qual aprendi sobre isso tudo. É realmente muito importante para qualquer empresa visar o contato direto com o cliente – que estão cada vez mais exigentes – através das mídias!
    Adorei o post!
    Beijos!

  14. Eu simplesmente amei esse post, cheio de dicas boas de cabo a rabo, vai me ajudar bastante. ♥

  15. Quantas dicas importantes em um só post, muito interessante! Hoje em dias as mídias sociais são mesmo um grande meio de engajamento em um negócio, é preciso estar atento aos avanços nesse setor e assim fidelizar um público cada vez maior.

  16. fiz vários cursos na área do marketing, digital e tudo mais nesse verão e ainda tenho uns por fazer. É realmente necessário!

  17. Hoje tudo é midia mesmo, regemos nossos negócios a partir dela! e como é muito difundida temos que trabalhar bem!

  18. Minda Silva disse:

    Realmente é preciso saber como agira nas redes e aprender sempre mais pois tudo muda tão rapidamente, amei teu post, me ajudou muito!

  19. Marcela disse:

    Eu gostei muito do seu post, adoro estudar midias sociais! Manter a qualidade é bem dificil.
    Beijos,

    Marcela Miranda

  20. Alécia Magalhães disse:

    Estou começando a trabalhar com isso e seu texto foi no ponto focal…Parabéns pelo incentivo

  21. A imagem da empresa e o contato com o público são tudo! Um erro em algum desses dois pontos pode acabar levando tudo abaixo. Ótimo post, muito informativo e enriquecedor. Abs! ♥

  22. Suzane Silva disse:

    Artigo muito valioso para os tempos atuais. A internet tem sido o meio de trabalho de inúmeras pessoas, sendo que as redes sociais se tornou um dos meios para exitosos para atrair clientes e garantir a fidelidade dos mesmos. Parabéns pelo artigo, muito bom e informativo!

  23. Náh disse:

    Texto bem informativo! As mídias sociais estão ganhando, cada vez mais, espaço em diferentes ramos.

  24. Márcia schorn disse:

    As mídias sociais são fundamentais para um bom desenvolvimento de qualquer negócio , pois elas nos possibilitam muito , mais é preciso ter qualidade nas postagens . Seu post tem muitas dicas interessantes

  25. Elisângela disse:

    Nossa belas dicas hoje em dia é muito importante ter clientes virtual pois trabalhar de casa faz toda diferença



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