Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Aprenda a montar um cronograma de limpeza semanal e mantenha a casa sempre organizada - Mulher Virtuosa By Vany
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Ter um cronograma de limpeza semanal é uma maneira de se organizar e manter a casa sempre limpa, afinal, isso é importante para a saúde e bem-estar de todos os moradores.

Quem não pode contar com a ajuda de uma diarista, precisa dar conta da tarefa que, dependendo do tamanho do imóvel, pode ser bem mais difícil.

Imóveis pequenos são mais fáceis de limpar, pois além de contarem com um espaço reduzido, não precisam de tantos móveis e objetos de decoração para mobiliar.

Mesmo assim, algumas pessoas não dispõem de tanto tempo para manter casa limpa e organizada, por menor que seja, e acabam sobrecarregando seus finais de semana.

No entanto, mesmo que você tenha uma agenda super lotada, é possível cuidar do seu lar, sem pressa e de um jeito muito prático e rápido.

cronograma de limpeza semanal

Por meio de algumas dicas simples, você vai garantir uma casa limpa, bem organizada e sem acúmulos de tarefas para um único dia. Dessa forma, você terá o final de semana livre para curtir com a família e os amigos.

Benefícios da limpeza e da organização

A limpeza da casa é sagrada para muitas pessoas – e não é à toa. Inclusive, aquele dia da faxina é importante e mobiliza a casa inteira.

Isso porque mesmo que os moradores sejam extremamente organizados e cuidadosos, em algum momento a casa vai precisar de uma boa limpeza.

Ter um ambiente limpo e livre de germes é fundamental. Importante lembrar que essa tarefa não envolve apenas o chão, como também a boa limpeza de vidros e fachadas.

Apesar de ser muito importante, algumas pessoas acabam ignorando, pois não se dão conta das melhorias para a saúde e bem-estar de quem mora no local.

Ter uma casa limpa e organizada também traz muitos benefícios. Dentre os principais podemos destacar:

Saúde das crianças

Quem tem crianças em casa precisa mais do que nunca cuidar da limpeza. Além de os pequenos serem menos cuidadosos, a saúde deles é uma das mais afetadas quando não há limpeza e organização na residência.

Isso porque possuem um sistema imunológico mais frágil e suscetível, sofrendo com as doenças por falta de limpeza. Exemplo disso é o desenvolvimento de alergias que afeta boa parte dos pequenos.

Na maioria dos casos, esses problemas são causados por fatores como ácaros e fungos alojados em espaços onde não há limpeza frequente, além de pisos e revestimentos antigos, diferentes do porcelanato antiderrapante que cuida da saúde e bem-estar.

Outro exemplo são roupas de cama que não são trocadas frequentemente, e se tornam o local perfeito para o acúmulo de ácaros e fungos, estes que colaboram para o surgimento de doenças respiratórias.

Doenças emocionais

A organização de uma casa é o reflexo de como seus proprietários estão se sentindo. Portanto, quando alguém deixa de limpar e cuidar de sua casa, demonstra ter um perfil psicológico abalado e acaba agravando ainda mais seu estado emocional.

Muitas pesquisas apontam que doenças emocionais, como depressão e ansiedade, são ainda mais agravadas quando o indivíduo se encontra em um espaço sujo e bagunçado.

Isso significa que se deparar diariamente com uma pia cheia de louça para lavar, roupa suja acumulada e desordem em geral, gera no indivíduo um sofrimento físico e mental.

Obesidade e estresse

Pessoas que vivem em ambiente desorganizado e sujo, ou que não é devidamente limpo com produtos adequados provindos de uma distribuidora produtos de limpeza SP, têm mais tendência a sofrerem com obesidade e estresse.

A falta de limpeza e organização pode desencadear comportamentos compulsivos nos moradores. Isso pode causar estresse crônico e doenças como diabetes e obesidade.

A falta de limpeza e organização pode afetar até mesmo a longevidade, pois a falta de higiene se torna um hábito prejudicial à saúde.

Dicas para fazer uma boa limpeza

Agora que você já compreendeu a importância da limpeza, vamos te ajudar a elaborar um cronograma. Ele é muito simples e diferente dos hábitos da maioria das pessoas, pois você não vai sacrificar o seu sábado ou domingo limpando.

Basta dividir a limpeza em um cômodo por dia, mas calma, você não vai passar o dia todo limpando apenas um cômodo. Um tempo de 30 minutos é o suficiente para fazer essa limpeza e mais 30 minutos para tarefas diárias, como lavar a louça e tirar o lixo.

Por exemplo, você tirou o dia para cuidar do quintal, então, vai regar as plantas, lavar a casa plástica para cães, varrer e lavar os pisos. Tudo isso pode ser feito em 30 minutos, e vamos te mostrar como, levando em conta uma casa com:

  • Sala;
  • Copa;
  • 2 quartos;
  • Cozinha;
  • 1 banheiro;
  • Quintal.

Essa é a média de imóveis ocupados pelas famílias brasileiras, então, vamos usá-la como exemplo. Para mantê-lo sempre limpo, faça um cronograma da seguinte forma:

Segunda-feira: quarto 1

O primeiro passo é tirar o pó da semana com pano úmido. Em um balde, adicione desinfetante e água, usando a mistura no pano para tirar a poeira da porta lisa de madeira, móveis e demais objetos.

Após isso, varra ou use o aspirador de pó no chão para retirar o excesso de poeira, cabelo e sujeira. 

Em outro balde, faça a mesma solução de desinfetante e água e, com um pano de chão, use um rodo para limpar o piso. Não se esqueça das janelas.

Terça-feira: quarto 2

O mesmo procedimento do quarto 1 deve ser feito no quarto 2. Assim, você já estará acostumado e levará menos tempo para concluir a ação.

Caso queira, pode usar alguns produtos nos móveis, a depender de seu tipo, como no caso do lustra móveis.

Quarta-feira: sala

Antes de tirar o pó, é importante aspirar itens como tapetes, sofás e cortinas. Após isso, faça a mesma solução e retire o pó dos móveis.

Passe o aspirador ou varra o chão para tirar o excesso de poeira. Use um pano úmido para retirar o restante da sujeira, bem como, garantir um ambiente mais fresco.

Quinta-feira: copa

A copa é onde as pessoas realizam suas refeições, portanto, o ideal é varrer ao redor da mesa todos os dias, para retirar alimentos que possam ter caído no chão.

Independentemente do tipo de piso que você use, como piso vinílico durafloor, pode repetir o mesmo procedimento da sala e dos quartos.

Portanto, retire o pó dos móveis, aspire e use um pano úmido no chão. Caso tenha tapete nesse cômodo, também é importante aspirá-lo antes de começar a limpar.

Sexta-feira: cozinha

Para limpeza da cozinha, é essencial contar com produtos de limpeza específicos, como desengordurantes e detergentes.

Esta é outra parte da casa em que algumas atividades de limpeza devem ser diárias, como tirar o lixo, lavar a louça, varrer o chão e limpar o fogão.

No dia da limpeza, lave toda a louça, limpe armários, eletrodomésticos e outros itens com pano úmido e desengordurante. 

Após tudo limpo, varra ou aspire para retirar o excesso de sujeira e aplique um pano úmido e limpo com desinfetante.

Caso precise, pode usar um pouco de desengordurante no chão ao redor do fogão, mesmo se forem usados pisos industriais de concreto armado.

Sábado: banheiro

A limpeza do banheiro sem dúvidas é muito importante, pois é o espaço que mais acumula germes e bactérias.

Para lavá-lo, prepare, em um balde, uma solução com água, água sanitária e sabão em pó. Retire itens como lixo, tapetes, toalhas, sabonetes e xampus, deixando apenas o que pertence ao banheiro.

Com a mangueira do próprio chuveiro ou qualquer outra, molhe todo o espaço, incluindo pias, puxadores, suportes etc. Após isso, use uma esponja exclusiva para lavar banheiro, molhe-a na solução no balde e aplique por todo o espaço.

Para lavar o vaso, utilize uma escova apropriada. Com uma vassoura, esfregue todo o piso e os azulejos. Para lavar o box, use a esponja.

Depois de ensaboar, use a mangueira para retirar o sabão, retire o excesso de água com o rodo e use um pano seco para finalizar.

Domingo: quintal

Cada quintal exige um tipo de limpeza, por exemplo, se você tem uma mesa de acrílico nele, pode lavá-la sem problema. O ideal é lavá-lo, mas caso não seja possível, pode varrê-lo.

Não se esqueça de regar as plantas, se tiver, bem como, atentar-se para os espaços onde ficam os animais.

Conclusão

Independentemente do dia da semana, algumas tarefas precisam ser feitas todos os dias, como lavar a louça e retirar o lixo. Mas dedicando meia hora por dia do seu tempo, é possível manter a sua casa sempre limpa e organizada.

Não se esqueça de que é importante conservar a limpeza, portanto, evite comer em locais inadequados, como o sofá e a cama, pois assim fica muito mais fácil de realizar a limpeza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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10 Respostas para "Aprenda a montar um cronograma de limpeza semanal e mantenha a casa sempre organizada"

  1. Oiii! Nossa esse post veio em boa hora por aqui, eu tava mesmo precisando de umas dicas pra organizar melhor a faxina aqui de casa! Já vou colocar essas dicas em prática, adorei o post! Beijos.

  2. Amei esse cronograma de limpeza semanal. Manter a casa sempre organizada dedicando 30 minutos por dia é bom demais.

  3. Daiane Fazão disse:

    Nossa que demais, realmente é uma rotina diária os cuidados, mais organizando e otimizando a limpeza, dá pra cobrir a casa toda, adorei.

  4. Minda disse:

    Esse post era o que eu precisava ler hoje, amei demais, vou ler mais algumas vezes e colocar em prática, valeu!

  5. Eu acabo limpando meu quarto uma vez por semana, mas não tenho dia definido, realmente preciso me organizar, um cronograma é o ideal.

  6. Ingrid disse:

    Eu já amei as suas dicas. Já vou mostrar para minha mãe e minha irmã.
    Cronograma é essencial !

  7. Que bacana esse cronograma, já vou por em prática! amei

  8. Rúbia Kenes disse:

    Querida amei suas dicas, aqui em casa eu limpo tudo de uma vez, a minha casa é muito grade e limpo sozinha, sou muito ansiosa e faço tudo de uma vez! kkk gostei muito do cronograma vou tentar fazer, obrigada, beijinhosssssssss

  9. Muito bom o cronograma que com certeza vai ajudar muito as donas de casa, achei bem legal a forma de organizar as tarefas por etapa, adorei bjs.

  10. Sueli disse:

    Sua dica do cronograma é bem legal o difícil é seguir kkkk mas eu não sabia da ligação entre obesidade e bagunça achei relevante essa informação.



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