Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive 5 formas de gerar renda extra em tempos de crise - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
5 formas de gerar renda extra em tempos de crise
Postado dia 29 de julho de 2020 nas tags: , , - 212 Visualizações do post!

Quando a crise bate, não há muito o que fazer: é preciso correr atrás de uma renda extra para garantir o pagamento das contas e não ficar no vermelho. 

Claro que nem sempre é fácil, mas é possível encontrar muitas alternativas possíveis para driblar a crise e aumentar os ganhos do final do mês. Assim, dá para respirar com um pouco mais de alívio, mesmo nos momentos mais difíceis.

Nos dias de hoje, a pandemia do novo coronavírus, Covid-19, fez com que muitos profissionais tivessem não só que buscar alternativas de renda extra, mas também formas de se reinventar.

Mas calma: ganhar dinheiro na crise parece difícil, mas não é impossível! No artigo de hoje, separamos 5 formas de gerar renda extra em tempos de crise e conseguir aliviar as contas do mês.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro!

1 – Venda de materiais recicláveis para empresas especializadas

Em tempos de crise, a principal orientação é cortar gastos para economizar. Mas o que muita gente não sabe é que boa parte do que é descartado dentro de casa pode ser reaproveitado e vendido.

 

É o caso dos materiais recicláveis, como garrafas pet, latas, vidros e papel, que podem ser oferecidos para uma empresa de reciclagem especializada. Inclusive, há negócios que trocam o lixo por descontos na conta de energia elétrica, água, entre outras despesas.

Além de ser uma maneira de conseguir uma renda extra, a coleta, troca e venda de materiais recicláveis é uma maneira de ajudar o meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2018, realizado pela Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera 79 milhões de toneladas de lixo por ano e, deste total, somente 3% é reciclado. Porém, o potencial de reciclagem é de até 30%.

Segundo um estudo da World Wildlife Fund (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com mais de 11,3 toneladas geradas por ano, das quais somente 1,28% são recicladas. O número é abaixo da média mundial, de 9%.

O plástico pode ser reaproveitado de várias formas, inclusive para confecção de piso vinílico em manta preço diferenciado, que pode ser feito com a reciclagem da borracha e de outros polímeros.

Por esse motivo, muitas empresas especializadas em reciclagem buscam materiais plásticos, além de outras matérias-primas para o reaproveitamento.

Mas, além do tradicional papel, plástico, vidro e metal, o Brasil também tem um ótimo poder de reciclagem do lixo eletrônico (pilhas, aparelhos celulares, computadores, componentes elétricos, entre outros).

Uma pesquisa mostrou que o nosso país é líder no descarte de lixo eletrônico na América Latina, com mais de 1,5 mil toneladas anuais. Ou seja, com o simples reaproveitamento do seu lixo, é possível gerar uma renda extra.

2 – Invista na produção de itens de baixo custo

Quem não sabe por onde começar e está desesperado por uma renda extra, pode iniciar com uma pesquisa sobre itens baratos, que podem ser revendidos. 

Há muitas opções no mercado, como artesanatos, bijuterias, ou até a venda de produtos comissionados.

Uma opção bastante viável é o investimento em etiquetas adesivas personalizadas. Com um pouco de criatividade, é possível criar ilustrações únicas, disponíveis para todos os tipos de clientes – desde lojas que precisam identificar seus produtos, até para crianças que desejam enfeitar cadernos.

Além disso, há outras possibilidades, por exemplo, criar desenhos personalizados para quadros, ou fazer peças publicitárias para uma empresa de comunicação visual.

Entre outras alternativas, destacam-se:

  • Venda de lingeries e produtos íntimos;
  • Venda de doces e sobremesas;
  • Venda de roupas usadas (brechó);
  • Venda de artesanatos feitos à mão.

Alguns itens de baixo custo podem ser produzidos por você mesmo, caso tenha algum conhecimento para a produção de artesanatos, artigos decorativos e acessórios.

3 – Ofereça algum serviço

Muitas pessoas podem oferecer serviços extras para completar a renda. Um exemplo é a instalação de grama sintética ou pisos, bem como atividades de conserto, reforma e pequenos reparos domésticos.

Acontece que muitas dessas atividades são essenciais, mas as pessoas não têm tempo de executá-las, ou falta conhecimento.

Mesmo para quem não conhece nada de manutenção, é possível oferecer o serviço de dog walker ou “babá de cachorro”. Assim, você pode colocar um anúncio na vizinhança ou, se mora em condomínio, disponibilizar para seus vizinhos.

Para quem está em busca de uma recolocação profissional, é possível procurar uma empresa de portaria e limpeza para os serviços. Caso queira algo mais dinâmico, há alguns aplicativos que permitem encontrar pessoas interessadas no seu trabalho.

Outra possibilidade é oferecer carona remunerada. Você pode sugerir aos seus colegas de trabalho para dividirem os custos do trajeto, ou trabalhar como motorista nos horários livres.

Os serviços podem ser inúmeros, inclusive dá para prestar atendimento para seus vizinhos, como cuidar dos jardins do bairro, fazer a limpeza das calçadas, restaurar computadores, instalar programas, entre outros.

4 – Cozinhe para fora e faça marmitas

Se você já foi chamado(a) de “cozinheiro(a) de mão cheia” pelos seus amigos e familiares, que tal aproveitar esse dom para ganhar um dinheiro extra?

Pode começar com coisas simples, como pequenos quitutes e doces. Depois, se você perceber que está dando resultados, pode até aumentar a produção e começar a fazer marmitas para vender.

Para quem deseja investir mesmo nessa empreitada, procure alugar tendas para eventos e ofereça para a vizinhança. 

Depois, faça a publicidade de suas comidas para outras pessoas e nas redes sociais. Aos poucos, vai conseguir um bom dinheiro com a sua habilidade culinária.

Com a pandemia do novo coronavírus, vários empresários estão usando aplicativos de delivery e entregas de comidas para ampliar a renda.

Pode ser uma boa solução para quem quer começar, já que não é preciso investir em um estabelecimento fixo e ter gastos com infraestrutura.

Mesmo que você não queira fazer marmitas, há outras possibilidades, como produção de doces e salgados para festas, receitas saudáveis, lanches, comidas de boteco, entre outros.

5 – Preste consultoria online

O avanço da internet possibilitou a ascensão de muitos serviços online, incluindo a prestação de consultoria a distância em um determinado nicho de atuação. 

Hoje em dia, dá para encontrar praticamente tudo: desde um consultor financeiro, até um especialista em engenharia para planejamento de imóveis.

As consultorias em marketing também são muito interessantes para quem é expert no assunto, visto que as iniciativas online para promoção e publicidade estão em alta e são totalmente acessíveis para os microempreendedores.

Para os profissionais de arquitetura e urbanismo, é possível oferecer consultoria em design de interiores, que é uma das tendências do momento. 

Além de melhorar o orçamento doméstico e ter uma renda extra, é uma maneira de aprofundar os conhecimentos na área e aprimorar o seu currículo.

Em conjunto com a consultoria, a internet também abre portas para a realização de aulas online. Hoje em dia, é comum encontrarmos professores que compartilham seus conhecimentos com alunos pela internet, com encontros semanais.

A pandemia da Covid-19 e as recomendações de isolamento social fizeram com que muitas escolas tivessem que se adaptar às rotinas de ensino a distância e, como consequência, a procura por aulas online aumentou muito.

Quer dizer que é um nicho em crescimento, desse modo, professores e especialistas podem aproveitar do ambiente online para oferecer seus serviços e ganhar uma renda extra no final do mês.

Conclusão

Os tempos de crise podem parecer muito difíceis, ainda mais quando são situações que atingem todo o mundo, gerando dificuldades financeiras, econômicas e impactando a saúde pública, como ocorre com os problemas do novo coronavírus.

No entanto, apesar de ser complicado pensar em alternativas quando estamos em momentos de crise, há algumas soluções viáveis, que podem nos ajudar a ganhar uma renda extra e deixar todas as contas em dia.

O primeiro passo é encontrar algo que você possa oferecer. Caso tenha um conhecimento específico, veja se não há oportunidades dentro da sua área. Se não, busque outras possibilidades, como hobbies, criação e revenda de produtos.

Mas antes de iniciar qualquer atividade, lembre-se de fazer um planejamento financeiro detalhado, para comparar o valor que será gasto, antes do retorno.

Ganhar dinheiro durante a crise é perfeitamente possível, aliás dá para encontrar maneiras de fazer isso sem precisar sair de casa. 

Por esse motivo, se você estiver buscando uma renda extra, ou até começar um novo negócio do zero, pode usar as dicas deste artigo e buscar a alternativa que melhor lhe agrada!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


11


11 Respostas para "5 formas de gerar renda extra em tempos de crise"

  1. Sueli disse:

    Suas dicas são tops e tenho atuado com consultoria de RH tudo feito de home office . Acho incrível quem consegue cozinhar em casa e fazer uma grana que pode ser extra ou até renda principal. Bjs

  2. fabricio disse:

    Descubra como faturo mais de R$9.847,00 por mês,Trabalhando em Casa,acesse e saiba mais : https://bit.ly/2DbYOqB

  3. Ingrid disse:

    Opa! Essas dicas sao otimas hein! Ja anotei tudo aqui

  4. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Procurar formas de ganhar uma renda extra nesses tempos de quarentena é realmente importante, e pode nos ajudar muito nesses momentos de dificuldades. Queria muito começar com essa área de consultoria, pois é algo que posso fazer e agregar na minha vida. Parabéns pelo post!

    Beijos!

  5. Joana Darc disse:

    Oi
    Eu adorei suas dicas são maravilhosas, é muito importante ter uma renda extra principalmente em tempos de crise…

  6. tania disse:

    Nesses tempos confusos, um artigo com estas informações ajuda muito quem ainda não sabe que direção tomar ou vê a necessidade de se repaginar.Gostei das sugestões e tenho certeza que vai despertar muito interesse nas pessoas.bjus.

  7. Rafaela disse:

    Quantas ideias bacanas, parabéns! Eu vendia gelados, mas parei, devido a Pandemia. Quero retornar!

  8. Márcia schorn disse:

    É tempo de nós reinventarmos , suas dicas são excelentes opções.

  9. Márcia schorn disse:

    É tempo de nós reinventarmos , suas dicas são excelentes opções.

  10. Elisângela disse:

    Adorei essa postagem, me fez abrir os olhos …
    Vou tentar a consultoria online, boa ideia.
    Feliz em ver que tem pessoas como você que desperta -nos um interesse incrível de recomeçar.
    Obrigada

  11. Excelentes as dicas nesse momento em que estamos ter alternativas de ganhar um extra é bem vindo, obrigada por compartilhar bjs.



%d blogueiros gostam disto: