Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive 5 dicas de empreendedorismo para mulheres - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
5 dicas de empreendedorismo para mulheres
Postado dia 07 de março de 2020 nas tags: , - 254 Visualizações do post!

Se você ainda não conhece o papel do empreendedorismo para mulheres, é preciso dizer que ele se tornou uma conquista de sucesso para o público feminino.

Se antes o universo de empresários era composto apenas por homens, atualmente as mulheres já estão em pé de igualdade.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, publicada em 2019, o número de empreendedoras já passa de 24 milhões, valor bem próximo dos 28 milhões de homens que estão à frente de diferentes tipos de negócios.

Essa conquista ganhou até mesmo uma data oficial de comemoração, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas): 19 de novembro é o dia do empreendedorismo feminino.

Ainda é válido ressaltar que a grande maioria das mulheres empreendem sozinhas, ou seja, não possuem sócios nas suas empresas próprias. Elas também têm maior nível de escolaridade dos que os homens.

As informações a respeito do universo empreendedor feminino mostram o motivo pelo qual as mulheres estão se destacando no mercado e garantindo o seu espaço no cenário econômico nacional.

Para contribuir positivamente com essa realidade, este artigo traz 5 dicas de empreendedorismo para o público feminino, com o intuito de contribuir ainda mais para o crescimento da área.

Os desafios do empreendedorismo feminino

Se antes era difícil imaginar mulheres liderando uma empresa de içamento, esse cenário foi completamente transformado nos últimos tempos. 

Isso porque já não há limites quando o assunto se trata de liderança feminina.

Afinal, é cada vez mais comum que as mulheres decidam empreender, tendo como principal motivador a sua necessidade pessoal, conforme informado pelo Sebrae.

Apesar de muitas delas conseguirem administrar sozinhas o seu próprio negócio, a desigualdade em relação ao universo empreendedor feminino ainda é visível.

Em termos de remuneração, os homens ainda recebem valores maiores do que as mulheres em cargos equivalentes, chegando a uma diferença de 22% a mais.

Além disso, cerca de 2/3 delas não possuem o seu empreendimento devidamente regularizado, trabalhando sem ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Mesmo assim, levando em conta os microempreendedores individuais (MEI), cerca de 48% dos cadastros ativos são de donas de negócios.

Isso quer dizer que mesmo havendo uma série de desafios que precisam ser superados pelo público feminino, eles não foram suficientes para impedir que as mulheres se destacassem no universo empreendedor.

5 dicas de empreendedorismo para mulheres

Seja para abrir lojas de cozinhas planejadas ou para atuar no setor contábil, as mulheres se mostram cada vez mais preparadas para enfrentar os obstáculos impostos pelo empreendedorismo.

Mas independentemente do segmento em que se deseja atuar, o empenho e a dedicação para fazer o negócio dar certo são sempre fundamentais para o sucesso.

Isso quer dizer que é preciso estar preparada para os desafios pertinentes a uma carreira empreendedora, e para isso, é preciso buscar experiências que ajudem no processo, tais como:

  • Investir em estudos;
  • Buscar o autoconhecimento;
  • Desenvolver um bom networking;
  • Preparação para a liderança;
  • Aperfeiçoar as características femininas.

Dica 01: Invista nos seus estudos

Não é segredo para ninguém a importância dos estudos na carreira profissional. Além da educação básica, o ensino superior e o aprendizado de novas línguas são formações valorizadas no mercado.

Os cursos extracurriculares também são fundamentais para quem deseja empreender. Isso, porque eles oferecem um panorama geral bastante interessante, ajudando na conquista de outras capacitações.

Por isso, uma dica para mulheres que almejam montar uma empresa de limpeza de aeronaves, ou mesmo um negócio em qualquer outra área, é investir nos seus estudos.

Dessa forma, ela se destaca no mercado e consegue gerenciar a sua empresa de modo autônomo e eficiente.

Dica 02: Busque o autoconhecimento

Os grandes líderes de corporações sempre realçaram a importância do autoconhecimento, principalmente, levando em consideração que cargos elevados exigem muito mais desempenho.

Uma boa gestora, que estará sempre à frente do seu negócio, precisa saber exatamente o que esperar de si e trabalhar os pontos essenciais da sua formação pessoal.

Isso, porque administrar uma empresa de montagem industrial em SP, por exemplo, implica em ter uma expertise voltada ao negócio, mas o sucesso depende necessariamente dos organizadores do estabelecimento.

Sendo assim, uma empreendedora capacitada conhece os seus limites e as suas qualidades, e deve trabalhar essas características a favor do seu negócio.

Nesse sentido, o autoconhecimento é uma das chaves principais das grandes líderes, que podem apostar nessa ferramenta para melhorar a sua desenvoltura e garantir uma atuação arrojada no universo empreendedor.

Dica 03: Desenvolva um bom networking

Qualquer empresária, seja ela do segmento de manutenção de empilhadeiras ou de clínicas de estética, sabe da importância de desenvolver um bom networking.

Os contatos e os relacionamentos profissionais são fundamentais para quem gostaria de crescer no mercado, pois eles ajudam na formação de novas parcerias e na elaboração de possíveis frentes de negócio.

Isso quer dizer que se uma empreendedora almeja ganhar reconhecimento na sua área e garantir uma atuação muito mais promissora, é essencial investir em networking.

Quando você cria bons contatos comerciais, você não só beneficia o seu negócio ao encontrar fornecedores qualificados, como também conquista a confiança de outras empresas que podem se tornar colaboradoras.

Há vários meios de desenvolver esse elemento da vida profissional, sendo o principal deles a presença em eventos do seu segmento de atuação.

Geralmente, os empresários que buscam crescer dentro do seu nicho estão sempre antenados nas novidades, de modo que ao saber de palestras ou conferências relacionadas ao setor, eles comparecem em todas essas datas.

Com isso, é possível estabelecer uma boa rede de contatos, que pode influenciar positivamente na sua empresa.

Por isso, uma boa empreendedora busca fortalecer o seu networking e manter um relacionamento mais próximo com os seus parceiros.

Dica 04: Se prepare para a liderança

Uma grande empresária é também uma grande líder. Mesmo que a princípio a sua empresa de desenvolvimento de sistema para restaurante não possua um número alto de funcionários, você deve saber gerenciá-los adequadamente.

Isso quer dizer que é preciso buscar capacitação, ou seja, você deve se inscrever e frequentar palestras que ajudem os empresários a aprimorar a liderança e aprender as principais técnicas e habilidades para isso.

Além disso, uma boa líder vai saber administrar de modo mais assertivo toda a sua equipe, seja ela pequena ou grande.

É preciso gerenciar as expectativas, entender mais profundamente sobre inteligência emocional e administrar conflitos, sendo essas características bastante comuns de gestores e chefes.

A liderança feita por mulheres costuma ter bastante sucesso, principalmente pelo fato de que o cuidado e o zelo em conduzir pessoas e ajudá-las em suas necessidades são traços femininos.

Isso quer dizer que uma mulher que lidera uma reforma de imóveis possui plena capacidade de captar os desejos do cliente em colocá-los em prática no seu trabalho.

Afinal, ao traduzir para a sua equipe como cada etapa deve ser feita, ela não só contribui para a realização do colaborador que está desenvolvendo os seus potenciais, como também entrega ao cliente aquilo que ele buscava.

Mas, mesmo que a mulher empreendedora já seja uma líder nata, é sempre indicado que ela busque ações para o aperfeiçoamento do seu trabalho, conquistando ainda mais sucesso no seu projeto.

Dica 05: Aperfeiçoe as características femininas

Levando em consideração muitas das características femininas, é possível dizer que as mulheres possuem um dom especial para o empreendedorismo.

É só pensar na rotina de grande parte delas, que normalmente trabalham fora, administram a sua casa e cuidam da família de modo excepcional.

As mulheres têm facilidade em lidar com uma série de conflitos de forma resignada, o que pode gerar benefícios na sua carreira e durante um contato comercial.

Além disso, elas possuem uma memória excelente, que é um elemento auxiliar nas características de uma boa gestora.

A organização também é um ponto forte do universo feminino, capaz de fazer com que todo o gerenciamento de uma confecção de uniforme para restaurante seja feita muito mais facilmente.

A competência de ser multitarefa é outra vantagem das mulheres, garantindo uma rotina produtiva na sua empresa. Ao mesmo tempo em que atende uma chamada telefônica, ela envia um e-mail e delega uma tarefa importante.

Não à toa, todo o cenário do empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais adeptas, o que faz com que as mulheres ganhem destaque no mundo dos negócios, de modo autônomo e personalizado.

Após abordar brevemente algumas dicas importantes sobre o assunto, é possível entender a importância de se investir na formação profissional, de buscar o autoconhecimento e de desenvolver a liderança.

Afinal, com esses aspectos bem trabalhados, as mulheres conseguem gerenciar os seus negócios com maior facilidade, conquistando benefícios pessoais e profissionais com muito mais autonomia e qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


30


30 Respostas para "5 dicas de empreendedorismo para mulheres"

  1. Tem que estar focada em tudo, antes de se colocar no mercado de trabalho.
    Amei todas as dicas, isso ajuda e mto.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

  2. Stéfani disse:

    Ótimas dicas! Apesar das dificuldades, é maravilhoso ver mulheres empreendedoras se destacando e crescendo cada vez mais.

  3. Adorei as dicas! Investir em empreendedorismo, nesta época de desemprego tão alto, é fundamental. Abraços e parabéns pelo post!

  4. Renata Mendes disse:

    Adorei as dicas, muito úteis e importantes! É triste que ainda tenhamos que enfrentar mais desafios, para conseguir alcançar o mesmo lugar que um homem alcança… Em passos pacientes chegaremos lá! Continuemos ajudando umas as outras…

  5. sou empreendedora, e digo que não é nada fácil, é muito difícil! mas não desisto e busco sempre acompanhar o mercado, amei o post, bem visionário!

  6. Janaina disse:

    Amei as dicas,
    Estou entrando nesse mundo de empreendedorismo ( logo vou ter minha marca de cosmeticos) e venho buscado dicas, e estudado muito. Uma dica sua, que acho que de certo modo me tocou, e que quase que inédita é “Aperfeiçoe suas caracteristicas femininas”. Isso é tão importante nesse sociedade patriarcal, que muitas vezes a mulher perde um pouco do feminino porque acha que assim ela se destaca… mas não é bem assim.

  7. Yvens Castr4o disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu adorei a sua publicação e principalmente as dicas, pois eu acredito que em qualquer segmento para obter sucesso é necessário um prévio estudo e acúmulo de conhecimentos na área que pretende atuar.
    Abraço!

  8. Maria José disse:

    Olá! Cada vez mais a mulher está se superando no empreendedorismo, estas dicas são super valiosas para enriquecer o conhecimento e tirar possíveis dúvidas.
    Excelente post,bem informativo.Grata pelas dicas!Bjss

  9. Cidália disse:

    Que maravilha ler essa notícia. É muito bom saber que o número de mulheres empreendedoras é crescente. Há de chegar o dia em que a questão do salário será equivalente entre homens e mulheres. Essas dicas são muito boas para que as mulheres continuem se destacando cada vez mais!

  10. Evandro disse:

    As mulheres normalmente se destacam quando ficam a frente de um empreendimento. São criativas, sensatas, justas, e conseguem manter o pulso firme. Sem contar que são determinadas e sabem o que querem. Muito bom o post e as dicas também.

  11. Ana Letícia disse:

    Ótimo post, ele veio em uma hora perfeita pra mim! Sinto que já nasci com o espírito empreendedor e no momento estou investindo no meu conhecimento.

  12. Que post mais enriquecedor, Vany. Parabéns, conteúdo maravilhoso. Dicas valiosas, algumas vou ter que começar a executar.

  13. Adorei suas 5 dicas e TB acho q para ter sucesso no empreendorismo a gente primeiro deve estudar e conhecer bem as coisas … Adorei a resenha.. bjs e sucesso

  14. Gostei demais das dicas. Para mim investir em estudo e autoconhecimento é uma das principais dicas de empreendedorismo que funcionam

  15. Robson Morais disse:

    Ola tudo bem.
    Estas dicas sao muito importante para todos e em especifico para quem deseja entrar na area dos negócios. Independente do tamanho de seu empreendimento tenha sempre a mao estas dicas do post.

  16. Minda Silva disse:

    Como mulher agradeço pelas dicas, pois sei que somos capazes de criar do nada um negócio, seja com artesanato, culinária etc …. Amei as dicas!

  17. Julianna disse:

    Esse é aquele post que a gente precisa ler quando pensa em criar seu próprio negócio! Amei as dicas já dar uma luz na hora de começar! Beijos

  18. Oiii,
    dicas super importantes! arrasou, a mulher cada vez ganhando mais espaço no empreendedorismo, e seguindo as dicas, vai ajudar ainda mais!

  19. Eu simplesmente amo post desse tipo, sempre agregam mais e são ótimos de se ler. Amei as dicas

  20. Ingrid disse:

    Opa! Ja adorei esse post. Adoro suas dicas

  21. Joana Darc disse:

    oi!
    Hoje em dia todo mundo quer se tornar um empreendedor, e suas dicas vão auxiliar muito quem esta no inicio..

  22. Márcia schorn disse:

    Com certeza as mulheres vem cada vez mais no empreendedorismo, suas dicas são muito valiosa para criarmos autonomia e qualidade em nossos negócios.

  23. Cris Santos disse:

    Gostei muito do seus post com toda certeza as 5 dicas chave para ser uma grande empreendedora e chegar longe.

  24. Que bom saber que não há limites para mulher nessa área de empreendedorismo, isso já é uma vitória das mulheres, excelentes as dicas que você trouxe, bjs.

  25. Alécia Magalhães disse:

    Boas dicas, as mulheres tem mesmo grande potencial nas mais diversas áreas. Boas dicas

  26. Rúbia Kenes disse:

    Parabéns querida pelas dicas, vai ajudar muitas pessoas, gostei muito do seu post, obrigada, beijinhossssss

  27. Essas dicas foram perfeitas para mim que quero abrir meu negócio. Eu acho mega importante buscar conhecimento em diferentes maneiras também, isso nos traz uma grande bagagem ne?
    Beijos!

    Marcela Miranda

  28. Rafa disse:

    Que post bacana! Adorei!! São dicas muito boas e essenciais. Amo ler posts assim, pois eu me identifico nessa área do empreendedorismo e curso Gestão comercial/ Marketing, então gosto de saber mais coisas que tem a ver um pouco com o que eu estudo no meu dia a dia.

  29. tania m disse:

    Cada dia é mais importante que esse tipo de informação seja compartilhada,porque muitas mulheres tem dúvidas ou não sabem como gerir seus negócios.Gostei do post, muito claro e útil.bjus.

  30. Luisa disse:

    Dicas excelentes, já aplico algumas e as outras preciso começar a colocar em prática ainda.
    bjs
    http://www.lagrimasdediamante.com.br



%d blogueiros gostam disto: