Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive 4 dicas para evitar odor nos pés - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image
4 dicas para evitar odor nos pés
Postado dia 15 de dezembro de 2019 nas tags: , , - 329 Visualizações do post!

Foto: Juja Han on Unsplash

Você chega em casa cansada depois de um longo dia de trabalho e tira os sapatos para relaxar. A cena é comum a todos nós, mas, para muitas pessoas, ela vem acompanhada de um cheiro nada agradável.

Estamos falando da bromidrose plantar, que você provavelmente conhece como chulé. Mas quais são as causas do chulé, e como evitar o odor que se forma nos nossos pés? Reunimos algumas explicações sobre o tema e quatro dicas para você se livrar desse cheirinho e ficar com os pés sempre frescos e sem odores.

Afinal, quais são as causas do chulé?

A transpiração é uma forma natural que nosso corpo encontra para controlar sua temperatura, e o suor em si é composto apenas de água e sais minerais, sendo praticamente inodoro.

Então por que é que temos o tal chulé? O motivo está nas bactérias, seres microscópicos que ficam em nossos pés e que se alimentam de células mortas. Ao entrarem em contato com o suor, elas podem causar aquele cheirinho ruim nos sapatos.

4 dicas para se livrar do chulé de uma vez por todas

Apesar de ser algo natural, o odor causado pelas bactérias em contato com o suor pode ser amenizado e até extinto. Para isso, é preciso prestar atenção para alguns fatores que podem estar contribuindo com o surgimento do chulé. Vamos às nossas dicas!

Foto: Leighann Renee on Unsplash

  • Lave e seque bem os pés após o banho

Lave bem os pés e, se desejar, opte por um sabonete antibacteriano, que ajudará a manter os pés protegidos. Também é importante secá-los bem, já que a pele úmida é um convite para os seres microscópicos que habitam aquela região. Você também pode optar por antitranspirante feito exclusivamente para os pés – saiba mais sobre sua aplicação aqui.

 

  • Opte por meias e calçados apropriados

É claro que nem sempre a gente pode escolher o que vai calçar, mas, sempre que possível, opte por sapatos apropriados. Um sapato que ajuda a evitar o chulé deve ser ventilado e feito de tecido leve. Evite calçados de plásticos, que não absorvem o suor e, consequentemente, aumentam o mau cheiro no local. Quanto às meias, a dica é escolher modelos de algodão, que absorvem melhor o suor, e sempre limpas – evite reutilizar meias sujas.

  • Lave bem os sapatos e evite meias já usadas

Após um tempo de uso, os sapatos também podem adquirir o cheiro proveniente das bactérias. Nesse caso, recomenda-se sempre lavar e alternar os sapatos, deixando-os bem secos e arejados antes de voltar a calçá-los. No caso das meias, procure sempre trocar de par, já que uma meia usada pode contaminar seu calçado e trazer o chulé de volta.

  • Arejar os pés faz bem

Passar longos períodos de tempo com calçados fechados é algo que você deve evitar. Nem sempre é possível tirar os sapatos para arejar os pés durante o dia, mas uma dica valiosa é intercalar o uso de sapatos. Evite usar o mesmo sapato muitas vezes, deixe os pares tomando um ar para amenizar o mau odor.

Se o problema persistir mesmo após seguir essas dicas, talvez seja o caso de procurar um especialista, como um dermatologista. Somente um profissional poderá verificar a situação e indicar o tratamento adequado. Mas, em grande parte dos casos, bastam alguns passos básicos para amenizar o mau cheiro e manter o chulé longe!

Leia mais sobre calçados arejados aqui!

 


13


13 Respostas para "4 dicas para evitar odor nos pés"

  1. Cris Santos disse:

    Ótimas dicas das quais da para ser colocadas em prática e se livrar do mal cheirinho ok adorei as dicas.

  2. silvana disse:

    São dicas bem fáceis de serem colocadas em prática! Ótimo post.

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2019/12/10-presentes-que-toda-mulher-gostaria.html

    youtube.com/tpmbasica

  3. Alice Martins disse:

    Olá Vany,

    Achei muito bacana esse post com dicas para evitar o chulé. Quando era mais nova, costumava ter problemas com isso por conta dos tênis da escola, até que comecei a aplicar algumas dessas dicas que citou, o que ajudou muito. Com certeza esse post vai ajudar muitas pessoas.

    Beijos!

  4. Viviane Ferreira disse:

    Sempre quando chego em casa a primeira coisa que faço é tirar os sapatos e colocar na varanda para arejarem. E os cuidados com os pés sempre redobrados. Ótimas dicas.

  5. Malu disse:

    Ótimas dicas, Vany!!! Chulé é um cheirinho que ninguém merece rs E saber como prevenir é fundamental!

  6. Boas dicas, vou aplica-las, tenho dois rapazes aqui que usam talco.

  7. Joana Darc disse:

    oi!
    è super importante cuidar dos nossos pés 😀 eu adorei as dicas são maravilhosas…

  8. Celina disse:

    Acredito que essas dicas seja úteis para algumas pessoas! Dicas são sempre muito importantes.

    O meu blog: https://celinaporai.blogs.sapo.pt/

  9. É importante ter cuidados com o corpo e com os pés não poderia ser diferente. Calçados arejados e não descuidar da higiene são fatores fundamentais. Suas dicas foram ótimas!

  10. Dayane Frazão disse:

    Só dicas valiosas, eu quando trabalhava, vivia de sapato fechado, quando chegava a noite tinha que ter aqueles cuidosos com os pés

  11. super boas dicas! é mt chato ficar com chule e agora no verão os pés ficam ainda mais em evidência né

  12. Márcia schorn disse:

    Ótimas dicas de cuidados com os nossos pés. Calçados limpos e adequado a temperatura e muito importante.

  13. Nunca tive chulé mais quem tem deve ser um incômodo pra pessoa, é sempre bom saber como evitar, suas dicas valiosas vai ajudar muito bjs.



%d blogueiros gostam disto: