Mulher Virtuosa By Vany » Blog Archive Como fazer uma ótima redação - passo a passo para não errar na conjugação e substantivo - Mulher Virtuosa By Vany
dica category image

Redigir realmente não é uma coisa fácil. Mas pode deixar de ser um “bicho de 7 cabeças” como grande parte das pessoas pensam.

Se você tem algum exame em que precisará fazer uma redação, está no lugar certo. Temos 7 dicas que te ajudarão a fazer uma ótima redação para não errar!

1 – Mantenha a simplicidade

Na hora de escrever, evite palavras difíceis para parecer mais preparado. Bem melhor usar palavras conhecidas e fáceis de serem escritas e entendidas.

Outra dica é usar frases curtas, para não se perder no sentido delas escrevendo coisas confusas.

2 – Seja Claro/a


Além de escrever corretamente os substantivos, adjetivos, concordâncias, etc. Um dos segredos é se expressar com clareza. Como? Colocando no papel aquilo que você pensa. Assim fica mais fácil de se entender o que você redigiu.

3 – Seja objetivo

Escrever muito não quer dizer escrever bem. Assim, seja o mais objetivo possível.

Não tente colocar no papel assuntos que não se relacionam com o texto para a redação ficar maior. Com certeza, isso fará você perder pontos ao invés de ganhar.

4 – Mantenha uma unidade

A redação deve ser enxergada como se fosse uma unidade. É essencial sustentar uma ideia do começo ao fim do seu texto. Pense em uma trajetória, é assim que sua redação deve ser.

Uma dica é fazer antes um esboço das ideias que você vai colocar na sua redação. Assim, fica mais fácil manter uma linha coerente.

Não se esqueça também de prestar atenção na gramática, como o uso correto de substantivos (saiba mais), adjetivos, concordância, etc.

5 – Seja coerente

A coerência ou coesão é fundamental em uma ótima redação. Sem ela, as ideias se perdem, ficam confusas e o texto acaba perdendo o sentido.

Esse item é semelhante ao anterior. Ou seja, a sua redação deve seguir um caminho. Os parágrafos devem ser “amarrados” um ao outro até chegar à conclusão do texto.

6 – Escolha um tema central

A maioria das provas já tem o tema definido. Mas se isso não acontecer, você terá de escolher um e não poderá “fugir” dele durante todo o texto.

Um erro imperdoável em uma redação é iniciar escrevendo sobre algo e terminar abordando outro assunto: é reprovação na certa. Por isso, sempre tome cuidado para não se distanciar do tema central de que se trata a redação.

E nunca é demais lembrar de não esquecer de revisar pontos cruciais gramaticais: como os substantivos, adjetivos, verbos, regência, concordância, etc.

7 – Faça uma revisão

Assim que terminar a sua redação, revise o que você acabou de redigir, se possível, 2 vezes. Essas revisões são excelentes para percebermos os próprios erros e consertá-los, principalmente os gramaticais: adjetivos, substantivos, tempo verbais, etc.


67

67
Deixe um comentário

avatar
67 Comment threads
0 Thread replies
10 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
63 Comment authors
LeonardoKissNatinanicibele Recent comment authors
Leonardo
Visitante

Ótimas dicas, se todos as utilizassem realmente a comunicação seria muito mais clara e dinâmica

Kiss
Visitante

Amo escrever, sempre que posso estou escrevendo. Suas dicas são simples e bem úteis não só para redações, adorei!

Nati
Visitante

Muito bom o teu post com essas dicas, ainda mais pra nós que estamos sempre escrevendo. Com a prática dessas dicas a nossa escrita vai melhorar e muito. Beijo


%d blogueiros gostam disto: